Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

O charme do ladrilho hidráulico: saiba utilizá-lo na decoração

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Já reparou como hoje a decoração é democrática? Pode ser clássica, industrial, urbana, retrô… Existe espaço para esses estilos e muitos outros, e com uma vantagem: os materiais para transformar sua ideia em um projeto incrível voltam às lojas repaginados e com releituras fantásticas. É o que está acontecendo agora com o ladrilho hidráulico.

E você, já conhece esse revestimento? Sabe como usá-lo para agregar charme e contemporaneidade à sua decoração? Quer ver algumas ideias para usar o ladrilho hidráulico e arrasar no seu projeto? Então continue a leitura e confira o post!

O que é o ladrilho hidráulico?

Trata-se de um revestimento artesanal também conhecido como mosaico ou piso hidráulico. Para sua fabricação, a indústria usa cimento, areia, pó de mármore e pigmentos. Diferentemente da cerâmica comum, seu processo de cura utiliza apenas água. Ou seja, ele não é queimado.

A origem do ladrilho hidráulico é extremamente nobre. Sua inspiração é a arquitetura bizantina, que usava aqueles mosaicos maravilhosos como revestimentos para as paredes dos luxuosos palácios europeus.

Mas ele também já apareceu em outros momentos na decoração brasileira. Nos anos 20 e nos anos 50, ele fez parte de muitos projetos residenciais, marcando uma época de grande desenvolvimento.

Há alguns anos os ladrilhos hidráulicos voltaram às prateleiras das lojas de construção, após passar décadas sumidos. Mas estão enganados aqueles que acham que eles deixaram de ser tendência.

Com uma procura cada vez maior, as opções dos tradicionais azulejos também cresceram. As peças podem ser encontradas em diversas cores e com os mais variados desenhos.

Por que usar o ladrilho hidráulico na decoração?

A primeira razão para utilizar o ladrilho hidráulico é estética: ele facilmente se torna o foco das atenções, é um elemento capaz de definir o próprio estilo de um local. Portanto, ele valoriza a decoração.

Ele é ainda bastante eclético: suas estampas são diversificadas, com várias cores, estampas e formatos. Assim, dá para deixar um cômodo ultramoderno e urbano, mas também é possível utilizá-lo para dar um ar retrô, que relembra a “casa da vó”.

Mas as vantagens não param por aí. A superfície dele é lisa e muito resistente ao tempo. Com tanta durabilidade, ele é uma excelente opção para uma série de locais da casa: cozinhas, banheiros, quintais, churrasqueiras etc. Ele resiste ao tempo, à umidade e à limpeza diária, mantendo sua aparência e qualidade.

Versátil, durável e variado, o ladrilho hidráulico garante uma estética vintage e elegante, permitindo uma brincadeira que alia o antigo e o novo para deixar o ambiente contemporâneo e marcante.

Como usar o ladrilho hidráulico na decoração de ambientes?

Confira a seguir algumas dicas de como inovar na decoração de casa usando os ladrilhos hidráulicos de forma inesperada.

Abuse do contraste

Os lindos desenhos e cores dos ladrilhos hidráulicos se destacam quando contrastam com outros materiais. Em vez de cobrir toda uma superfície com as peças, que tal destacá-las fazendo uma “moldura” com cimento batido ou até mesmo madeira, por exemplo?

Centralizados no chão, eles dão a impressão de ser um tapete. Nos cantos, fazem o efeito rodapé.

Aplique no chão ou nas paredes

Além de ser usado no chão, o ladrilho também pode muito bem ser utilizado nas paredes, dando o efeito de mosaico e destacando ainda mais o ambiente, principalmente em cozinhas e áreas de lazer. Fácil de limpar, eles são os candidatos ideais para locais como esses.

Descubra a praticidade nos banheiros e lavanderias

Que tal dar uma atualizada naquele cantinho sem graça da casa, como o lavabo ou a lavanderia? Os ladrilhos são uma ótima pedida tanto para as paredes quanto para o chão desses cômodos.

Combine ou “descombine”

Além disso, eles podem ser usados de forma coordenada, de acordo com o desenho do material, ou então como mosaico, quando várias estampas diferentes são utilizadas no projeto. A falta da preocupação em conciliar as cores causa um feito muito interessante.

Garanta um destaque à decoração

Hoje em dia é muito comum utilizar móveis simples, com linhas retas e poucos detalhes. Embora sejam elegantes e práticos, eles dependem da combinação com outros elementos para que o ambiente não fique sem graça.

​O ladrilho hidráulico é uma ótima alternativa. Utilizado em um piso inteiro ou em um espaço demarcado, na parede toda ou em detalhes, ele já garante a bossa para uma decoração marcante.

Integre uma paleta de cores

Algumas paletas são especialmente incríveis e podem deixar um ambiente mais moderno, aconchegante, clássico — ​as opções são infinitas! No entanto, às vezes falta na decoração algum elemento que reúne todas essas cores, aprofundando a integração entre elas.

É justamente nesses momentos que o ladrilho hidráulico ganha destaque. Com suas inúmeras estampas, é possível encontrar alguma que utilize as tonalidades da sua paleta e garanta o clima que você deseja.

Atualize com releituras

A arquitetura e a decoração sempre se reinventam. Por isso, é possível fazer a releitura de um conceito de décadas anteriores e adaptá-lo ao que as pessoas querem hoje para compor seus lares.

​Com essa proposta, o arquiteto Mauricio Arruda desenvolveu uma nova linha junto com a Pointer. Eles criaram duas propostas — Prisma e Cardume — que podem ser usadas de forma flexível tanto para dar um toque sutil de estilo ou um verdadeiro banho de cor.

Prisma é uma coleção que traz as formas geométricas da cidade em ladrilhos. Usa um conceito totalmente urbano para apresentar peças coringas ideais para personalizar qualquer tipo de ambiente.

 

Cardume é uma proposta mais poética. A combinação entre uma figura geométrica elementar — o triângulo — e um fluxo de cores e tons expressa um movimento delicado e encantador.

E aí, o que achou das nossas dicas para usar o ladrilho hidráulico em sua decoração? Quer conhecer melhor essas e outras opções para deixar o seu lar com um visual incrível?

Então não perca tempo: converse com os experts da Pointer agora mesmo e descubra soluções lindas, práticas e acessíveis para tornar sua decoração incrível. Aguardamos seu contato!