Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Como criar um verdadeiro refúgio da família em seu lar

Não categorizado
Autor: Pointer - Data:

Sabe aquela sensação de chegar em casa, tirar os sapatos e se jogar no sofá? Ou então de, depois de um dia exaustivo de trabalho, tomar um banho, colocar uma roupa confortável e curtir um bom filme sem pensar em nada? É isso que está por trás de transformar a casa em um refúgio da família: um lugar onde todos desejam correr para descansar, se divertir e curtir as pessoas que ama. 

Quer transformar sua casa em um refúgio da família? Confira dicas para, com poucos detalhes, transformar a residência em um lar: 

Como transformar sua casa no refúgio da família 

Veja o que fazer para deixar sua casa mais aconchegante e irresistível: 

Organização 

Os elementos precisam se manter organizados. Nas paredes, revestimento Oxide Corten, da linha Oxide 

Você provavelmente já foi a um cômodo bagunçado e sentiu uma vontade imediata de sair dali. Mais importante do que os elementos de uma decoração é a sua capacidade de mantê-la sempre organizada. Pense que sua casa é seu lar: você pode ser maximalista e ter inúmeros bibelôs espalhados pelas mesas e uma estante cheia de livros, mas é fundamental que olhe para eles e sinta conforto, não mal-estar. 

Se você não faz questão ou não tem tempo para organizar, opte por uma decoração mais minimalista e, ao mesmo tempo, aconchegante. 

Madeira 

A superfície que reproduz madeira também traz um ar vintage ao ambiente. No piso, Iberica Design, da linha Iberica 

No geral, móveis e revestimentos de madeira parecem vintage. Como são duradouros, costumam ter aquela cara de objeto herdado mesmo quando você os adquiriu em uma loja. Esse aspecto proporciona à casa uma aparência mais aconchegante. 

Plantas 

Plantas deixam a casa mais colorida e melhoram o ambiente. No piso, Zeppelin Steel, da linha Zeppelin 

As plantas trazem vida, cor e transformam sua casa no refúgio da família. Dá para colocá-las em diferentes pontos — da sala ao banheiro — mas leve em conta a facilidade de manutenção, necessidade de poda e quantidade de regas. 

Se você tive animais (que também fazem parte da família), tenha certeza de que a planta não é tóxica a eles. Por mais comportado que seu pet seja, ele pode não resistir à tentação de dar uma mordida numa folha mais verde. 

Cada cômodo, uma função 

Cada parte do quarto tem sua função. O revestimento Polaris, da linha Decora Design, delimita o espaço para dormir 

Como dito, organização é fundamental para que sua casa funcione como um refúgio de família. Isso fica mais fácil quando cada local tem uma função definida. Se seu quarto também funcionar como um home office, você acaba trabalhando sentado na cama, o que não é uma boa escolha nem pelo conforto nem pela ergonomia. 

E se o espaço for pequeno? Então, separe o cômodo em cantos. Por exemplo: seu quarto pode ter o local para dormir e um pequeno home office para trabalhar; assim como a cozinha pode ter o espaço para cozinhar e outro para comer. 

Iluminação 

O tom claro do piso Cantabria Azul, da linha Classica, reflete a luz vinda pela janela e ajuda a iluminar o quarto 

No geral, a luz amarela traz mais conforto para o local, mas isso é mais uma questão de gosto pessoal. Na hora de escolher a luz direta, porém, pense na função de cada ambiente. No home office, invista em pendentes com boa reprodução de cor (IRC) e temperatura de cor baixa. Já o abajur e a luminária de mesa ficam ótimos para sala e quarto. 

De qualquer maneira, invista na iluminação natural. Se for fazer obra, pense em janelas grandes para receber também mais ventilação. 

Cores 

Revestimentos Punti Rose, da linha Decora Design, e Habitat Castanho, da linha Tropicalia, trazem cor ao ambiente 

No geral, uma casa clara tem uma iluminação melhor e oferece mais conforto térmico no calor. Dê preferência a tons terrosos e verde. Para sair do neutro, também vale investir em tons pastel. 

Você pode contrastar com móveis mais escuros e de cores fortes, caso não seja fã de cores mais claras. 

Viu como é simples criar o refúgio da família? Uma tendência que ajuda a criar essa sensação de acolhimento vem lá dos países nórdicos. Conheça o hygge!