Revestimento para calçada: o que você precisa saber
Dicas PointerA parte externa também é essencial para a harmonia visual da residência. Portanto, um bom revestimento para calçada vai deixar a sua casa ainda mais bonita. A questão, porém, é que um bom piso não preza apenas pela beleza, mas também pela segurança dos passantes.
Por ser uma área pública, é preciso pensar na proteção das inúmeras pessoas que andam por ali diariamente. Mas se você ainda tem dúvidas, não se preocupe.
Qual a diferença entre calçada e passeio?

O passeio é uma parte, mas não sinônimo de calçada (foto: Josh Wilburne)
Embora calçada e passeio sejam usados como sinônimos, o primeiro é uma parte da via pública mais complexa. Parece sem sentido, mas há até determinações prescritas em lei para que você não se confunda.
A calçada é a parte da via pública voltada para a circulação de pedestres. Pode incluir piso para pedestres, rampas, faixas de serviço (como árvores, postes, lixeiras e bancos) e faixa de acesso aos imóveis. Normalmente, sua manutenção é de responsabilidade do proprietário do imóvel lindeiro, embora pertença ao poder público.
Já o passeio, segundo o Código de Trânsito Brasileiro — CTB, art. 3º, inciso V, é parte da calçada ou da pista de rolamento, destinada exclusivamente à circulação de pedestres e, excepcionalmente, de ciclistas. Resumindo, é aquela parte livre, que não conta nem com postes, nem com árvores.
Como escolher o revestimento para calçada ideal?
Como visto, a calçada é de responsabilidade do morador. Portanto, você precisa entender como zelar por essa parte externa da casa.
Na hora de escolher o revestimento para calçada, alguns aspectos são imprescindíveis. Veja:
Acabamento

Com acabamento externo, Sambaqui, da linha Lazer, serve tanto como revestimento para calçada quanto para borda de piscina
Quando falamos de cerâmica, o revestimento para calçada ideal tem acabamento externo, também chamado de EXT. Feito especialmente para áreas externas, oferece coeficiente de atrito acima de 0,4, como definido pela NBR 16919/2020. Esse valor é essencial para ambientes molhados ou molháveis, como a área externa.
Embora nivelada, a superfície EXT é áspera para evitar quedas. Portanto, não é a escolha adequada para ambientes internos. Além disso, é muito mais resistente a agentes externos e, principalmente, aguenta alta circulação de pedestres.
Qualidade do revestimento
O revestimento cerâmico recebe três tipos de classificação com relação à qualidade: A, B e C. A categoria A é a mais alta, ou seja, oferece o melhor com relação à durabilidade, resistência, acabamento e beleza.
Embora a categoria A envolva um investimento maior, é também a categoria que oferece o melhor custo-benefícios. Num revestimento para calçada, é essencial prezar pela qualidade. Afinal, essa área tem uma alta quantidade de usuários e, além disso, quanto mais resistente o piso for, mais proteção oferecerá à calçada.
Nivelamento

Boulevard Street, da linha Lazer, suporta a circulação de pessoas e veículos leves, como a bicicleta
Um dos aspectos importantes de um bom revestimento para calçada é oferecer segurança ao passante. É preciso que idosos e pessoas com mobilidade reduzida consigam caminhar sem empecilhos. Afinal, aquela parte foi construída para que qualquer pessoa ande livremente. Portanto, o piso deve ser uniforme e nivelado.
Acessibilidade
A NBR 9050 é uma norma da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que trata da acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, incluindo calçadas. Para garantir a acessibilidade, seu texto traz algumas especificações:
- priorize uma superfície regular, firme, estável e antiderrapante, mesmo quando molhada;
- se possível, use piso tátil direcional e de alerta para orientar pessoas com deficiência visual;
- mantenha o passeio com, no mínimo, 1,20 m de largura;
- evite desníveis, buracos e rejuntes largos.
Condições climáticas
Pode não parecer, mas o clima influencia bastante na escolha de um bom revestimento para calçada. Pense: quantas vezes você já esteve parado numa calçada de asfalto e sentiu seus pés queimando, mesmo estando de sapato? Esse problema é comum no Brasil, um país quente e com alta incidência de radiação solar.
A física pode ajudar nesse aspecto. Cores claras refletem a luz solar, o que permite que o piso não esquente tanto. Portanto, prefira revestimento em tonalidades mais suaves, como areia e o cinza, que oferecem mais conforto térmico. Evite branco, que além de muito claro, apresenta um aspecto sujo com facilidade.
Já em regiões chuvosas, escolha materiais com boa drenagem e coeficiente de atrito adequado, como os de acabamento externo.
Estética

Avelana Castanho, da linha Mediterrânea, combina com diferentes estilos de casa
O revestimento para calçada também deve ser bonito e, principalmente, combinar com a residência. Pense em uma superfície que converse com o local onde você mora, ou seja, que tenha a ver com a estética local. Assim, o resultado será mais harmonioso.
Pense que o revestimento para calçada deve combinar com:
- o mobiliário urbano (bancos, jardineiras, postes);
- o paisagismo do entorno;
- a fachada do imóvel.
Como instalar um revestimento cerâmico na calçada?
Veja o que é essencial para instalar seu piso externo:
Separe materiais e ferramentas
Você vai precisar de:
- argamassa colante tipo ACIII (resistente a intempéries);
- impermeabilizante (opcional, mas recomendado);
- placas cerâmicas com superfície externa;
- rejunte flexível para áreas externas;
- niveladores e espaçadores.
Também é preciso separar as ferramentas:
- esponja, balde e pano limpo;
- desempenadeira dentada;
- cortador de cerâmica;
- colher de pedreiro;
- régua e nível.
Prepare a base
A base deve ser firme, limpa, seca e nivelada. Antes de fazer qualquer aplicação na superfície, retire poeira, gordura, restos de tinta ou argamassa solta. Se houver fissuras, corrija com argamassa de regularização.
Por fim, verifique a inclinação mínima de 1% a 2% para o escoamento da água em direção à rua.
Impermeabilize
Spark Grey, da linha Spark, reproduz o terrazzo veneziano na sua calçada
Embora não seja uma etapa obrigatória, aplicar uma camada impermeabilizante sobre o contrapiso evita infiltrações e destacamentos da cerâmica.
Aplique a argamassa
Prepare a argamassa colante ACIII conforme as instruções do fabricante. Depois, aplique com desempenadeira dentada em áreas de até 1 m² por vez. Faça o duplo espalhamento, ou seja, aplique argamassa no chão e também no verso da placa para aumentar a aderência do produto.
Assente as placas
Posicione as placas com leve pressão e movimentos de vaivém. Para garantir juntas regulares, utilize espaçadores de 3 a 5 mm. Verifique o nivelamento constante com régua e nível de bolha.
Por fim, mantenha juntas de dilatação (a cada 3 m ou nas bordas) para evitar trincas.
Deixe secar

Spark Black, da linha Spark, traz um ar contemporâneo para a calçada
Sim, é difícil não pisar numa calçada — principalmente se ela estiver na frente da sua casa. Mas para que o revestimento seque direitinho, espere no mínimo 72 horas antes de dar os primeiros passos sobre ele. Se possível, coloque alguma cobertura para evitar o contato com chuva ou exposição intensa ao sol durante a cura.
Rejunte
Após a cura da argamassa, aplique rejunte flexível, que oferece melhor resistência a dilatações e intempéries. Utilize esponja úmida para retirar o excesso. A secagem completa costuma durar 24 horas.
Limpeza final
Após a secagem total, limpe a superfície com pano úmido. Para não causar nenhum problema na superfície, evite produtos ácidos nas primeiras semanas.
Como visto, o revestimento para calçada tem características muito específicas, próprias para alto tráfego e circulação intensa de pessoas. Para saber como manter essa área sempre nova, veja como fazer a manutenção de pisos externos.
(Capa: Charles Parker)
