Texturas na decoração: como explorar e incrementar o ambiente?
Dicas PointerQuando se fala em decoração, é preciso trabalhar com carinho o conceito de texturas. Se você nunca ouviu falar sobre o assunto, é importante entender que este recurso acrescenta informação tátil, trazendo mais estilo para a casa. Almofadas, mantas, móveis estofados e revestimentos cerâmicos são os maiores aliados nesse quesito.
Para evitar que a casa fique sem graça, misturar texturas se transformou em tendência na arquitetura, agregando personalidade ao espaço com um mix de superfícies. Com criatividade, é possível aproveitar diversas opções.
Um sofá liso, por exemplo, pode vir acompanhado com almofadas felpudas. Já uma sala branca fica atraente ao ganhar um papel de parede texturizado. E mais: uma sala de jantar pode receber uma parede com revestimento cerâmico com textura de madeira. Aliás, plantas também são texturas, sabia?
Após esta introdução, chegou o momento dos detalhes. Portanto, aperte o cinto, pois agora vamos mostrar como aproveitar as texturas na decoração para tornar o ambiente mais interessante e aconchegante.
Almofadas
Algodão, seda, cetim, tafetá, linho, veludo. Ao listar os tecidos mais comuns para almofadas, é possível perceber a gama de possibilidades na hora de adicionar texturas a um ambiente. Se apresentarem diferentes cores, então, agregam ao espaço a sensação de movimento. Além de tudo, elas são um modo prático e mais acessível do ponto de vista financeiro para mudar a cara de uma casa ou escritório sem grandes investimentos.
Mantas
As mantas são um outro diferencial, podendo ser aplicadas na cama ou no sofá. As artesanais costumam garantir uma decoração ainda mais personalizada e única, como as de tricô ou crochê, feitas com lã, algodão e linhas com texturas diferentes. No quarto de bebê, por exemplo, trazem o toque de carinho que o ambiente exige.
Móveis estofados
Que tal um sofá de veludo com capitonê para compor a sala de maneira original? Ou uma poltrona de lã, renda, linho ou algodão? As possibilidades são infinitas e podem se tornar ainda maiores quando imaginamos a composição do cômodo levando em conta não só o móvel estofado como os outros elementos que o cercam, como o tapete.
Revestimentos cerâmicos
Os revestimentos cerâmicos também podem acrescentar textura na decoração. Diferentemente das opções lisas, alguns produtos reproduzem madeiras, pedras e concretos. A perfeição é conquistada tanto na aparência quanto, na sensação promovida através do toque com veios, aspereza e irregularidades idênticas às matérias-primas originais.
Na Pointer, opções não faltam. Portanto, vamos apresentar a partir de agora alguns dos nossos revestimentos que se destacam pela textura.
Textura de concreto
O revestimento cimentício é versátil em qualquer decoração. Essa opção permite valorizar outros materiais ou até mesmo assumir o protagonismo em ambientes que seguem uma linha mais jovial e despojada, combinando bem com o estilo industrial.
Ao pisar descalço em uma cerâmica cimentícia a sensação é a mesma de uma superfície com concreto: fria e rústica, mas lisa, uniforme e sem grandes saliências. Com diferentes opções de cores, texturas e formatos, a Pointer dedica cinco linhas para este material: Zeppelin, C-Motion, Urbana, Metropolitan e Cimento.
Textura de pedra
Os revestimentos que reproduzem pedras encantam ao acrescentar na decoração as texturas do mundo mineral. Esses aspectos estimulam tanto a visão, quanto o tato. Com o toque frio, a cerâmica retrata com perfeição a aspereza tradicional das pedras, com uma superfície nem sempre uniforme. Na Pointer, esse material é representado nas linhas: Lazer, Pietra Di Basalto, Summer, Pedras Brasileiras, Ouro Preto e Piasentina
Textura de madeira
Clássica na decoração, a madeira é representada no revestimento cerâmico com características distintas. Rico em detalhes de textura, o material consegue promover a sensação de aconchego visual e o conforto ao toque, em uma superfície suavemente áspera, que garante a segurança necessária.
Os produtos vão das versões tradicionais e mais clássicas às opções com veios bem desenhados e tons contrastantes, facilitando criar ambientes aconchegantes, mas que fogem do óbvio. As linhas da Pointer que destacam este material são: Ibérica, Tropicália, Mediterrânea, Raízes e Lenho.
Diferenciais
Independentemente da matéria-prima que reproduz, os revestimentos cerâmicos são fabricados com a premissa da sustentabilidade, sendo mais resistentes, fáceis de instalar e manter e mais acessíveis que os produtos naturais. Além disso, são capazes de agregar uma incrível textura ao espaço reformado ou redecorado.
Aqui, também vale uma explicação: ao contrário do que muitos imaginam, cerâmico com relevo 3D não é sinônimo de textura. No relevo 3D, mais do que uma textura, uma parte da peça sai da superfície, se projetando com bastante evidência. Já as texturas que citamos aqui são mais sutis, sentidas apenas no toque.
Agora que você já sabe sobre o assunto, é hora de conferir o que há de melhor no mercado. Se você pensa em decorar com texturas, antes de seguir para a loja de materiais de construção, acesse o nosso site e confira todos os detalhes da nossa coleção.