Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Como limpar cerâmica? Confira nosso guia completo sobre o assunto

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Na hora de encontrar o piso ideal, temos uma infinidade de opções com diversos critérios de escolha: os quentes ou frios, de fácil manutenção etc. A cerâmica está entre os modelos preferidos, principalmente por ser prática de limpar.

Esse fato vem do índice que mede a facilidade de limpeza de um piso, com escala de 1 a 5. A cerâmica se classifica como nível 3, 4 ou 5.

O aspecto vitrificado faz com que ela não tenha poros. Por isso, o acúmulo de sujeira é muito menor que nos materiais porosos.

É importante usar os produtos adequados para evitar que o material perca o brilho, fique com manchas e até mesmo trinque. Por isso, separamos para você algumas dicas de como limpar cerâmica. Confira!

Limpeza pós-obra

O piso precisará de cerca de três dias para secar antes de ser rejuntado. Isole a área  e só pise diretamente sobre a cerâmica após 14 dias de seu assentamento.

Após o assentamento do piso, faça uma limpeza para que todos os resíduos de argamassa sejam retirados; depois, cubra a superfície com um protetor de piso para evitar que risque e só então dê continuidade à obra.

Caso caia tinta no piso, limpe a região imediatamente com um pano úmido. Não é recomendado o uso de solventes ou aguarrás, pois podem causar manchas.

Limpeza diária

Na limpeza diária, você pode varrer ou aspirar, passar um pano úmido e, em seguida, utilizar um pano torcido para secar o piso a fim de evitar manchas.

Utilize água com detergente (uma colher de sopa para cada cinco litros). Passe a mistura no chão com um pano para retirar resíduos e gordura, sem prejudicar o brilho da cerâmica.

Em dias de faxina, esfregue com a vassoura principalmente as áreas de grande circulação para que o rejunte também fique limpo. Existem também produtos específicos para piso, mas que devem ser diluídos em água.

Para a limpeza de pisos com resistência ao escorregamento (antiderrapantes), utilize vassouras de cerdas duras. Na lavagem, você pode utilizar saponáceo em pó ou as lavadoras de pressão a jato.

Não use nada abrasivo, como ácidos, produtos à base de cloro e sodas. Eles causam fissuras, retiram o esmalte e descascam o piso. Com isso, surgem manchas e acúmulo de sujeira. O uso de sabão em pó também deve ser evitado, pois deixa o piso fosco.

Limpeza para remover manchas

Para manchas de esmalte sintético e tintas acrílicas ou plásticas, utilize um pano com solvente ou álcool; já para tinta a óleo, coloque um pouco de removedor para amolecê-la e depois esfregue o piso com um pano usando o mesmo produto.

Em resíduos de pintura, utilize removedor, saponáceo ou água sanitária. Já manchas de borracha saem com saponáceo e aguarrás; tinta de caneta deve ser removida com acetona. Já para manchas de ferrugem na cerâmica, utilize o removedor específico para esses casos.

Limpar o chão de casa é bem simples, mas algumas pessoas ainda erram na hora de realizar essa tarefa e acabam estragando o piso. Por isso, é necessário saber quais produtos são mais indicados e como utilizá-los para evitar o aparecimento de arranhões e manchas, prejudicando sua durabilidade.

Sempre que utilizar um produto específico para pisos, não se esqueça de ler o rótulo para ver as instruções de uso. Caso ainda haja dúvida sobre a limpeza, basta olhar na embalagem do fabricante da cerâmica: ela vai indicar as informações necessárias sobre o material. Quanto mais polido e claro o piso, maior deve ser a frequência da limpeza.

O que achou das nossas dicas de como limpar cerâmica? Preparamos um outro artigo sobre decoração off-white, uma tendência que nunca sai de moda. Não perca!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida