
Tipos de cadeira: história, principais modelos e estilos
Dicas PointerNa hora de decorar os espaços, escolher bem entre os tipos de cadeira pode fazer toda a diferença. Afinal, mais do que objetos funcionais, elas carregam consigo história, cultura, estilo e, claro, muito design.
Pensando nisso, vamos te apresentar os principais tipos de cadeira. Mas, antes, conheça a história desse móvel, além de modelos de design que ficaram famosos.
A história da cadeira
A cadeira, como a conhecemos hoje, é resultado de séculos de evolução. No Egito Antigo, eram usadas como símbolo de poder e status social, geralmente feitas em madeira e muito ornamentadas.
Na Grécia e em Roma, começaram a aparecer versões mais práticas, usadas por filósofos e políticos em reuniões e assembleias.
Durante a Idade Média, a cadeira continuava sendo associada à autoridade, reservada a reis, nobres e líderes religiosos. Foi apenas no Renascimento que ela passou a ser mais comum, ganhando espaço nas residências e assumindo formas mais variadas.
Com a Revolução Industrial e os avanços na produção de móveis, a cadeira deixou de ser um artigo de luxo e se popularizou.
Cadeiras de designers que ficaram famosos
As cadeiras também são protagonistas no universo do design. Grandes nomes assinaram modelos icônicos que até hoje são referência em arquitetura e decoração. Conheça alguns:
- Poltrona Mole: criada por Sérgio Rodrigues em 1957, é um ícone do design brasileiro;
- Poltrona Paulistano: de Paulo Mendes da Rocha, é feita de aço e tecido, minimalista e atemporal;
- Cadeira Barcelona: de Ludwig Mies van der Rohe, foi criada em 1929 e une elegância e modernidade em linhas simples;
- Cadeira Eames Lounge: desenvolvida por Charles e Ray Eames, é um exemplo de design ergonômico e atemporal.
Principais tipos de cadeira e como usar na decoração
Com tantas opções, vale conhecer os diferentes tipos de cadeira. Confira as principais:

Modelo em madeira se destaca em ambiente com parede em Monaco Blu, da linha Monaco
- Cadeira de madeira: clássica e versátil, nunca sai de moda e cria um ambiente aconchegante. Há versões rústicas, modernas ou minimalistas. O material resistente garante ainda a durabilidade.
- Cadeira estofada: em tecidos como linho, veludo ou couro, oferece aconchego e elegância.
- Cadeira transparente: normalmente feitas em acrílico ou policarbonato, transmitem leveza e ampliam a sensação de espaço.
- Cadeira industrial: inspirada no estilo industrial, geralmente é feita de metal, madeira bruta ou a combinação de ambos.
- Cadeira com braços: é um dos tipos de cadeira para quem não abre mão de conforto e apoio. É bastante usada em salas de jantar, escritórios e áreas de leitura.
- Cadeira de aço: é resistente, durável e de fácil manutenção. Por isso, é muito usada em áreas externas, como varandas.
- Cadeira de polipropileno: leves, resistentes, fáceis de limpar e acessíveis, esses tipos de cadeira são produzidas em plástico injetado.
- Cadeira de palhinha: com assento ou encosto trançado em palha natural, garante leveza, ventilação e um visual acolhedor.
- Cadeira de escritório: normalmente, conta com ajuste de altura, encosto anatômico e apoio para os braços, garantindo conforto para o trabalho. Além disso, pode ter rodízio ou não.
- Cadeira infantil: é pensada para garantir segurança e conforto às crianças. Em tamanhos reduzidos, muitas vezes é em materiais leves, como plástico.
- Cadeira de balanço: originalmente associada a varandas e áreas de descanso, hoje ela ganha versões modernas que se encaixam em diferentes estilos de decoração.
- Cadeira dobrável: um dos tipos de cadeira ideal para espaços menores. Fácil de armazenar e transportar, é uma boa escolha para festas e reuniões.
- Cadeiras para áreas externas: geralmente, são em materiais duráveis e de fácil manutenção, como alumínio, madeira tratada, fibras sintéticas e polipropileno.
Portanto, cada um dos tipos de cadeira conta uma história e transforma os espaços de maneira única.
Quer saber como vão ficar os seus espaços? Use o simulador de ambientes de Pointer!