Depois de muito trabalho e dedicação, ter um loft se torna uma realização. Apesar de não ser muito extenso, ele é capaz de trazer todo o conforto que você precisa. Mas como ampliar espaços para não passar por aquela sensação de \”sufoco\” em um ambiente pequeno?
Acredite: o segredo está todo na decoração. Neste post, você vai descobrir o que fazer para ampliar espaços no seu loft. Confira!
O que é um loft?
A disposição dos móveis separa os cômodos no loft. Na parede, revestimento Oxide Corten, da linha Oxide
O loft é um espaço com mais de 50 m² que, quando surgiu, servia como depósito. Por isso, costumava estar abaixo de espaços industriais, como fábricas e armazéns. O ambiente só começou a servir como moradia na década de 1970, quando se iniciou um processo de desindustrialização do bairro de Soho, em Nova York.
A partir dessa época, o loft começou a virar moradia e ateliê de profissionais da área criativa.
Como ampliar espaços em um loft?
Veja como deixar o seu ambiente mais confortável e espaçoso:
1. Espaço integrado
Apenas a parede atrás da cabeceira separa o quarto do loft. No piso, Bourbon Brown, da linha Bourbon Wood, integra todo o ambiente
Para começar a ampliar espaços no seu loft, o ideal é tirar os limites entre eles.
Uma das características do loft é justamente ser um ambiente integrado, ou seja, que não é separado por paredes, ou seja, é como se fosse um único cômodo. Apenas o banheiro (e, em alguns casos, o quarto) conta com paredes para garantir a privacidade na casa.
E como fazer para delimitar os espaços? O ideal é que os móveis façam essa separação. Os sofás virados entre si, por exemplo, formam a sala. Uma pequena mesa com cadeiras próxima à pia forma a cozinha/sala de jantar.
2. Cores claras
O grande truque para ampliar espaços visualmente é utilizar cores claras. A luz solar bate e traz a impressão de um ambiente ainda maior. Além disso, tons suaves deixam o ambiente mais fresco pois absorvem pouco calor.
3. Tema da decoração
A repetição da decoração deixa o ambiente mais harmônico No piso, Vendome, da linha Classica
Mesmo um ambiente pequeno pode se \”perder\” facilmente com uma decoração. Para facilitar o processo, escolha um estilo decorativo para usar em todo o ambiente. Pode ser campestre, contemporâneo, industrial, rústico ou até uma mistura de estilos. O importante é que ele se perpetue por todo o loft. Assim, o visual ficará harmônico.
4. Móveis multifuncionais
Além de ampliar espaços, que tal otimizar cada cantinho do seu loft? Os móveis multifuncionais servem justamente para isso. Com apenas uma mudança, a sala pode se tornar um quarto e a cozinha virar o seu escritório.
Sofá-cama, cama com gavetas, baú que vira puff e estante com mesa embutida são alguns exemplos.
5. Menos é mais
No loft, poucos e bons itens funcionam melhor. No piso, Zeppelin Beige, da linha Zeppelin
Por mais que seu estilo de decoração seja mais exagerado, não coloque muitos itens. Para ampliar espaços, é essencial priorizar aquilo que deseja para sua decoração. Mesmo que o loft não seja tão pequeno, ele pode facilmente parecer bagunçado. Por isso, em vez de diversos objetos, prefira poucos e grandes: almofadas coloridas, tapetes longos (que vão ajudar a delimitar visualmente os cômodos) e mantas são alguns exemplos.
6. Espelhos
Você não precisa ampliar espaços com obras. Às vezes, um pequeno truque já faz toda a diferença para ter um ambiente maior.
O espelho traz uma sensação visual de espaço ampliado. Para isso, coloque modelos verticais para aumentar a altura e horizontais para a largura.
Só evite colocá-lo próximo a objetos muito chamativos, como lustres, pois isso vai ampliar (visualmente, claro) a quantidade de itens no seu loft.
Pronto para ampliar espaços no seu loft? E para continuar no assunto, veja como adotar a parede infinita.