Me Is We: pensar no coletivo é tendência
Dicas PointerO mundo vem passando por diversas transformações e a pandemia da Covid-19 acelerou algumas delas. A preocupação com o meio ambiente e com o futuro, a inclusão e a igualdade são só alguns exemplos de conceitos que ficaram ainda mais latentes. E eles têm tudo a ver com uma tendência para 2022 que chamamos de Me Is We. O termo em inglês significa “eu somos nós” e é usado para expressar a ideia de que somos um e somos todos.
A tendência foi detectada em um estudo que a Portobello realiza anualmente para entender os comportamentos e os gostos das pessoas no longo prazo. Assim, é possível desenvolver produtos mais adequados ao que os consumidores buscam.
Todas as tendências do Trend Book são usadas também pela Pointer como base para as criações de produtos. Afinal, a marca faz parte da Portobello Grupo, líder revestimentos na América Latina. Nas linhas a seguir, vamos falar um pouco mais sobre Me Is We, uma tendência que promete durar. Confira para entender melhor e saber como aplicar o conceito na sua casa.
Lançamento Catavento Oliva traz a tendência dos tons terrosos de Me Is We. Combinação é com piso Zeppelin Navy
Me Is We é a tendência para 2022 que aborda a coletividade
Em tradução literal, o termo em inglês quer dizer “eu somos nós”. E é basicamente isso que essa tendência representa: o entendimento de que todos fazemos parte de um mesmo ecossistema. Sendo assim, cada ação conta para o resultado final.
Nesse cenário, as pessoas têm buscado por produtos e serviços com propósito. Estão cada vez mais exigentes com a transparência e a coerência entre a prática e o discurso. Portanto, dão preferência a empresas que vão além do discurso e agem com responsabilidade social e ambiental, em busca de um futuro mais inclusivo e consciente.
Entenda os desdobramentos da tendência Me Is We
Me Is We é uma macrotendência que se desdobra em três tendências mais específicas:
Comuna Holic
Esse termo em inglês significa algo como “viciado em comunidade”. Nessa tendência fica evidente o senso de comunidade. O importante é dar visibilidade às causas de grupos minorizados e às comunidades locais. Tudo isso em busca de maior representatividade em todos os sentidos.
A Pointer, por exemplo, é uma marca nacional, com fábrica em Marechal Deodoro (AL). Uma das formas de valorizar a cultura e a identidade local é por meio da brasilidade nos revestimentos. Usamos o design a nosso favor na hora de representar figuras, formatos e texturas que têm tudo a ver com o nosso povo.
Change Makers
Já nesse recorte da tendência Me Is We, espera-se que as empresas sejam “fazedores de mudança”. Ou seja, ter um posicionamento deixa de ser um diferencial e passa a ser uma obrigação.
E isso deve ir além da publicidade. Afinal, os consumidores querem ver a sustentabilidade e a representatividade de dentro para fora das organizações. Inclusive em seus processos de fabricação ou prestação de serviços. A Pointer se orgulha em ser uma empresa change maker.
Re-generation
O termo em inglês faz um jogo de palavras com “regenerar” e “geração refeita”. Ou seja, se antes a maior preocupação era em causar menos impactos ao meio ambiente, para as novas gerações é necessário regenerar os ecossistemas. Para isso, ações que geram impacto positivo são fundamentais.
A Pointer é uma das marcas que sempre levantou essa bandeira. Diversas ações no processo de fabricação tornam nossas cerâmicas sustentáveis. Isso inclui desde a proximidade da fábrica às jazidas, até a sua recuperação após a extração. Sem falar em outras ações, como o uso de energia limpa e renovável, a reciclagem e a economia de água, por exemplo.
Piso Zeppelin Fall apresenta um concreto com tons outonais
A tendência Me Is We na decoração
As tendências de comportamento se desdobram para a moda, para o design e para a decoração. No Trend Book, fazemos o exercício de imaginar como conceitos abstratos se refletem em tendências estéticas.
O conceito Me Is We pode ser interpretado por meio de uma paleta de tons terrosos. Eles remetem não só a materiais naturais, que destacam a sustentabilidade, como também jogam luz sobre a ancestralidade.
Alguns novos revestimentos da Pointer já expressam essa tendência. É o caso do lançamento Catavento Oliva, com um tom que aparece na natureza em minerais, na flora e até em alimentos. Outra opção é Zeppelin Fall, um concreto colorido com os tons de outono.
Pedra Ferro, da linha Lazer, por sua vez, é inspirada em pedras de origem vulcânica e surpreende pela variação de tonalidade causada pelo processo de oxidação. São diferentes tons de marrom e preto, passando pelo aspecto de ferrugem.
Pedra Ferro, da linha Lazer, reproduz pedra e combina com Zeppelin Fall. Ambos trazem os tons terrosos da tendência Me Is We
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