Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Entenda a diferença de atuação entre arquiteto e designer de interiores

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

As profissões de arquiteto e de designer de interiores são complementares, mas têm as suas diferenças. E quem vai construir, decorar ou reformar precisa entender um pouquinho sobre as características do trabalho de cada especialista. 

Assim, o seu projeto de obra sairá do papel sem grandes imprevistos e o seu planejamento será executado com perfeição.

Por isso, reunimos as principais funções do arquiteto e do designer de interiores neste post — o que vai facilitar para você na hora de procurar os melhores profissionais para os seus projetos. Boa leitura!

Como atua um arquiteto? 

Arquiteto é o profissional responsável pelo projeto, supervisão e execução de obras de arquitetura. O campo de atuação de um arquiteto envolve, ainda, todas as áreas correlatas ao desenho do espaço habitado, independentemente de ser com objetivo residencial ou comercial, como o urbanismo, o paisagismo e o design.

Na maioria dos países, a legislação exige diploma de nível superior que para se seja considerado um arquiteto. 

A profissão do arquiteto engloba atividades como planejamento, organização e
projeção de todo o espaço de uma obra

No desenvolvimento da planta de um projeto, o arquiteto tem que considerar não só a disposição harmônica de cada ambiente, mas os detalhes por trás das estruturas, como o encanamento e a fiação elétrica, entre muitos outros detalhes. 

Dá só uma olhada na lista de responsabilidades de um arquiteto: 

  • desenvolve a planta do projeto;  
  • realiza projetos de iluminação para ambientes;
  • confecciona relatórios necessários para a realização de uma obra;
  • utiliza recursos técnicos e artísticos para elaborar um projeto arquitetônico;
  • pode assumir a tarefa de compor o projeto paisagístico;
  • tem participação ativa na escolha dos acabamentos;  
  • alinha as expectativas e necessidades do projeto com as de seus clientes; 
  • lida diretamente com a equipe de construção e engenheiros para obter o resultado projetado no papel;  
  • faz visitas ao local da obra para inspecionar a evolução do projeto.  

Sendo assim, ele tem uma atuação de destaque e que passa por todas as etapas de uma obra, deu para perceber? 

​​​​​​​Como atua um designer de interiores? 

Por sua vez, o designer de interiores tem um papel criativo, inspirador e estético, assim como o arquiteto. Mas sem a responsabilidade de alterar ou construir as estruturas arquitetônicas. 

Então, arquiteto e designer de interiores podem se complementar. Afinal, o designer vai trabalhar também segundo os interesses e necessidades dos seus clientes. Sempre proporcionando soluções que agreguem positivamente em seu bem-estar, no estilo decorativo desejado e garantindo funcionalidade aos espaços. 

O designer de interiores vai trabalhar segundo os interesses e necessidades
de decoração dos seus clientes

Só que essa profissão ainda é novidade por aqui. Afinal, foi só em 2016 que ela foi reconhecida a partir da vigência da lei 13.369. Com a decisão, a ABD – Associação Brasileira de Designer de Interiores reforçou que o exercício dessa profissão pode ser desenvolvido e lapidado por meio de cursos técnicos, tecnológicos ou bacharelados, desde que a instituição de ensino seja reconhecida pelo MEC – Ministério da Educação. 

Confira algumas das principais características do dia a dia de trabalho desse profissional: 

  • encontra soluções estéticas e funcionais para projetos decorativos;
  • identifica necessidades do cliente para planejar o uso de cada espaço;
  • privilegia o conforto, a estética, a segurança e a funcionalidade de cada ambiente;
  • decide o layout, a escolha de móveis e também a cartela de cores;
  • acompanha as normas técnicas de acessibilidade, ergonomia e conforto;
  • especifica mobiliário, acessórios e materiais;
  • assessora na compra de materiais.

​Arquiteto e designer de interiores podem trabalhar juntos? 

Embora tenham as suas diferenças, arquiteto e designer de interiores podem atuar juntos, sim, e de maneira integrada, afinal, ambas as profissões têm suas particularidades. Ao contar com a expertise de cada pofissional, você tem o auxílio de verdadeiros especialistas.

Mas vimos que as responsabilidades do arquiteto são mais extensas. Ainda mais, porque só o arquiteto pode emitir o RRT – Registro de Responsabilidade Técnica, um instrumento legal do CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo, para comprovar que um responsável devidamente habilitado realizou a atividade.

Arquiteto e designer de interiores podem atuar juntos e de maneira integrada, afinal, ambas as profissões carregam particularidades

Então, se existe a necessidade de modificação estrutural, o arquiteto é exigido. Se não, você pode optar pela contratação do designer de interiores ou mesmo de um arquiteto que realize as atividades pertinentes ao designer de interiores — é uma especialização mais do que bem-vinda para o profissional. 

Além disso, você pode contar com o trabalho de ambos. Tudo vai depender das suas necessidades e das características do seu projeto de reforma e/ou construção.

Mas nada impede, como destacamos, que um arquiteto também seja um designer de interiores e vice-versa. No fim das contas, o que mais vale é a qualificação do profissional e o seu portfólio. 

E em comum no trabalho do arquiteto e do designer de interiores está a consideração dos melhores revestimentos para os seus respectivos projetos. E é aí que a Pointer pode ser um diferencial e tanto para facilitar o trabalho de ambos os profissionais.

Clique aqui e conheça o nosso novo simulador de ambientes! Por meio dele, é possível conhecer melhor as suas necessidades e objetivos, e garantir uma decoração que tenha tudo a ver com você!