4 dicas para não errar na altura do chuveiro
Dicas PointerNa hora de construir ou reformar, existem alguns pontos técnicos que precisamos nos atentar. Um dos mais importantes é em relação à altura do chuveiro.
Caso você instale o chuveiro baixo demais, acabará sofrendo na hora de tomar banho. Porque ficará esbarrando no chuveiro toda vez que for lavar os cabelos, por exemplo. Quem é muito alto, pode até ter que ficar com a cabeça de lado, trazendo muito desconforto.
E se você instalar o chuveiro muito alto, não conseguirá mudar a temperatura com facilidade.
Além desses pontos, a altura do chuveiro influencia na pressão da água.
Está muito complicado definir esse valor? Então confira as dicas que a Pointer separou!
1. Conheça o padrão para a altura do chuveiro
A altura padrão do chuveiro varia de 2,10m a 2,20m, para casas com pé direito de 2,40m. Sendo que, em alguns casos, essa medida pode ser de 2m. Isso depende muito da altura dos moradores e também da pressão da água.
Uma regra básica é acrescentar 30cm acima da altura do morador mais alto. Por exemplo, se na sua casa a pessoa mais alta tem 1,70cm, então o chuveiro pode ser instalado a 2m.
No caso do chuveiro de teto, o ideal é que o local de saída de água fique, no máximo, a 2,50m de altura. Assim, você consegue aproveitar melhor o jato de água.
O tipo de chuveiro também interfere nessas medidas. Chuveiros com pressão de água mais forte podem ficar desconfortáveis quando instalados muito baixo. Por isso, atenção com esse aspecto.
Analisar a altura dos moradores é uma forma de definir a melhor altura do chuveiro. Na imagem, piso e parede de banheiro com revestimento Heritage Branco
2. Avalie a altura para o registro do chuveiro
Além da altura do chuveiro, outro ponto importante é verificar a altura do registro. O indicado é que ele esteja a 1,30m do chão. Mas, se na sua casa você tem crianças, cadeirantes ou pessoas mais baixinhas, esse valor poderá ser diferente.
Por exemplo, para pessoas com mobilidade reduzida ou quem precisa tomar banho sentado, o ideal é que o registro esteja a 1,10m do piso, no máximo.
3. Saiba a distância do chuveiro para a parede
Não se esqueça da distância entre chuveiro e parede, porque essa medida também interfere na queda de água e no conforto durante o banho.
No nosso país, a grande maioria dos chuveiros vendidos são o modelo de parede, que acompanham tubo de conexão. Quanto maior for o tubo, maior será a distância da parede. E, com isso, melhor será o aproveitamento da ducha, pois você conseguirá entrar de corpo inteiro debaixo do jato.
Os chuveiros com tubo menor acabam ficando mais próximos da parede e a queda de água pode não ser tão bem aproveitada durante o banho.
Então, quanto mais distante o chuveiro estiver da parede, melhor. Em média, usa-se a distância de 45 cm.
Mas, atenção, porque essa regra não se aplica às duchas, afinal esse modelo não possui tubo e a instalação é feita rente à parede. A queda de água é regulada diretamente no aparelho e você pode, inclusive, movimentá-lo de um lado para outro.
A altura correta do chuveiro e de todos os elementos do box ajudam a ter um banho revigorante. Na imagem, parede com Catavento Pitanga e piso com Zeppelin Nude
4. Considere o tamanho do box
Por fim, para um banho super confortável, você deve se atentar às dimensões do box. Em geral, os modelos quadrado devem ter, no mínimo, 90cm de largura. Os retangulares precisam de, no mínimo, 80 cm.
Avalie também a altura dos itens dentro do box. A saboneteira, por exemplo, embora não tenha uma altura ideal, é mais prática quando instalada na mesma parede da torneira do chuveiro e na altura média do tórax dos moradores adultos da casa.
Os toalheiros devem ficar fora do box em uma altura média de 1,50m a 1,80m, para ficarem na altura dos olhos.
Agora você já sabe qual é a altura do chuveiro e de todos os elementos para um banho confortável? Aproveite e confira 5 dicas do Mauricio Arruda para uma reforma de banheiro de sucesso!