Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Manual para sobreviver a uma grande reforma

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Só de pensar em reformar a casa, você já se sente ansioso e com receio? Realmente, obras podem ser bastante estressantes. Mas, com calma e planejamento, é possível transformar esse momento, tornando-o mais agradável. Afinal, trata-se da realização do sonho de um lar perfeito para você.

Atrasos, falta de material, imprevistos, erros, refações e falta de dinheiro são comuns em uma obra. Mas, mesmo assim, seguimos reformando – faz parte da vida! Para te ajudar a atravessar esse momento, separamos algumas dicas importantes que garantirão que você sobreviva ao perrengue da reforma. Confira!

1) Foco no resultado final

Manter o foco no resultado final tornará ajuda a lembrar que é esta é uma situação momentânea. Crédito: Pexels

Quais sensações você tem ao ver a imagem de uma obra? É normal que bata o desespero. Porém, em vez disso, tente imaginar como o espaço ficará depois de pronto. Focar no resultado te ajudará a entender que a obra é um momento transitório e que tudo valerá a pena ao final.

2) Contrate um profissional de arquitetura

Um profissional de arquitetura ajuda muito no andamento da obra, fazendo plantas, projetos e moodboards. Crédito: Freepik

Sabemos que não é possível na realidade de todos os brasileiros contratar um profissional de arquitetura. Porém, insistimos que, se você tiver a possibilidade, esse é um investimento que vale a pena. 

O acompanhamento do profissional de arquitetura traz mais segurança e tranquilidade à reforma. O trabalho do arquiteto ou designer de interiores é imaginar o potencial dos ambientes e encontrar soluções pra todas as etapas, até a casa ficar com sua cara.

3) Celebre cada etapa concluída

Celebre cada compra ou etapa concluída. Crédito: Master1305

Uma reforma pode durar meses, ou até anos. E você não vai querer ficar drenado pelo perrengue por tanto tempo. Então sugerimos celebrar cada etapa concluída. A demolição acabou? Cervejinha ao final do expediente para todos! Realizou a compra dos revestimentos cerâmicos? Quem sabe um brinde em família! O fogão novo chegou e foi instalado? Prepare um jantar delicioso, mesmo se ainda não tiver mesa e cadeiras.

Ao celebrar cada conquista, a reforma ganha um sabor especial. Em vez de focar em quanto falta até tudo estar prontinho, você comemora todos os investimentos, um por um. Procure encontrar alegrias no processo.

E ao final, claro, não deixe de fazer o open house: aquela festança em que você convida todas as pessoas queridas para conhecerem seu novo lar. 

4) Encontre outros interesses além da reforma

Durante uma reforma, é normal se tornar um tanto quanto obsessivo com o assunto. Você só conversa sobre a obra, só frequenta lojas de materiais de construção, está sempre pensando e preocupado com os próximos passos. Isso não é bom para a sua saúde mental.

Já que a obra pode durar meses, ou até anos, é importante ter outras coisas em sua vida nesses longo período. Faça outras atividades com sua família, como um passeio ou uma viagem. Enquanto estiverem fora, fica proibido tocar no assunto obra. Assim, quando você retornar à reforma, estará com o humor renovado.

5) Tudo bem fazer uma pausa

Fazer uma pausa é melhor do que desistir. Se não estiver dando conta da obra, financeira ou emocionalmente, considere se afastar por um tempo. Você sempre poderá retomar a obra da onde parou.

6) Canalize sentimentos negativos

Talvez a obra desperte em você sentimentos como raiva, desespero ou chateação. E pode ser que você acabe descontando esses sentimentos em pessoas queridas, como filhos ou um cônjuge. Tem reforma que termina em divórcio. Cuidado, não faça isso! Se a obra estiver te estressando, descarregue em atividades físicas, como uma luta ou corrida. Outra ideia é assistir a um filme bem triste e chorar todas as emoções.

7) Estabeleça limites

O ideal é tratar os profissionais contratados com profissionalismo, dando limites a relação entre vocês. Crédito: Pexels

Você passou seu número de telefone para toda a mão de obra e agora seu celular não para de apitar com problemas? Talvez seja melhor estabelecer limites. Os funcionários podem se reportar a seus superiores diretos, não a você.

Proteja-se das reclamações, que podem acabar com seu humor. Trate os profissionais contratados com profissionalismo, dando limites à relação entre vocês.

8) Reforme um ambiente por vez

Quem vai reformar a casa toda precisa de ainda mais planejamento. É mais tranquilo reformar um ambiente por vez, para que os trabalhos se concentrem em um ponto da casa apenas, gerando menos transtorno. Principalmente se você morar no imóvel durante a reforma.

9) Planeje-se

Planejamento é fundamental em uma reforma. Pode parecer óbvio, mas não é. Muita gente começa um reforma sem saber como ou quando ela vai acabar. Defina bem tudo que será feito e onde. Se no meio da reforma decidir aproveitar para mexer também em outras partes da casa, já se prepare para um perrengue muito maior.

10) Prepare-se financeiramente

É difícil lidar com as questões emocionais de uma reforma. Porém, pior ainda é a parte financeira. Antes de começar a reformar, pesquise os preços de todos os materiais necessários e da mão de obra. Ainda assim, os preços podem subir durante a reforma ou pode surgir a necessidade de itens não previstos. Então calcule uma margem de erro para cima.

Idealmente, deve-se começar a reforma já com o valor total do investimento em mãos. Porém, sabemos que essa não é a realidade para todos os brasileiros. Então esforce-se para ter pelo menos 30% do valor total e parcele os outros 70%. Mas nada de fazer parcelas maiores do que você pode pagar em um mês. Reformar é bom, mas não vale o individamento.

Reformar a casa pode ser trabalhoso, mas, com certeza, o resultado final faz tudo valer a pena. São apenas alguns meses de obra para décadas de uma casa aconchegante.

E aí, curtiu nossas dicas para reformar a casa sem tanta dor de cabeça? Aproveite e veja as orientações que separamos sobre reforma de banheiro!