Se você quer deixar a sua casa com a sua cara, conhecer um pouco mais sobre concepções psicológicas, como a Teoria dos Temperamentos, pode ser um ótimo caminho.
Ela ajuda a entender características em comum de diferentes modos comportamentais. Continue a leitura para saber como ela funciona e como aplicá-la na decoração da sua casa.
O que é a Teoria dos Temperamentos?
Revestimento Web Blue, da linha Decora Design, combina tanto com personalidades neutras quanto mais enérgicas
É uma teoria humoral, ou seja, relacionada aos quatro humores (fluidos corporais): sangue, fleuma, bílis amarela e bílis negra — que se referem, respectivamente, a coração, sistema respiratório, fígado e baço.
A Teoria dos Temperamentos classifica a personalidade humana em quatro concepções diferentes, cada uma baseada em um desses fluidos. Ela pode parecer nova, mas remete aos ensinamentos de Hipócrates (século V a.C.), considerado o pai da Medicina.
O sentido original de “humor” (humore) era relacionado a fluidos ou líquidos. Com o passar do tempo, o termo passou a indicar uma disposição de espírito, determinada a partir da distribuição e quantidade dos humores do corpo humano.
Conheça um pouco de cada uma delas:
- Temperamento sanguíneo: predominância do sangue. Personalidade otimista, sentimental, extrovertida e instável;
- Temperamento colérico: onde ocorre a predominância da bílis amarela. Personalidade estrategista, racional, extrovertida e ousada;
- Temperamento melancólico: predominância da bílis negra. Personalidade intensa, profunda, introvertida e analítica;
- Temperamento fleumático: predominância do muco ou fleuma. Personalidade sensata, trabalhadora, introvertida e realista.
Como usar a Teoria dos Temperamentos para decorar a casa?
Se você deseja fazer com que seu lar reflita sua personalidade, pode começar fazendo um teste de temperamento para saber qual o seu.
Temperamento sanguíneo
Revestimento Vintage, da linha Cimento, ajuda a manter o ambiente mais descontraído e receptivo a família e amigos
A pessoa sanguínea é mais agitada, eufórica, extrovertida, fala sobre seus sentimentos e gosta de agitação. Por isso, a organização do mobiliário e do espaço deve permitir uma boa circulação de pessoas.
Além disso, pontos de cor, obras de arte moderna, elementos assimétricos (promovem sensação de dinamismo) e móveis com estética mais contemporânea ajuda a traduzir o espírito do morador.
Temperamento colérico
Revestimentos vivazes, como o Vizcaya, da linha Classica, combinam com o espírito colérico
Vivaz, a pessoa de temperamento colérico gosta de ter pessoas por perto, mas não faz tanta questão. Ela também gosta de ter um espaço para desenvolver atividades intelectuais, como leitura ou trabalhos.
Cores mais vibrantes, simetria e detalhes que deixem o ambiente mais dinâmico são importantes.
Móveis simétricos, cores frias, ambientes clean, metal, madeira escura e espaços dinâmicos ajudam a manter o ambiente com a cara de um colérico.
Temperamento melancólico
Cores neutras, como a do revestimento Pietra Valencia Blanco, da linha Classica, trazem tranquilidade ao melancólico
A pessoa de temperamento melancólico é mais sentimental, introvertida e admiradora das artes e da natureza. Também tem tendência ao perfeccionismo, portanto a casa precisa ser bem pensada e organizada.
Um espaço para desenvolver atividades relaxantes ajuda a manter o bem-estar dentro de casa. Cores sóbrias e neutras ajudam a manter o equilíbrio visual, mas também é importante contar com móveis bem estruturados, que tragam a ideia de simetria no ambiente.
Outras sugestões para decoração: telas, esculturas, livros de arte, cores quentes e ambientes aconchegantes.
Temperamento fleumático
O revestimento Over Cement Snow, da linha Over Cement, ajuda a trazer um pouco de cor em ambientes neutros
A pessoa de temperamento fleumático é considerada mais calma, feliz, introspectiva e que dificilmente fala sobre seus sentimentos.
É metódica, prática, gosta de manter seus itens sempre organizados e tem uma rotina estabelecida. Nas relações, gosta de estar com a família e os amigos, mas sem agitações.
Aqui, o ideal é que a casa permita a companhia de várias pessoas, mas também tenha espaço para momentos de descanso e contemplação, ou seja, precisa ser bastante confortável e mais neutra, que não seja visualmente cansativa.
Uma decoração minimalista com pequenos toques de cor também ajuda a manter tudo em ordem sem dificuldades. Ambientes integrados e despojados podem ajudar a manter a convivência com mais pessoas.
Pronto para transformar sua casa de acordo com a Teoria dos Temperamentos? Então, confira agora como usar o círculo cromático na decoração!