Como escolher rejunte para pisos frios?
Tendências de DecoraçãoO piso é a superfície que mais sofre com agressões causadas pelo pisoteio constante e contato com poeira e umidade. Para proteger essa área, a escolha do rejunte adequado é tão importante quanto a seleção do revestimento que será utilizado.
Neste post, vamos falar dos principais tipos de rejunte para pisos frios (pedras naturais, cerâmicas, porcelanato) e para quais ambientes são indicados. Acompanhe e saiba como escolher!
Quais os principais tipos de rejunte para pisos frios?
Além de fixar revestimentos, o rejunte também é um material que protege as laterais das peças contra impactos e infiltrações. Na hora de buscar o tipo ideal para a sua obra, você precisa considerar aspectos como impermeabilidade, flexibilidade e resistência a manchas e bolor. Veja as opções mais usadas em residências:
Rejunte cimentício
Composto de cimento, látex e aditivos, o rejunte cimentício flexível possui acabamento rústico e áspero. É um material pouco permeável, com baixa resistência a manchas e que tende a acumular sujeira no piso onde é aplicado.
Rejunte acrílico
O rejunte acrílico é um monocomponente que vem pronto para uso e possui acabamento liso. É um produto impermeável, fácil de limpar e que apresenta boa resistência a manchas e mofo.
Rejunte epóxi
O rejunte epóxi é um bicomponente (composto de resina e catalisador) que vem pronto para uso e possui acabamento liso. Também é um produto impermeável e fácil de limpar, e apresenta alta resistência a manchas, mofo e ataques químicos.
Como escolher o rejunte?
Agora que você conhece as características dos principais rejuntes, deve atentar também ao ambiente de aplicação. O uso do local e as atividades ali executadas vão determinar o tipo de rejunte ideal. Para melhor orientar a escolha, experimente separar a casa em três áreas específicas:
Áreas secas
Áreas secas são aquelas que possuem pouco ou nenhum contato com a água e umidade, como salas, quartos, closets e corredores. Nesses ambientes, o rejunte mais indicado para uso é o cimentício, pois, além de ser a opção mais econômica, permite receber revestimentos de pedra, cerâmica e ladrilho hidráulico.
Se quiser aproveitar esse material no piso das áreas externas, você precisa fazer um processo de impermeabilização logo após a aplicação dos rejuntes.
Áreas molhadas
São áreas que têm contato moderado com a água e umidade, como cozinha, banheiro, lavanderia e garagem coberta. Nesses locais, a escolha do rejunte acrílico é suficiente para evitar que a água penetre no piso e cause manchas de mofo. A impermeabilização com o material ainda evita o estufamento das peças de revestimento.
Áreas muito molhadas
As áreas muito molhadas são representadas pelas varandas e espaços externos descobertos, como sacadas e piscinas. Esses espaços pedem um rejunte mais poderoso e totalmente impermeável, como o modelo epóxi.
Além de prevenir manchas e barrar a umidade, o rejunte para pisos frios do tipo epóxi é vantajoso nas piscinas porque tem resistência ao cloro presente nesse reservatório.
E agora, já sabe qual rejunte escolher para cada ambiente? Aproveite o assunto para conhecer também os principais tipos de piso para casa!