Terrários: preencha o ambiente com elementos naturais

Ter um pouco de verde na sua decoração é uma forma de se integrar à natureza. Ao mesmo tempo, nem sempre há como ter um grande número de plantas, tanto pelo espaço quanto pela necessidade de manutenção. Para contornar essa questão, que tal apostar nos terrários?

Eles são como jardins em miniatura feitos em recipientes transparentes, que podem ser fechados ou abertos. É possível comprá-los prontos, mas você também pode fazer o seu adquirindo itens como musgo, terra, cascalhos e pedras e as plantas que desejar. Nesse caso, as suculentas são as preferenciais, pois exigem poucos cuidados.

Mas afinal, como usar esses elementos no lar? Para responder a essa dúvida, continue lendo e conheça 5 dicas de como inserir os terrários em seu espaço. Confira!

1. Tenha criatividade na hora de montar terrários

Para ter a sua cara, a decoração precisa ser criativa e autêntica. Por isso, considere essas características ao criar o seu terrário.

Isso é possível, por exemplo, ao escolher recipientes de vidro em formatos diferenciados, como os triangulares ou os arredondados. Usar uma lâmpada antiga, um aquário abandonado e até potes de tempero são outras maneiras de dar o seu toque único a esse elemento.

O tipo de suculenta ou musgo que será usado também diz muito sobre você, então capriche na escolha de forma a favorecer a decoração do seu lar.

2. Conheça os melhores locais da casa para esses itens

O terrário tem duas grandes vantagens: ele é móvel e funciona muito bem em praticamente qualquer ambiente.

Ele fica ótimo na mesa de centro da sala para dar um toque natural e complementar arranjos de flores, bem como na cozinha, com o objetivo de criar uma sensação diferente.

Na mesa do escritório, o terrário confere um toque extra ao local, sem causar bagunça ou ocupar muito espaço. Ele pode ser usado, inclusive, no banheiro, evitando que o cômodo fique sem graça.

Porém, se tiver crianças pequenas ou animais de estimação, é fundamental deixá-lo em locais altos, de modo a evitar que a peça seja quebrada.

3. Aprenda a combiná-los com outros artigos

Se você acha que os terrários contêm apenas plantas, saiba que eles podem ser aliados a diversos elementos de decoração.

Areia e pedras coloridas ajudam a incluir essa composição em seu ambiente, gerando uma harmonia entre os tons utilizados.

Para criar miniflorestas, recorra a itens em miniatura, como animais e pessoas de plástico e em tamanho reduzido. Isso permitirá construir verdadeiros cenários, dando um toque único e divertido ao resultado.

4. Aposte em mais de uma opção

A menos que decida fazer um grande terrário, considere elaborar várias desses itens. Isso dá dimensão à decoração, ajudando a estabelecer um padrão visual muito agradável.

Nesse caso, a criatividade deve ser usada novamente. Você poderá usar recipientes e plantas iguais ou utilizar elementos diversificados. As possibilidades são infinitas e dá para adotar uma variedade de itens.

O importante é que as formas e as cores conversem entre si, de modo que o resultado seja harmônico.

5. Saiba como preservar as suas composições

Para que essas composições possam ser usadas na decoração, elas devem estar sempre bonitas. Por isso, é fundamental entender mais a respeito da conservação.

Em terrários abertos, a primeira rega deve ser feita com meio copo d’água, dependendo da quantidade de plantas. Em seguida, só é necessário pulverizar água uma vez por semana ou quando o substrato estiver muito seco.

Nos fechados, a rega só precisa ser feita a cada dois ou três meses, pois o ambiente tem uma troca de gases e uma evaporação natural.

De qualquer forma, a observação é fundamental para saber o que fazer e quando agir, mantendo o visual sempre bonito e saudável.

Ao seguir essas orientações, você poderá incorporar os terrários à sua decoração, criando um toque verde na casa e elaborando um aspecto ainda mais interessante!

E aí, gostou do conteúdo? Quer conferir outras dicas para o seu lar? Então, siga as nossas redes sociais: estamos no Facebook e no Instagam!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida