Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Saiba como aproveitar os móveis antigos em uma decoração moderna

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Quando surge aquela vontade de mudar o estilo de um cômodo ou adicionar um detalhe de personalidade à casa, muitos recorrem a novas peças de mobiliário e decoração. Mas você já pensou o que pode fazer com seus móveis antigos? Indo além da estética, esses móveis carregam histórias e valores sentimentais, e podem dar nova vida ao seu lar sem gastar muito.

Com uma boa reforma, seus móveis antigos podem ser renovados e até virar peças de destaque. Então confira aqui algumas dicas sobre como aproveitar o mobiliário que já faz parte da sua família.

Escolha as peças certas

Dependendo do estilo de decoração e da personalidade do cômodo, muitas vezes é mais interessante utilizar móveis usados reformados do que comprar outros novos. O aproveitamento de peças antigas é o que chamamos de vintage, quando passam a fazer parte de uma decoração moderna.

Para decorar sua casa, escolha aquelas peças com características únicas. Alguns móveis trazem consigo a presença da década em que foram fabricados, com traços peculiares que remetem diretamente à época. Itens das décadas de 50, 60 e 70 fazem muito sucesso entre decoradores e arquitetos e são muito utilizados atualmente.

Mude a cor do móvel

Embora com traços peculiares e datados, seu móvel pode ganhar um ar mais atual e moderno com uma nova pintura. Para isso, escolha cores alegres e que se destacam, como azul tiffany, amarelo ou vermelho. Peças antigas com cores vibrantes ganham destaque no ambiente e trazem contemporaneidade à decoração quando combinadas com itens mais modernos.

Mas é preciso tomar alguns cuidados para pintar seu móvel. Limpe bem a peça com uma mistura de água e álcool em um pano macio e cubra as imperfeições com massa corrida. Você pode usar tinta ou revestir a superfície com materiais como papel contact e tecidos. Também podem ser feitas diversas técnicas de pintura, como pátina ou estêncil sobre um fundo liso. Escolha seu estilo e personalize!

Misture estilos e épocas

A decoração, hoje em dia, é muito mais democrática e permite a mistura de estilos em um mesmo cômodo. Aproveite para criar um espaço único e de personalidade.

Escolha uma peça antiga para ser o destaque da decoração, como uma mesa de jantar, um sofá ou uma cômoda, feita de material como madeira e com traços curvos. Depois, componha o restante do ambiente com peças modernas e contemporâneas, com design reto. Você também pode fazer o contrário, decorando com diversos móveis antigos e utilizando uma peça bem moderna como destaque.

Não importa quantos estilos diferentes sejam misturados, o importante é que haja harmonia entre eles. Para isso, escolha peças feitas com um material em comum ou com formatos que se assemelham. Assim, a unidade das peças garante que a decoração funcione, como se fossem todas de um único estilo.

Modifique a função da peça

Outro modo de dar um ar mais moderno a uma peça antiga é mudar a sua função. Que tal usar uma cristaleira como uma estante de livros? Ou uma penteadeira como bar? Ou, ainda, a base de uma máquina de costura para colocar o cooktop? Basta ter criatividade e observar seus objetos de um novo ângulo. A mistura inusitada de funções garante o destaque que a peça merece e também pode deixar o cômodo mais descontraído.

Utilize objetos de decoração

Além de móveis antigos, você pode utilizar objetos que remetam a outras épocas para complementar a decoração. Coloque baús antigos como centro de mesa, ou molduras envelhecidas nos espelhos. Adicionar um objeto vintage ou retrô, como telefones, relógios e porcelanas, ajuda a unificar a mistura de estilos e a tornar o ambiente mais agradável aos olhos.

Como é possível observar, móveis antigos trazem personalidade aos ambientes e são muito versáteis. Da mesma forma, é possível economizar utilizando o mobiliário já presente e trazendo um valor sentimental e nostálgico à decoração.

Agora que você já sabe como aproveitar aquela peça antiga e renovar o ambiente, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de outras dicas e novidades.

Imagem: Divulgação