Descubra como fabricamos o Supercerâmico Pointer

O Supercerâmico Pointer é uma nova categoria de revestimento cerâmico, criada de forma inovadora pela Pointer. Mescla as características técnicas e estéticas dos porcelanatos e a sustentabilidade e o custo-benefício das cerâmicas tradicionais. Assim, oferecemos um design mais atraente, sustentável e acessível. 

Isso só é possível graças ao processo de fabricação exclusivo da Pointer, que desenvolve um revestimento de qualidade superior e ajuda a transformar as casas dos brasileiros. Quer entender melhor? Siga com a gente!

O que é o Supercerâmico Pointer?

O Supercerâmico é uma categoria de revestimento que se posiciona entre a cerâmica e o porcelanato. Ou seja, é um produto que conta com características que o diferenciam das cerâmicas e o aproximam dos porcelanatos. Entre elas:

O Supercerâmico alia as características técnicas e estéticas do porcelanato e o custo acessível e a sustentabilidade das cerâmicas tradicionais. Na imagem, o showroom da Pointer, com seus principais Supercerâmicos

A fábrica Pointer e a sustentabilidade

A sustentabilidade é uma preocupação bem presente na fábrica da Pointer. Localizada em Marechal Deodoro (AL), ela é considerada a mais sustentável da sua categoria na América Latina.

Primeiramente, a argila usada como matéria-prima para a produção de revestimentos cerâmicos é extraída de camadas superficiais durante o processo de mineração. Isso possibilita a recuperação posterior da área.

A gestão de resíduos da Pointer permite que os cacos sejam reciclados dentro ou fora da sua fábrica, o que reduz o impacto ambiental

Além disso, a Pointer investe em várias outras ações capazes de tornar o processo produtivo mais sustentável, como:

  • recuperação ambiental das jazidas onde é realizada a extração da argila;
  • uso de energia solar por meio de placas fotovoltaicas;
  • utilização exclusiva de gás natural nos processos térmicos, que também é uma fonte de energia limpa;
  • gestão dos resíduos (cacos). Esse material é reciclado interna ou externamente.

A sustentabilidade é uma preocupação e um diferencial da Pointer. Ela abrange diferentes pontos, especialmente o uso da energia limpa. Por exemplo, com esse jardim de placas fotovoltaicas que usam a luz solar para gerar energia elétrica

Outro ponto importante a destacar em termos de sustentabilidade é o tipo de produção adotado na Pointer: a via seca. Essa fabricação elimina a necessidade de água no processo de moagem. Assim, a água é usada apenas nas etapas de esmaltação e polimento, o que gera uma importante economia desse recurso.

Ainda em termos de sustentabilidade, não podemos deixar de mencionar a origem das matérias-primas usadas pela Pointer. Todas ficam cerca de 100 km de distância da fábrica, o que também ajuda a minimizar o impacto ambiental causado pelo transporte.

As etapas de produção do Supercerâmico Pointer

Para que o Supercerâmico Pointer chegue até a casa dos brasileiros, existe uma série de etapas que nossas equipes cumprem, desde a criação das linhas até a produção propriamente dita do revestimento. Vamos ver cada uma delas em detalhes?

Processo criativo

Tudo começa com o processo criativo. Essa etapa acontece no laboratório de design da Pointer. Ela é muito importante para nós, já que buscamos oferecer Supercerâmicos autênticos, com perfeição nos detalhes e alinhamento às tendências.

Um dos cuidados da Pointer é desenvolver várias faces para os produtos, garantindo, assim, um resultado bastante natural para as peças que reproduzem mármore, pedras e madeiras, já que esses materiais apresentam uma grande variação na natureza.

Tudo começa no laboratório de design, onde as linhas são pensadas e trabalhadas de acordo com as exigências dos consumidores e as principais tendências

Outro ponto importante durante o processo criativo é compreender a fundo o que o consumidor deseja. Por isso, a Pointer investe em pesquisas e clínicas de produtos com os arquitetos e a equipe comercial.

Além disso, a marca realiza parcerias com importantes nomes do design brasileiro, o que soma bastante ao processo criativo.

Fabricação

Depois que o design é definido, ele precisa ganhar vida, o que acontece na fábrica da Pointer.

A primeira etapa do processo é a moagem, em que é feita a mistura da argila e dos minerais. Na sequência, essa massa passa pela prensa, onde ganha o formato da peça — no caso da Pointer, os grandes formatos do Supercerâmico.

A partir de então, a peça entra na linha de produção e passa pela impressora digital, chamada de Inkjet, que é responsável por fazer a decoração na superfície. Essa é uma tecnologia de ponta, capaz de garantir o design diferenciado do Supercerâmico.

Linha de produção da Pointer com a Inkjet, maquinário de altíssima tecnologia que fica em uma sala resfriada, garantindo a qualidade de impressão dos Supercerâmicos

A próxima etapa é o forno. A fábrica da Pointer conta com fornos enormes, com mais de 200 metros de comprimento. Durante a queima, o Supercerâmico ganha ainda mais resistência.

Os fornos da Pointer funcionam a gás natural e contam com 200 metros de comprimento, garantindo uma queima mais ágil e eficiente

Saindo do forno, a peça passa, então, pela retífica, que garante que as bordas dos Supercerâmicos fiquem retinhas.

Por fim, a peça cerâmica passa pela polidora. Esse é o local onde ela adquire o seu brilho característico. Antes, esse efeito espelhado era possível apenas nos porcelanatos. Então, a Pointer inovou, trazendo essa alternativa aos Supercerâmicos.

O controle de qualidade na Pointer é feito com o sistema Qualitron

Depois que a peça é finalizada, ela ainda passa pelo controle de qualidade. O padrão do Supercerâmico Pointer é garantido pelo sistema Qualitron, que faz a inspeção e consegue detectar defeitos imperceptíveis a olho nu.

Tecnologia

Além da sustentabilidade, outro diferencial da fábrica da Pointer é a tecnologia, com etapas automatizadas e robôs realizando o transporte e a inspeção das peças.

O resultado é um processo produtivo mais eficaz, com menos perdas e produtos melhores, o que significa mais durabilidade e segurança.

Diferenciais

A fábrica da Pointer conta com alguns diferenciais importantes ao longo do seu processo produtivo de Supercerâmicos, que são:

  • a prensa para grandes formatos;
  • a impressora digital Inkjet;
  • a polidora;
  • a retífica.

Não são todas as indústrias cerâmicas via seca que contam com esses equipamentos de ponta. É por isso que o produto produzido pela Pointer se enquadra em uma categoria nova e diferenciada, que é a dos Supercerâmicos.

A fábrica da Pointer conta com tecnologia de ponta, que é um dos diferenciais dos seus Supercerâmicos

Como você viu, o Supercerâmico Pointer é uma inovação e uma evolução da cerâmica comum. Ele alia as características técnicas e de design do porcelanato e a sustentabilidade e o custo-benefício das cerâmicas.

Essa é uma exclusividade da Pointer no Brasil, uma marca preocupada em oferecer revestimentos bonitos, diversificados e duráveis para transformar a sua casa.

Gostou de saber mais sobre o Supercerâmico? Aproveite para assistir ao vídeo em que nosso arquiteto parceiro Maurício Arruda visita a fábrica da Pointer e ver mais detalhes sobre o nosso processo produtivo.