Deixe seu lar mais moderno com essas tendências retrô
Dicas PointerÀs vezes, no mundo da decoração, não há nada mais moderno do que uma referência retrô. Um inesperado toque “vintage” (como é chamada a tendência lá fora) pode dar uma nova cara a um espaço e se destacar no ambiente. Mesclar referências antigas e atuais pode criar um ambiente moderno, que não passará despercebido pelas visitas. Confira algumas dicas de como aderir a essa tendência e coloque um ar antiguinho – e cheio de glamour – na sua casa:
-
Elemento vazado, o Cobogó
O Cobogó, muito usado nos anos 1940 e 1950, além de ser muito estiloso, ajuda a aumentar a iluminação do ambiente e sua ventilação. Uma ótima escolha para a separação de ambientes. Usado em espaços pequenos, pode ajudar a criar uma sensação de amplitude.
-
Ladrilho hidráulico
Como já falei aqui antes, além de prático, o ladrilho hidráulico voltou há alguns anos a figurar entre as tendências e pode se destacar tanto no chão quanto nas paredes. Coloridos, alegram ambientes mais sérios, como a cozinha, a área de serviço e o quintal.
-
Pastilhas
Outro elemento de decoração que vem ganhando espaço nas prateleiras de lojas especializadas nos últimos anos é a pastilha. Muito usadas no passado, elas voltaram repaginadas e deixaram o ambiente externo para serem usadas dentro de casa. Elas são as queridinhas de muitos arquitetos pelo bom preço, a versatilidade e a facilidade para instalação.
-
Azulejo retrô
Modelos clássicos — e mesmo os “diferentões” inspirados nos anos 1960 e 1970 — podem ser uma boa pedida para espaços como banheiros e lavabos.
-
Paleta de cores
A cor escolhida para pintar a parede — e até mesmo os móveis — também pode fazer toda a diferença na hora de criar um clima “vintage”. Tons pastéis lembram os anos 1950 e início dos anos 1960. Cores mais chamativas, como laranja, amarelo e vermelho remetem à década de 1970 e por aí vai …
-
Luminárias
Detalhes mais discretos também podem criar o clima retrô. Uma das formas mais fáceis e elegantes de fazer isso é com as luminárias. Essa dica vale para quem gostou da ideia de criar um ambiente vintage, mas não quer fazer altos investimentos e muito menos pensar em uma grande reforma.
Gostou? Compartilhe as dicas com seus amigos através das redes sociais 😉
*Bianca Bibiano é jornalista, paulista e sempre à procura de boas tendências e ideias práticas para decorar com bom gosto.
Imagens: Divulgação Pinterest/ Pointer