A cerâmica é uma aliada incrível na hora de renovar o visual de qualquer ambiente. Embora ela seja muito resistente, caso alguns cuidados não sejam tomados, você acabará tendo de lidar com os riscos. E aí, sempre surge a dúvida: afinal, como remover riscos dos revestimentos cerâmicos?
É importante ressaltar que existem alguns riscos que não podem ser retirados. São aqueles mais profundos. Porém, se os riscos forem superficiais, algumas dicas de limpeza podem ajudar.
Está sofrendo com essa questão e não sabe como remover riscos da sua cerâmica? Veja as dicas e orientações que separamos!
Remover riscos da cerâmica não é uma das tarefas mais simples. Por isso é preciso cuidado e atenção com o revestimento
O que causa riscos na cerâmica?
Existem vários motivos que podem levar a cerâmica a ficar riscada. Os principais são:
- poeira e resíduos ainda no momento da obra;
- queda de objetos, que também costumam acontecer na obra;
- materiais ou móveis arrastados sobre o piso sem cuidado;
- areia dos calçados.
É importante frisar que, de todos, a areia é o principal inimigo. E o mais fácil de acontecer no dia a dia, especialmente para quem vive em cidades litorâneas. Se esse é o seu caso, vale a pena optar por uma cerâmica que seja mais resistente. Por exemplo, as com acabamento EXT e mate.
Os produtos brilhantes e polidos, embora tenham uma beleza incrível, devido a camada de brilho podem acabar riscando com mais facilidade.
Como remover riscos de revestimentos cerâmicos?
Como dissemos, riscos profundos não podem ser tirados. Mas se o seu piso cerâmico está sofrendo com arranhões superficiais, existem alguns truques para remover riscos que podem ajudar.
Saponáceo cremoso
O saponáceo cremoso (CIF) é um potente aliado na limpeza dos revestimentos cerâmicos. Ele consegue remover riscos e manchas superficiais.
Para fazer a aplicação é fácil. O produto deve ser diluído em água (1 parte de saponáceo para 9 partes de água). Depois, é só aplicar com uma flanela ou esponja macia, realizando movimentos circulares. Finalize com água e seque bem a superfície com um pano limpo e seco. Assim não ficarão manchas.
Antes de aplicar o saponáceo, não se esqueça de retirar a poeira com uma vassoura de cerdas macias. E lembre-se de sempre usar o saponáceo cremoso para remover riscos. Afinal, o produto em pó é mais agressivo e pode piorar a situação.
Algumas técnicas de limpeza podem ser usadas para remover riscos superficiais na cerâmica
Detergente ou Veja Cloro Ativo
Para remover riscos e arranhões bem leves, o detergente neutro pode ajudar. O processo de limpeza é igual ao do item anterior. Comece retirando a poeira com uma vassoura de cerdas macias e depois aplique o detergente diluído em água em um pano ou esponja macia. Esfregue, enxague e seque.
No caso de sujeiras um pouco mais impregnadas, ou remover riscos um pouco mais difíceis que o detergente não consiga resolver, é possível usar Veja Cloro Ativo. Ele também deve ser diluído (1 parte do produto para 10 partes de água). Sempre use a versão neutra do produto.
Vinagre para remover riscos
Se você prefere uma alternativa mais natural, o vinagre de álcool é uma possibilidade. Ele é um ácido orgânico eficiente na limpeza e que não causa danos ao acabamento da cerâmica, indicado para remover riscos mais leves e arranhões superficiais.
O vinagre também deve ser aplicado diluído e a limpeza deve ser feita da mesma forma dos produtos anteriores.
O que não usar?
Durante a limpeza para remover riscos, muitas pessoas se aventuram em dicas na internet e acabam piorando a situação e manchando de forma irreversível a cerâmica.
Para isso não acontecer, é importante evitar alguns itens como:
- limão com bicarbonato;
- ácido muriático (que pode deixar a cerâmica fosca e porosa, mais suscetível a riscos); e,
- palha de aço (é abrasiva e pode causar mais riscos ainda).
Como evitar os riscos na sua cerâmica?
Como é difícil remover riscos, a dica é sempre tentar evitá-los. E algumas medidas simples ajudam bastante nisso. Veja as principais.
Com os cuidados certos, sua cerâmica ficará bonita por muito tempo e livre dos riscos. Na imagem, Nirvana, da linha Graphic
Remover partículas antes da limpeza
Grãos de areia, pedriscos e até partículas minúsculas de poeira são capazes de danificar a cerâmica, seja ao arrastar móveis ou mesmo no atrito com os pés das pessoas. Por isso, é importante remover esses materiais do piso e da parede antes de realizar a limpeza com água.
Nos pisos, o ideal é utilizar um aspirador de pó ou vassoura com cerdas macias, tomando cuidado com os cantinhos que costumam acumular resíduos.
Nas paredes, você pode fazer uso de flanelas secas ou panos com fibras macias que permitam retirar resquícios de poeira grudados no revestimento.
Esse cuidado com a limpeza seca é importante para evitar atritos que causam os arranhões nas peças. Em seguida, você já pode seguir com a rotina normal de limpeza para manter a casa perfumada e a cerâmica protegida.
Colocar feltro sob os pés dos móveis
Para limpar a cerâmica, muitas pessoas precisam mudar os móveis de lugar. O problema é que esse processo também causa danos, afinal, os pés de mesas e cadeiras e outras partes da mobília são duros e capazes de riscar o revestimento.
A melhor maneira de evitar o surgimento de novos arranhões é colocar pedaços de feltro sob os móveis, em todas as partes que têm contato direto com o piso. Cantos e quinas também devem ser cobertos com algum material macio para que não danifiquem a cerâmica presente nas paredes.
Alguns modelos de móveis têm rodinhas de silicone justamente para evitar esse tipo de problema, mas é sempre bom conferir as condições da peça antes de arrastá-la sobre o piso.
Escolher a cerâmica certa
Escolher a cerâmica certa faz toda a diferença para evitar riscos. Basta pensar no local de uso. Na imagem, Heritage Beige, da linha Clássica
Por fim, outra maneira de conservar a cerâmica bonita por mais tempo é fazer a escolha certa do produto, de acordo com a área. Por exemplo: modelos com acabamento natural costumam ser mais resistentes ao risco quando comparados com acabamentos brilhantes.
Por isso, vale apostar em cerâmicas naturais em áreas com grande tráfego. Para ambientes externos, prefira as cerâmicas EXT, visto que essas áreas recebem mais partículas de terra e poeira.
Assim, você evita contato direto do revestimento com os pedriscos e outros resíduos vindos de fora. Prefira deixar as peças brilhantes e polidas para espaços protegidos, como salas de estar, quartos, cozinhas e outros locais cobertos/fechados.
E então? Aprendeu como remover riscos da cerâmica de maneira eficiente?
Agora que você já conhece os principais cuidados necessários com esse tipo de produto, aproveite para conferir nosso artigo sobre o design e outras características das cerâmicas Pointer.