Encontrar um sofá para sala pequena pode ser um desafio. Afinal, esse móvel serve para nos deixar bem confortáveis e à vontade, e se ele for tão apertado quanto o próprio cômodo, dificilmente cumprirá essa função!
A boa notícia é que, se você seguir as nossas dicas, com certeza vai achar o sofá dos sonhos que caiba na sua sala. Quer ver? Acompanhe e saiba como solucionar a falta de espaço na hora de escolher esse móvel
1. Anote as medidas da sua sala
O primeiro passo é registrar com cuidado as medidas exatas do local onde o sofá vai ser colocado, anotando também detalhes como a posição e altura dos outros móveis, janelas e portas.
Dessa forma, é possível calcular o tamanho máximo que o sofá pode ter sem atrapalhar a circulação na sala e o uso dos outros espaços, como poltronas, cadeiras e mesas.
Além disso, se perceber que a área disponível é pequena demais, você pode considerar remanejar a posição dos outros móveis a fim de ceder mais espaço ao seu novo sofá.
2. Conheça os sofás extensíveis e modulares
Essas são duas excelentes opções para quem está buscando um sofá para sala pequena, já que permitem adaptabilidade às dimensões do cômodo. Mas cada um tem suas peculiaridades e vantagens.
Os extensíveis têm assentos móveis, que podem ser recolhidos e esticados a fim de deixar o sofá mais compacto ou espaçoso, dependendo da ocasião.
Os modulares, por outro lado, são montados por partes independentes, que podem ser redispostas rapidamente e posicionadas em ângulo para caber melhor, conforme necessário.
Os primeiros são perfeitos para quem quer um sofá prático no dia a dia, mas não dispensa o conforto máximo ao ver TV no final de semana. Já os segundos são a solução ideal para caber em qualquer canto, podendo ficar retos, em “L” ou em “V”, por exemplo.
3. Considere adquirir um sofá-cama
Outra alternativa especialmente prática para a sala de TV ou escritório são os sofás-camas. Com eles, você ganha um espaço extra para acomodar eventuais hóspedes na sua casa ou mesmo para assistir aos seus filmes preferidos deitado, com todo conforto.
A desvantagem é que, quando estão no posicionamento de sofá, esses móveis costumam não ser tão cômodos quanto outros. Mas há exceções! Por isso, pesquise bem a fim de encontrar a melhor opção.
4. Fuja das cores muito escuras
Um dos melhores truques para fazer um cômodo pequeno parecer mais amplo é deixá-lo claro e bem-iluminado, sabia? Por esse motivo, nossa última dica é que você evite as paletas de cores muito sombrias no seu sofá, pois elas podem fazer com que a sala fique escura e, consequentemente, aumentar a sensação de falta de espaço.
Se estiver receoso de que o tecido acabe se sujando muito facilmente ou mesmo manchando, avalie a possibilidade de adquirir uma peça de couro (natural ou sintético), ou de impermeabilizar o estofado. Assim você perde o medo ao beber ou comer ali enquanto vê TV ou recebe as visitas — e ainda garante que o móvel dure mais!
Por último, não se esqueça de combinar o tecido do sofá com o restante dos revestimentos da sala. Esse é outro ponto essencial na decoração de espaços pequenos, porque quanto mais harmônio o ambiente, mais aconchegante e agradável ele fica.
Gostou das nossas dicas de como escolher um sofá para sala pequena? Então você vai adorar seguir a gente no Facebook e no Instagram. Clique nos links, curta nosso perfil e continue de olho nas novidades!
Ver comentários (2)
Amei! Era o que eu procurava, muito obrigada
Olá!
Que bom que gostou!!!
Continue nos acompanhando!
Abraços,
Equipe Pointer