Para quem busca por um visual atemporal para a decoração, alguns materiais são verdadeiros clássicos. Esse é o caso do travertino.
Contudo, como é um material natural que não está mais disponível na natureza, uma das melhores opções é escolher um produto que reproduza sua superfície com fidelidade.
É o que acontece com revestimentos cerâmicos que reproduzem travertino. Eles podem ter diferentes acabamentos, formatos e texturas. Assim, tornam-se uma alternativa versátil, para projetos de todos os estilos. Entenda melhor na sequência.
O que é travertino?
O travertino é uma rocha sedimentar formada pelo depósito de calcário em ambientes aquáticos, como lagos, rios e fontes termais. Sua formação acontece, principalmente, a partir da precipitação de carbonato de cálcio, que é liberado na água por organismos aquáticos e plantas. Com o tempo, esses depósitos se acumulam e endurecem, formando camadas de travertino.
A principal origem do travertino está relacionada à atividade geotérmica e hidrotermal. Ou seja, quando a água aquecida dissolve minerais do subsolo, incluindo o calcário, e os transporta para a superfície.
À medida que a água chega à superfície ou se movimenta em correntes subterrâneas, ocorre o depósito do carbonato de cálcio. Por sua vez, forma-se o travertino ao longo do tempo.
Essa rocha é caracterizada por sua porosidade e textura única. E isso é resultado da presença de impurezas, como sedimentos e minerais, durante o processo de formação.
As variações na composição dessas impurezas e as condições ambientais durante a deposição contribuem para as diferentes tonalidades e padrões encontrados no travertino.
Embora seja encontrada em diversas partes do mundo, algumas das regiões mais conhecidas por sua produção de travertino incluem a Itália. Especialmente nas áreas ao redor de Roma, onde o travertino foi amplamente utilizado na construção de monumentos históricos.
Uma de suas marcas é a porosidade, resultado de camadas de sedimentos que se depositam ao longo do tempo.
Além de proporcionar uma experiência tátil, sua superfície com veios e imperfeições naturais leva autenticidade e rusticidade aos projetos.
A superfície do travertino ainda tem tonalidades que variam entre suaves a intensas. A cor depende, basicamente, dos minerais que deram origem à pedra, além das condições ambientais.
Travertino é mármore?
Essa é uma dúvida bastante comum. Embora muitas vezes possa ser confundido devido à sua aparência elegante e textura única, o travertino não é um mármore.
Como vimos, o travertino é uma rocha sedimentar. Já o mármore é uma rocha metamórfica formada a partir do metamorfismo do calcário. Essa diferença em sua origem geológica resulta em aspectos distintos na composição mineral e na estrutura interna das rochas.
Vantagens de usar cerâmica que reproduz travertino
Cerâmicas como Imperiale Chiaro e Portico Chiaro, ambas da linha Imperiale, reproduzem travertino
Ao optar por cerâmica que reproduz travertino, é possível contar com diversas vantagens. Sobretudo, a acessibilidade. Afinal, o material natural está indisponível na natureza. Confira os principais benefícios na sequência.
Variedade de opções
As cerâmicas que reproduzem travertino estão disponíveis em uma ampla gama de cores, padrões e texturas.
Assim, oferecem aos consumidores uma variedade de opções para escolher. Isso permite uma maior flexibilidade na personalização de projetos de decoração.
Facilidade de manutenção
A cerâmica é geralmente mais fácil de limpar e manter do que o travertino natural. Ela é resistente a manchas, riscos e desgaste, além de não ser porosa.
Portanto, é uma escolha prática para todas as áreas, incluindo as de alto tráfego e espaços sujeitos a derramamentos frequentes.
Durabilidade aprimorada
Além disso, a cerâmica reproduzindo travertino é conhecida por sua durabilidade e resistência ao desgaste. Ela é menos suscetível a danos causados por impactos, abrasão e mudanças climáticas, garantindo uma aparência bonita por muitos anos.
Consistência na aparência
Outra vantagem é a aparência mais uniforme e consistente em toda a superfície. Ao contrário do travertino natural, que pode apresentar variações de cor e textura devido à natureza das rochas, a cerâmica proporciona uma estética mais previsível e controlada.
Sustentabilidade
Optar pela cerâmica que reproduz travertino pode ser uma escolha mais sustentável em comparação com materiais naturais.
Reduzir a demanda por pedra natural contribui para a conservação de recursos naturais e minimiza o impacto ambiental associado à mineração.
Onde usar cerâmica que reproduz travertino?
Tanto o travertino quanto a sua reprodução em cerâmica são muito usados na decoração de interiores e exteriores.
O travertino é mais comumente utilizado em revestimentos de paredes, fachadas e elementos decorativos devido à sua textura única e aparência rústica.
Contudo, como a cerâmica tem baixa porosidade e absorção de água, pode ser usada em ainda mais superfícies. Pisos, paredes, bancadas e balcões estão entre as opções.
Além disso, é possível formar detalhes como nichos, prateleiras, painéis de televisão ou cabeceiras em cerâmica, por exemplo.
Conheça opções de cerâmica que reproduz travertino
A aparência única do travertino não precisa ficar só em construções ou fotos antigas. É possível eternizar essa superfície por meio de cerâmicas que reproduzem a pedra.
Entre os exemplos, estão produtos da Pointer, que chegam com a qualidade do Portobello Grupo para deixar os espaços mais elegantes. Confira algumas opções.
Linha Classica
Revestimento cerâmico Travertino Tivoli Beige tem acabamento com brilho, iluminando os espaços
Duas opções estão na linha Classica, levando a beleza atemporal da pedra: Travertino Tivoli Beige e Travertino Tivoli Branco.
Ambos no formato 60×60, contam com acabamento brilho, unindo a aparência clássica do travertino com a da cerâmica.
Linha Imperiale
Parede com revestimento Stadio, da linha Imperiale, reproduz travertino
E uma novidade da Pointer em 2024, a linha Imperiale reúne diversas opções com aparência de travertino para você escolher.
Stadio é um revestimento de parede no formato 30×60 com acabamento mate. Para quem prefere uma aparência mais uniforme, Stadio Chiaro pode ser ideal.
Já Imperiale Chiaro pode ter formato 60×60, 80×80 ou 60×120, com acabamento mate ou brilho.
Outra opção ideal para paredes texturizadas é Portico Chiaro. No formato 60×120, pode ter acabamento mate ou brilho.
Agora, para pisos, Forum chega reproduzindo travertino no formato 60×60. Graças ao acabamento EXT, é uma cerâmica ideal para áreas externas.
E para levar charme e classe aos espaços, Balcone tem acabamento mate e formato 45×90, sendo ideal para paredes autênticas.
Quer conferir mais dicas de decoração para o seu projeto? Veja ideias para usar cerâmica em casa!