Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Tipos de torneira: da elétrica à gourmet, como escolher a sua

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Há diversos tipos de torneira que você pode escolher para cozinhas e banheiros. Contudo, cada modelo tem características específicas, além de vantagens e custos que variam bastante.

Se você está na dúvida sobre os tipos de torneira, confira os detalhes sobre as principais a seguir.

8 tipos de torneira para você conhecer

Para escolher a melhor opção entre os tipos de torneira, leve em consideração a funcionalidade e o ambiente em que serão instaladas. Aqui estão os modelos mais comuns para você escolher:

1. Torneira de bancada

Torneira de bancada em cozinha com rodabanca Sacra Bianco, da linha Decora Design

Instalada diretamente na pia ou na bancada, está disponível em uma grande variedade de modelos. Além disso, pode ter diversas funcionalidades, incluindo bica móvel e duchas, por exemplo.

É um dos tipos de torneira mais usados em cozinhas e banheiros. Afinal, é prática e fácil de instalar.

2. Torneira de parede

Como sugere o nome, esse é um tipo de torneira instalada na parede, deixando a pia livre. Assim, é possível economizar espaço na bancada, oferecendo um visual moderno e minimalista.

Por causa dessa característica, é o tipo de torneira ideal para banheiros e cozinhas em que o espaço é reduzido.

3. Monocomando

Torneira com um único controle para regular tanto a vazão quanto a temperatura da água. Portanto, é prática e eficiente, especialmente em ambientes que utilizam água quente e fria.

4. Misturador

Com dois registros, esse é um dos tipos de torneira ideal para quem tem água quente encanada. Assim, é possível misturar com a água fria para obter a temperatura ideal.

5. Torneira com sensor

Sabe aquelas torneiras de shopping e outros locais públicos? Elas costumam ser com sensor, acionadas automaticamente ao detectar o movimento das mãos.

Esse é um sistema que ajuda a economizar água, além de ser mais higiênica, pois evita o contato com o metal.

Apesar de ser muito usada em espaços públicos, esse é um tipo de torneira que também pode ser instalada em residências.

6. Torneira de pressão

Já esse é um tipo de torneira que funciona por meio de pressão, liberando a água por um curto período. Com isso, ela ajuda a economizar água, evitando desperdício.

Geralmente, é usada em ambientes de grande fluxo, como banheiros públicos. Contudo, também pode ser instalada em casas, tal como a torneira com sensor.

7. Torneira gourmet

Esses são modelos mais robustos, geralmente com bicas móveis e função ducha. Podem ser multifuncionais, com bico retrátil e ajuste de vazão. Mais comum em cozinhas, esse tipo de torneira facilita a limpeza de utensílios grandes​.

8. Torneira eletrônica

Mais um dos tipos de torneira, a eletrônica funciona por meio de energia elétrica e permite o controle preciso da temperatura da água.

Ela tem um sistema interno de aquecimento instantâneo, eliminando a necessidade de aquecedores externos. Assim, oferece ajustes fáceis de temperatura, sendo muito prática para regiões onde há variação de clima ou em locais sem sistemas de aquecimento de água central.

É muito utilizada em cozinhas e banheiros, onde a conveniência de água quente instantânea é essencial, especialmente em áreas sem aquecimento a gás​.

Portanto, cada tipo de torneira oferece diferentes vantagens, dependendo do ambiente e da necessidade de quem vai utilizá-la.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue no blog para entender como evitar que o acabamento comprometa o orçamento da obra!