Entenda a diferença entre 4 tipos de tinta e acerte na escolha
Dicas PointerNa hora de construir, reformar ou decorar a casa, é difícil não se empolgar com as diferentes possibilidades de revestimentos e os muitos tipos de tinta existentes no mercado. Toda essa variedade permite infinitas combinações, e por isso a escolha pode ser complexa.
Hoje nós vamos mostrar que os diferentes tipos de tinta são indicados em situações específicas, e que utilizá-los de forma adequada é o segredo para manter a sua casa bonita e conservada por um longo tempo.
Quer entender que tipos de tinta são esses e em que circunstâncias eles são ideais? Então confira!
Tipos de tinta e suas aplicações
1. Látex PVA
É fabricada à base de água e sua principal indicação é para paredes internas, especialmente o teto e em áreas secas que não exigem manutenção constante. Sua resina não permite a variação de brilho, por isso há apenas o acabamento fosco.
Suas principais vantagens são a secagem rápida e o cheiro discreto após a pintura. Já entre as desvantagens, destacamos a pouca resistência ao sol e à água. A limpeza não deve ser feita por meio de lavagem — basta utilizar um pano úmido.
2. Tinta acrílica
Diferentemente do látex, ela possui resinas acrílicas. O resultado é um produto impermeável, ideal para pinturas externas e utilização em áreas internas molhadas, como cozinhas e lavabos.
Entre os benefícios, estão a secagem rápida, a solubilidade em água e a impermeabilidade, que já comentamos. Ela também pode ser lavada sem comprometer a aparência ou durabilidade.
No mercado, o consumidor encontrará tintas acrílicas com três tipos de acabamento: fosco, semibrilho ou acetinado. A primeira opção não é tão resistente à lavagem, porém é a que menos ressalta as imperfeiçoes da parede.
As outras duas, embora garantam um resultado mais fino, destacam bastante as irregularidades da superfície. Por isso, é fundamental realizar um pré-acabamento impecável antes de aplicá-las.
3. Esmalte sintético
Embora seja oferecido também em modelo fosco, a maior parte das pessoas utiliza as versões brilhantes e acetinadas desse produto. Ele é muito indicado para materiais como ferro e madeira, e a aplicação forma uma espécie de película sobre a superfície.
Entre suas desvantagens, estão o preço mais alto, o cheiro forte causado pela presença de solventes e a secagem demorada. Devido à formação da película, ela não é recomendada para paredes. Com o tempo, elas começam a apresentar bolhas ou descascamento.
O mercado está começando a oferecer alguns esmaltes sintéticos à base de água. Com odor menos intenso e secagem rápida, eles podem ser uma excelente alternativa.
4. Tinta a óleo
Você pode encontrá-la com acabamento fosco ou brilhante. Devido à base oleosa, esse produto contribui para impermeabilizar a superfície onde é aplicado. É muito utilizado em materiais como ferro, madeira ou paredes, entre outros.
A tinta a óleo é durável, lavável e perfeitamente adequada aos ambientes externos e internos. Essas são algumas de suas principais vantagens.
Existem ainda outros tipos de tinta, como as feitas com cal, as magnetizadas e as massas para textura. Porém, as mencionadas acima são as principais.
Como harmonizar a tinta e os demais elementos do ambiente
Ao escolher a tinta, considere também outros elementos, principalmente os revestimentos. A combinação e a harmonia entre eles é essencial para a estética e conforto do local. Fique de olho em algumas dicas:
- preste atenção em características do cômodo, como tamanho, iluminação, revestimentos etc.;
- espaços pequenos ganham amplitude com menos contraste tanto nas paredes quanto entre elas e o piso;
- locais maiores requerem contraste entre esses elementos;
- tome cuidado com mix de texturas, para que o efeito visual não se torne cansativo com o tempo. Uma boa ideia é apostar em pisos lisos e textura nas paredes;
- ao escolher uma paleta de cores, certifique-se de que uma delas é neutra. Assim você evita que o ambiente fique pesado ou cansativo.
Agora que você já conhece as vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de tinta, fica muito mais fácil escolher, não é mesmo?
Gostou das dicas? Então não perca tempo! Siga-nos no Facebook e no Instagram e tenha muitas outras ideias para revitalizar o seu lar. A gente se encontra por lá!