Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Técnicas de paisagismo: saiba como aplicá-lo em seu jardim

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

Complementar a casa com plantas deixa tudo mais charmoso. Além disso, há uma série de benefícios: a temperatura fica mais baixa e fresca, o ar mais úmido e até nosso humor sofre alterações positivas, pois ficamos mais tranquilos e felizes.

Mexer com plantas, no entanto, pode ser desafiador para algumas pessoas. As suas amigas verdes sempre morrem? Continue a leitura e conheça algumas técnicas de paisagismo essenciais para a sua casa.

Jardins verticais

técnicas de paisagismo

Criar um jardim vertical é uma ótima solução para quem tem pouco espaço disponível. Ele traz todas as vantagens de um jardim comum, mas ocupa menos espaço podendo ser instalado na parede. O piso revestido de Ilhéus Canela, da linha Tropicália, combina perfeitamente com esse ambiente, já que ele reproduz madeira e traz naturalidade para o espaço

Para quem mora em imóveis pequenos, os jardins verticais podem ser uma excelente solução. Eles trazem ao ambiente todas as vantagens de ter plantas em casa, mas com praticidade e ocupando o espaço vertical, em vez do horizontal.

Para instalar um jardim vertical que se mantenha vistoso e com plantas saudáveis, é preciso construí-lo com suportes espaçados. Esses suportes podem ser vasos alinhados lado a lado, telas de metal ou canos de PVC, por exemplo.

Para garantir o resultado final, é interessante escolher espécies que se dão bem com a iluminação do local. Uma boa dica é fazer o plantio acompanhando a incidência solar: caso seu jardim vertical esteja na varanda, coloque as plantas que precisam de muita luz solar mais próximas do lado de fora, e as de luz indireta próximas ao interior da casa ou apartamento.

Cores e texturas

técnicas de paisagismo

Para deixar o ambiente harmonioso, uma boa prática é combinar as cores do revestimento com as plantas. O piso Varanda Canela, da linha Lazer, combina muito bem com a área externa

Para quem deseja um ambiente bem harmonioso, uma das melhores técnicas de paisagismo é combinar a paleta de cores do ambiente com as plantas, especialmente os elementos fixos como revestimentos das paredes e dos pisos. É interessante criar um pouco de contraste entre as texturas dos revestimentos e das plantas ou dos vasos.

Já que a textura apresenta uma contraposição, que tal deixar as cores em harmonia? Investir em móveis, tecidos ou detalhes em verde, que combinam com as folhas, cria um efeito único e especial.

Você também pode posicionar alguns objetos decorativos que tenham as tonalidades das flores. Se você tem orquídeas amarelas, por exemplo, pode comprar almofadas dessa cor. Só tome cuidado para não pesar a mão no seu jardim: saiba coordenar as cores sem exagero. Caso você ache necessário, um decorador profissional pode ajudar nessa tarefa.

Móveis para área externa

Um jardim não precisa — e nem deve — abrigar apenas vasos. Na realidade, com as técnicas de paisagismo, a ideia é criar um cantinho onde você possa se acomodar para ler um livro, descansar e relaxar.

Para isso, são necessários alguns móveis na área externa. Faça um projeto e tente adquirir peças que façam com que seu espaço verde seja não só bonito, mas funcional. Isso agrega muita elegância à casa.

Cadeiras, sofás e até redes são interessantes. Chaises redondas fazem grande sucesso entre os decoradores e combinam muito com ambientes exteriores, já que costumam ser feitas de madeira, palha etc. Mesas e bancos podem entrar no pacote.

Mix de plantas

técnicas de paisagismo

Para quem mora em apartamento, uma opção é colocar vasos de diferentes plantas na varanda. Móveis em tons de marrom são elementos perfeitos para esse espaço. Além disso, o piso revestido de Summer Nude e a parede de Cardume Azul, da linha Singular, deixam o ambiente com um toque moderno de decoração

Uma das melhores partes do paisagismo — e o que faz com ele se torne um hobby — é pensar, planejar, criar composições com espécies diferentes e colocar em prática ideias e referências interessantes. Pensando nisso, tente misturar as espécies no seu espaço para criar algo único e que tenha a sua cara.

Começar por composições em vasos é uma boa forma de praticar e experimentar. Essa opção é interessante porque é possível encontrar vasos de todo tamanho e material, permitindo que o suporte se adapte ao objetivo final. Além disso, eles podem ser facilmente mudados de lugar, trazendo mais flexibilidade para seu projeto de paisagismo.

Suculentas são plantas que se adaptam bem quando reunidas no mesmo espaço e os vasos com essa combinação têm um efeito final cheio de personalidade. Se atente ao substrato para mantê-las vivas e saudáveis: o solo para suculentas deve ser preparado com uma mistura de areia de rio com terra adubada,e finalizada com pedriscos, que são essenciais para manter a umidade.

Horta e árvores frutíferas

Já pensou em cozinhar uma refeição com verduras, temperos e frutas colhidos da sua própria horta? Esse sonho pode estar mais próximo do que você imagina! Com o crescimento da tendência de um estilo de vida mais saudável e sustentável, é comum investir no cultivo de vegetais e frutas em casa.

Além de gerar uma grande melhoria na qualidade de vida, investir em uma horta em casa ainda traz cores e texturas especiais para o paisagismo do seu jardim, afinal, canteiros com plantas e árvores frutíferas têm um tipo especial de beleza. Algumas árvores frutíferas de pequeno porte que se dão muito bem com o clima tropical são:

  • amoreira;
  • pitangueira;
  • limoeiro;
  • goiabeira.

Elas podem ser plantadas inicialmente em vasos ou canteiros menores (com, no mínimo, 40 centímetros de diâmetro). Além disso, árvores frutíferas como as citadas precisam de muita luz solar direta, então escolha um bom lugar para elas.

Revestimentos cerâmicos

técnicas de paisagismo

Um belo paisagismo não é formado apenas por plantas. É preciso pensar também no revestimento cerâmico, além dos móveis e demais detalhes da decoração. Uma ótima opção é o piso revestido com Bellini Grigio, que reproduz o granilite

Um belo paisagismo não é formado apenas por uma seleção cuidadosa de plantas, flores e arbustos. Um dos principais elementos do paisagismo de um jardim é o revestimento — o uso de cerâmicas para pisos e paredes, por exemplo. Esses detalhes não podem passar despercebidos durante seu projeto de paisagismo.

Vale buscar tipos de cerâmica que representam pedras naturais, como os revestimentos da linha Pedras Brasileiras; mosaicos para decorar as paredes, que podem ser encontrados na linha Decora Design; e madeira, material reproduzido com qualidade e elegância nos revestimentos das linhas Tropicália e Lenho, da Pointer.

As cerâmicas Pointer trazem sofisticação e modernidade para o jardim, além de oferecer a possibilidade de acrescentar mais personalidade. O único cuidado é optar por cerâmicas com acabamento externo, principalmente para o piso, para evitar manchas e escorregões.

Caminhos em meio aos jardins

Você já deve ter notado, em projetos de paisagismo de jardins, que é comum a técnica de construir caminhos e delimitações entre os canteiros. Esse tipo de decoração é um clássico, e pode ser usado de diversas formas, dependendo do estilo que você busca para o seu jardim.

Caso você queira apostar em um ar mais lúdico e bucólico, pode usar mosaicos e pedras de cores mais claras no piso do jardim, cercando os canteiros de flores e arbustos, por exemplo. Se seu estilo de decoração for mais rústico e moderno, pedras de cores escuras são uma boa opção de revestimento para investir.

Revestimentos cerâmicos são maneiras fáceis de criar um efeito elaborado e sofisticado na construção de caminhos e delimitação de canteiros no seu jardim. Algumas cerâmicas representam mosaicos, por exemplo, ou têm texturas similares ao mármore ou a pedras naturais.

Contar com técnicas de paisagismo para criar um espaço verde em casa é uma ótima saída para, além de apostar na decoração do ambiente, contar com os benefícios que as plantas oferecem. Sendo assim, faça o seu planejamento, pesquise sobre as espécies ideais para o ambiente e opte por outros elementos de decoração para complementar.

Gostou de saber um pouco mais sobre as técnicas de paisagismo? Então continue por dentro de dicas de decoração e confira como usar cerâmica que reproduz pedra na área externa!