Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
revestimento para banheiro

Qual o tipo de revestimento mais adequado para banheiro?

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Escolher o melhor revestimento para o banheiro é muito fácil: a cerâmica. Apesar da grande variedade de materiais existentes no mercado, apenas o revestimento cerâmico possui as características ideais para esse espaço da casa. Com seu design democrático, a Pointer oferece excelentes opções, encaixando-se em qualquer estilo ou gosto, tanto para o piso, quanto para as paredes.

Por se tratar de uma área molhada, é preciso atenção para evitar acúmulo de água. Caso contrário, ocorrerão infiltrações e até mesmo problemas estruturais. Aqui surge uma das principais vantagens da cerâmica para o banheiro: o revestimento é impermeável. O esmalte causa o que chamamos de superfície vitrificada, zero porosa.

Outras vantagens

banheiro elegante com Avelana Castanho no piso e Crema Imperial nas paredes

Decoração diferenciada com a representação de madeira Avelana Castanho no piso e do mármore Crema Imperial nas paredes, todos cerâmicas fáceis de limpar

Com uma superfície extremamente lisa e sem porosidade, a cerâmica pode ser limpa com muita facilidade diversas vezes ao dia, caso necessário, sem danificar as peças ou modificar suas características. Além disso, aceita a utilização de produtos convencionais encontrados em uma casa, como detergente, água sanitária, saponáceos e álcool.  

Outro diferencial é a manutenção zero. Fácil de assentar, as peças dificilmente se danificam, mesmo após muitos anos. Cerâmica de qualidade superior da Pointer, o Supercerâmico suporta até 4 toneladas por m², por exemplo, oferecendo alta resistência a impacto, riscos, rupturas e desgaste. O mesmo não ocorre com outros revestimentos que exigem um cuidado constante, tanto com a aplicação de produtos especiais, quanto com a substituição de peças danificadas.

Comparações

banheiro com revestimento cerâmico Bianco Gioia da Pointer

Banheiro elegante todo revestido com Bianco Gioia, uma das representações de mármore da linha Clássica

Mas por que outros materiais podem ter aplicação dificultada no banheiro? Isso ocorre por conta das características da própria matéria-prima. A madeira natural, por exemplo, exige muita manutenção em ambientes molhados, perdendo o brilho e a aparência original rapidamente. E mesmo com cuidado redobrado ela pode apodrecer em contato com a água. Nem pensar em utilizar piso vinílico em um banheiro. Esse produto pode descolar com muita facilidade quando molhado.

Por sua vez, mármores e pedras naturais têm preço elevado. Portanto, são mais aplicados em bancadas e soleiras. Além disso, são materiais porosos. Esteticamente, nada de errado com isso. Entretanto, esses pequenos furinhos não permitem uma limpeza 100% perfeita. Resultado: mesmo com muito esforço durante a faxina, é possível que microrganismos nocivos ao ser humano fiquem “escondidos” nesses espaços, causando problemas para a saúde.  

Acabamento

espaço com torneira e um banco

Grid Fall na parede e Zeppelin Fall no piso, ambos com acabamento mate, indicado para o banheiro

Independentemente da estampa, o revestimento para banheiro deve respeitar uma regra básica. Por se tratar de uma área molhada, a peça utilizada no piso precisa ser menos escorregadia, prevenindo contra possíveis quedas. Em banheiros, recomenda-se trabalhar com o acabamento MATE. Por ser fosco, é ideal para representar materiais como pedra, madeira e cimento.

Apesar de ser indicado para pisos de áreas molhadas, nada impede optar pelo acabamento MATE também para revestir as paredes do banheiro. É apenas uma questão de gosto. Os concretos da nova linha Zeppelin, por exemplo, encaixam-se em diferentes propostas. Mas, como nas paredes as peças não precisam ser antiderrapantes, as cerâmicas nesse caso podem possuir também acabamento BR ou POL, inclusive com relevo, acrescentando assim um elemento especial na decoração do espaço.

Dicas

Por falar em paredes, é muito importante revestir ao menos as paredes do banheiro que ficam em contato constante com a água. Quem nunca viu uma superfície pintada descascando ou com bolor? A umidade e o vapor característicos desse ambiente danificam facilmente uma área apenas pintada.

Além de deixar o banheiro visivelmente mais agradável, a cerâmica protege as paredes e, consequentemente, preserva a saúde. Isso porque não acumula microrganismos. A higienização é feita apenas com um pano úmido. Já para remover fungos de uma superfície com tinta é preciso lavar a região com cloro concentrado, que possui um cheiro forte característico e pode provocar mal-estar.

É sempre interessante reduzir ao máximo as linhas de rejunte, especialmente em um local úmido como o banheiro. Enquanto a cerâmica é impermeável, o rejunte não é. Então, se couber no orçamento, vale investir nos Supercerâmicos. As bordas retificadas das peças permitem trabalhar com uma linha de rejunte mínima, com apenas 1,5mm. Por sua vez, os grandes formatos exigem uma quantidade menor de recortes.

Possibilidades

banheiro com revestimentos da linha Zeppelin da Pointer

Coringa na decoração, o Supercerâmico Zeppelin Gray realça o degradê do Vitória Gris Ombre

Muito mais do que apenas apresentar vantagens técnicas, os revestimentos cerâmicos compõem a decoração do ambiente. Em algumas ocasiões, são até mesmo o elemento principal. Forte tendência, as peças com relevo 3D conseguem promover a ilusão de ótica e criar profundidade, potencializando o poder decorativo da superfície. Relevo em capitonê com coloração em degradê, o Vitória Gris Ombre, da linha Decora Design, facilita ilustrar essa proposta. Enquanto algumas peças desse lançamento da Coleção Pointer 2020 são apenas cinzas, outras têm uma transição de preto para cinza.

Diversos outros produtos também oferecem um enorme potencial decorativo, seja para quem prefere um estilo mais clássico, ou para os mais ousados. Entre os inúmeros destaques estão: Statuarietto, Bianco Gioia – ambos da linha Clássica – e as peças Grid, da nova linha Zeppelin.

projeto com produtos Pointer nas paredes e chão

Com Zeppelin Gray no piso, projeto revestiu apenas uma parede com Grid Sky, criando um destaque interessante

Veja como é possível criar um ambiente charmoso e atrativo sem precisar abusar de cores vibrantes ou estampas. Até mesmo a bancada branca neutra encontra destaque nessa decoração, que trabalha com o Grid Sky na parede com o espelho e o Zeppelin Gray no piso. Duas peças coringas que se encaixam em diferentes propostas.

banheiro com revestimento cerâmico que representa madeira na parede e mármore no chão

Representações de madeira e mármore em um banheiro elegante com Ibérica Natural na parede e Statuarietto no piso

Para quem não abre mão de contar com o visual da madeira mesmo em um banheiro, uma ótima opção é trabalhar com as cerâmicas que representam essa matéria-prima. Ao invés de utilizar as tábuas no chão, uma forma criativa é montar um painel em uma parede, como nessa imagem com o Ibérica Natural. Já para piso, as cerâmicas que representam os mármores formam uma combinação perfeita. Nessa imagem, o Supercerâmico Statuarietto, da linha Clássica.

projeto banheiro coleção Pointer

O estampado Blossom Beach em parceria com o Zeppelin Beige em um banheiro com tons terrosos

Misturar cores quentes com superfícies estampadas também é uma forma criativa para decorar o banheiro. Os tons terrosos trabalhados nesse banheiro formam uma combinação perfeita para criar um ambiente relaxante, que mistura a estampa delicada do Blossom Beach, da linha Decora Design, com o Zeppelin Beige, no piso.

Com tantas opções e benefícios ficou fácil comprovar que a cerâmica é a melhor opção quando o assunto é revestimento para banheiro. Para saber mais informações sobre os nossos produtos, acesse o site da Pointer. Em nosso blog você também encontra mais conteúdo sobre decoração e revestimentos.