Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Você sabe por onde começar a reforma de casa?

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Mais cedo ou mais tarde, todo mundo que tem um imóvel próprio vai precisar encarar a reforma de casa. Seja para reparar algum problema elétrico ou hidráulico, seja para deixar a residência bonita, confortável e com a cara do dono. As reformas são a solução ideal para renovar o lar, desde que sejam muito bem planejadas e executadas.

Para que você conquiste os resultados que deseja, a reforma da casa requer investimento de tempo e dinheiro, além de demandar organização. É fundamental que exista um controle e planejamento de obras para que tudo seja conduzido da melhor maneira possível, a fim de minimizar os transtornos com quebra-quebra, poeira, entulho, barulho, além de imprevistos que podem comprometer seu orçamento.

Parece complicado? Não se preocupe! Com organização e seguindo as dicas deste post você poderá começar a reforma da sua casa logo logo! Veja, a seguir, quais são os primeiros passos para começar as obras do seu “lar, doce lar”.

Defina o escopo da reforma

Antes de tudo, você precisa avaliar os motivos de se começar a reforma e, com isso, definir prioridades. Por exemplo, está na hora de fazer a manutenção da pintura? Qual a condição das cerâmicas do banheiro e da cozinha? Há vazamentos, infiltrações ou tomadas que não funcionam? Essas são reformas emergenciais e devem estar entre as prioridades.

Se todo o funcionamento do lar está em ordem e a reforma de casa for para trazer maior comodidade e beleza aos ambientes, então a criatividade pode falar mais alto! Pense em como sua família gosta de passar o tempo em casa, quais são os cômodos preferidos e a sensação que você deseja proporcionar em cada ambiente.

Busque referências

Se você não é um arquiteto ou um decorador, pode sentir dificuldade em projetar a transformação dos espaços. E, se contratar esse tipo de profissional está além do orçamento disponível, um bom ponto de partida é buscar referências em sites de decoração e em redes sociais relacionadas, para se atualizar com as novidades e tendências do design de interiores e se inspirar.

Nessa fase, é importante ter uma noção clara dos estilos, cores e materiais de que você e sua família mais gostam. Além disso, pense em como tornar a ambientação dos cômodos a mais agradável possível. Por exemplo, os quartos pedem tranquilidade, por isso, é comum o uso de cores claras e revestimentos suaves.

Já nos espaços de convivência, como as salas de estar, de TV e de jantar, você pode ousar mais e investir nas cores quentes, texturas e peças decorativas mais marcantes. A pintura da cozinha e dos banheiros pode ser substituída por um revestimento mais prático, como a cerâmica.

Vale a pena, também, usar a iluminação para criar um novo clima nos ambientes, por meio de nuances, luzes setorizadas, destaques em peças decorativas ou dimerização.

Lembre-se: invista na criatividade respeitando o seu estilo!

Inove na escolha dos materiais

Conhecer as tendências de decoração vai auxiliar na hora de escolher as tintas, pisos, revestimentos e itens decorativos de seu “novo” lar. Permitirá, também, que você fique por dentro de novas tecnologias e materiais que, além de beleza e de conforto, trarão modernidade, economia e praticidade ao seu dia a dia.

Aproveite a oportunidade da reforma de casa para investir nesses recursos. Por exemplo, se a iluminação está na lista de mudanças, que tal substituir as lâmpadas antigas pelas LEDs? O piso de madeira está deteriorado? Substitua-o pelas cerâmicas amadeiradas!

Planeje o custo da obra detalhadamente

O primeiro passo para que uma reforma de casa dê certo é fazer um planejamento bem detalhado. O ideal é contratar um arquiteto, design de interiores ou decorador para elaborar o projeto e para acompanhar a obra. Essa é a maneira mais eficaz para transformar espaços, seguir o orçamento e minimizar contratempos.

Porém, se esse custo adicional estiver fora de cogitação, coloque no papel tudo o que você deseja incluir no projeto, crie um esboço das alterações pretendidas, liste os materiais que possivelmente serão usados e faça orçamentos variados.

Além disso, verifique toda a mão de obra necessária para começar a reforma de casa: eletricista, bombeiro hidráulico, pedreiros de acabamento, pintores, gesseiros, entre outros profissionais. Faça o primeiro contato para que eles avaliem o serviço, estipulem o prazo e auxiliem com a lista de materiais.

Esse cuidado é fundamental para você detalhar as despesas. Lembre-se de que o controle e planejamento de obras é a melhor maneira de assegurar o respeito ao orçamento, à duração das etapas e de prevenir contratempos.

Estipule um limite de gastos

Para evitar dor de cabeça com gastos desnecessários, prejuízos e comprometimento excessivo do orçamento familiar, é preciso estipular o limite de gastos antes do início da obra.

Avalie suas reais condições financeiras no momento, defina um valor máximo a ser investido e não se distancie demais do teto estabelecido. É prudente que você considere o valor final da reforma em torno de 10% a 20% do limite desse orçamento. Isso porque, por mais que o planejamento seja minucioso, reformas sempre estão sujeitas a imprevistos.

Avalie as opções de compra de materiais

Se a sua intenção for economizar, aposte em estratégias como a compra de materiais de qualidade, que tenham preço acessível e ofereçam bom custo-benefício. Não se esqueça de verificar a garantia dos produtos e guardar as notas fiscais.

Comprar pela Internet também pode ser uma maneira de economizar. Para isso, você deve ficar atento às especificações do material, à quantidade por embalagem, à disponibilidade em estoque, ao valor do frete e ao prazo de entrega. Além disso, cheque as certificações de segurança do site, se existe um canal de atendimento, se a loja realiza trocas e como é sua reputação.

É importante contar com uma margem de segurança para aquisição de materiais, já que, comumente, ocorrem perdas durante o serviço. Avalie com o profissional responsável a porcentagem de perda que ele estima — 10% é uma boa referência.

Crie uma planilha para controle e planejamento de obras

Uma das melhores ferramentas para planejar e organizar o processo é a planilha de gerenciamento da obra. Ela permite conduzir as etapas de maneira pontual, além de possibilitar o controle dos gastos. Nesse tipo de planilha, é necessário incluir todas as despesas, especialmente com mão de obra e com material de construção.

Ela deve ser elaborada antes da compra dos insumos e da contratação de profissionais especializados, já que funciona como um mapa das atividades e ajuda a controlar os desembolsos.

Para fazer uma projeção dos custos eficiente, tenha em mãos os orçamentos de materiais e dos prestadores de serviço. Veja, a seguir, dois exemplos de planilhas possíveis. A primeira delas diz respeito aos materiais de construção:

(planilha 1)

A segunda lista e controla os pagamentos da mão de obra especializada:

(planilha 2)

Estabeleça prioridades na obra

Antes de qualquer coisa, as prioridades devem ser estabelecidas claramente. Nem sempre será possível transformar tudo de uma só vez, por isso, é necessário definir o que é mais importante no momento. Nessa etapa, identifique quais são os espaços em que a reforma realmente é urgente e comece por esses serviços.

Um outro cuidado essencial é identificar os caminhos críticos da reforma, ou seja, atividades que comprometem ou influenciam o andamento de outras e devem ser tratadas com atenção. Isso permitirá que você determine a sequência correta das tarefas. Por exemplo, para executar um forro de gesso é preciso que todos os pontos elétricos já estejam definidos e preparados. Já a pintura é o último serviço a ser executado.

Com esse objetivo, a conversa prévia com os profissionais responsáveis pelos serviços é indispensável. Essa interação permitirá que você crie um cronograma com prazos factíveis para cada tarefa, programe os desembolsos e faça as contratações com maior precisão. Ou seja, não é necessário comprar todo o material de uma vez ou fechar os contratos em um mesmo momento, caso seja uma reforma mais longa.

Além disso, conhecer as atividades que serão executadas e o tempo de duração de cada uma evita que equipes diferentes trabalhem no mesmo ambiente simultaneamente, o que pode criar interferências entre os serviços. Não se esqueça, também, de planejar a logística para acesso do material e para a remoção dos entulhos.

Monte um cronograma

Definidas as prioridades e as atividades críticas, elabore um controle prático da obra por meio de um cronograma com cada fase, respeitando a ordem de importância. Estabeleça as datas de início e término para cada uma das atividades, lembrando que o prazo de conclusão precisa ser sensato.

De toda forma, vale a pena considerar uma margem de segurança para prevenir transtornos. Se você quer seu lar novinho para a festa de natal, por exemplo, programe-se para encerrar a reforma de casa, no máximo, no mês de novembro. Dessa maneira, atrasos indesejados não comprometerão seu desejo inicial.

Uma outra dica é evitar começar a reforma em épocas de feriados como o final do ano ou carnaval, já que alguns profissionais não trabalham nesses períodos. Ah! E se a reforma incluir áreas externas, uma recomendação válida é fugir das épocas de chuva.

Confira como uma pequena reforma pode ser realizada em 30 dias:

(planilha 3)

Contrate mão de obra especializada para a reforma de casa

Independentemente do tipo de reforma, a contratação de profissionais especializados é essencial para garantir a qualidade dos serviços. Peça indicações para amigos ou pessoas de confiança, procure saber a opinião de outros clientes, faça pesquisas na Internet e converse pessoalmente com os profissionais.

Avalie a necessidade do acompanhamento de um arquiteto ou engenheiro

Ter em mente todo o planejamento da reforma também é importante para saber se você precisará contar com a orientação de um profissional habilitado. Algumas alterações estruturais, como a remoção de paredes, só podem ser realizadas sob a supervisão de um arquiteto ou engenheiro, a fim de garantir a segurança técnica e legal da reforma de casa.

No caso de reformas simples como pintura, instalação de forro de gesso e troca de piso, você não precisará desse acompanhamento. De toda forma, é importante contratar um pedreiro de confiança, assim como bons eletricistas, bombeiros hidráulicos, gesseiros e pintores.

Formalize as contratações

Não se esqueça também de formalizar todos os acordos firmados por meio de contrato e exija os comprovantes de pagamentos (recibos ou notas fiscais). Essa é sua garantia legal, caso precise acionar algum profissional na justiça.

Uma outra dica valiosa é vincular o pagamento à conclusão das atividades. Por mais que alguns profissionais exijam uma entrada, nunca pague o valor total antes do serviço finalizado e aprovado. Além disso, determine que o local seja entregue limpo para a entrada do serviço seguinte.

Agora, se você tem um pouco mais para investir, uma outra vantagem de contar com um arquiteto ou um outro profissional da área é se ver livre de todo o controle e planejamento de obras. Esses profissionais são capacitados para executar o projeto, o planejamento e para acompanhar todos os serviços — os orçamentos, as aquisições de materiais, a gestão dos contratos e das equipes de trabalho, a aprovação das atividades finalizadas e os pagamentos.

Defina se vocês continuarão morando no imóvel

Outro passo fundamental antes de começar a reforma de casa é definir se você e sua família continuarão morando no local. Caso decidam sair, é necessário resolver onde vão ficar: em uma pousada, um apartamento de aluguel ou na casa de familiares?

Sua decisão deve ser tomada de acordo com suas possibilidades financeiras e do tempo previsto para a duração da obra, além da conveniência e comodidade desejada durante o período.

E aí, este post foi útil para te ajudar a começar a reforma de casa? Tem outras dicas para otimizar as renovações residenciais? Compartilhe suas opiniões, experiências e ideias com a gente nos comentários. Até a próxima e ótima obra!