Atualmente, as principais tendências de decoração estão muito mais acessíveis a quem não é um profissional da área. Graças à internet, conferir dicas de design e arquitetura é algo que pode fazer parte do nosso dia a dia. Basta acompanhar redes sociais inspiradoras, como o Pinterest, ou mesmo revistas sobre o tema.
Por conta dessa disponibilidade de informações e ideias, muitos itens viraram uma verdadeira febre. Os pallets, por exemplo, são um claro efeito disso. Mas agora o foco está em outro elemento adotado pelos decoradores mais modernos e descolados: o tambor decorativo.
Você sabe o que é o tambor decorativo? Quer aprender a usá-lo em sua casa e deixá-la ainda mais atual e cheia de personalidade? É isso que você encontrará em nosso conteúdo de hoje. Confira!
Afinal, o que é um tambor decorativo?
Muito visado por quem se inspira e se atualiza com frequência em relação à decoração, esse item é o que parece ser: um tambor, realmente, mas que tem grande potencial quando “reciclado” e levado para dentro de casa.
Geralmente, ele é feito de latão ou ferro, e é utilizado em empresas como lixeira ou como recipiente para armazenamento de líquidos, entre outras utilidades. É uma peça bem comum em lojas grandes e depósitos.
Onde posso encontrar um?
Como esta é uma peça que está em destaque, é bem fácil achar o tambor à venda. No entanto, você pode encontrá-lo sujo e usado ou já decorado. Cabe a você decidir o que deseja fazer: comprar um pronto ou reformar e personalizar o seu.
A personalização é interessante para quem está com o orçamento mais apertado. Além disso, o tambor ficará muito mais com a sua cara, certo? Porém, para quem não quer ter muito trabalho, comprar pronto é uma excelente solução.
Busque por esse item na Internet, em lojas de decoração ou de construção. Você pode também procurar em depósitos ou grandes lojas — quem sabe eles não têm um dando sopa e podem doar para você?
Como personalizar o tambor decorativo?
A personalização é um processo DIY que vai de cada um: a dica aqui é procurar por referências na internet. Você com certeza encontrará vários tutoriais para todos os gostos. Feito isso, basta partir para a limpeza e higienização (caso consiga um usado).
Depois, vale tudo: pintar, colar adereços, fazer desenhos, aplicar adesivos, lixar e deixá-lo fosco… Cabe a você decidir o que deseja fazer com o seu tambor.
Para quem quer uma peça mais elegante, pintar de uma cor só é uma boa alternativa. O preto, por exemplo, é simples e charmoso. Você também pode escolher vários tons, criando uma paleta de cores mais discreta.
Onde colocá-lo em minha casa?
O tambor decorativo tem uma série de finalidades. Para descobrir o melhor cantinho para a sua peça, é preciso que você entenda as necessidades de sua casa. E, claro, deve adquirir um item que combine com o resto de sua decoração e esteja em harmonia com o ambiente.
Veja algumas boas opções a seguir:
- criado mudo: basta posicionar o tambor ao lado de sua cama. Lembre-se, no entanto, que ela deve ser mais alta para que não fique destoante. Isso dará um toque incrível ao seu cantinho de leitura;
- luminária: dependurando o tambor decorativo no teto, você adquire uma iluminação de ambientes no estilo industrial. Mas tenha em mente que essa é uma ideia moderna e, acima de tudo, bem ousada;
- mesa de canto: que tal usar seu tambor personalizado como apoio na sala, por exemplo? Ele pode ser um excelente complemento para o bar, acolhendo suas garrafas de bebida;
- base de mesa: caso você não queira que a peça seja a mesa em si, pode também transformá-la na base do móvel. Tampos de vidro ou madeira combinam muito bem com o latão dos tambores, criando um ambiente rústico e charmoso.
Já está desejando um tambor decorativo em sua casa? Pois siga já as nossas dicas e encante-se com o resultado final: um local ainda mais elegante, mas sem perder a contemporaneidade.
E se você gostou do conteúdo, não deixe de compartilhar em suas redes sociais e mostrar aos seus amigos!