Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Reforma sem bagunça? É possível sim!

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Além da questão financeira, um dos principais motivos para se adiar uma reforma geralmente são os transtornos e a sujeira que uma empreitada do tipo pode causar.

Se o acúmulo de pó, o barulho do “quebra-quebra” e o “entra-e-sai” de pessoas eram seus motivos para postergar a reforma, não existem mais desculpas. Confira uma lista de dicas para que a tão sonhada mudança não se transforme em pesadelo.

  • Planejamento

Uma boa reforma sempre começa no papel. Embora as coisas às vezes saiam do controle, é preciso planejar o passo a passo. Isso ajuda a ter ideia do quanto se vai gastar, onde reformar primeiro e, especialmente, como será executado o projeto. Você pode, por exemplo, planejar uma reforma quando os filhos estão de férias, o que já diminui o “entra-e-sai” e a disseminação da sujeira – especialmente de pó – pela casa.

  • Ajuda profissional

Se você tiver espaço no orçamento, a ajuda profissional é sempre bem-vinda. Com o auxílio de um bom arquiteto ou decorador, você receberá dicas e “insights” de pessoas com anos de experiência na área, que, com certeza, te ajudarão a minimizar os efeitos colaterais da reforma. Eles também já terão outros profissionais – como pedreiros, assentadores,  etc. – de confiança para indicar, o que pode poupar uma grande dor de cabeça.

  • Reforma seca

Você já ouviu falar da reforma seca? Como o próprio nome diz, é quando a reforma é feita sem a utilização de materiais úmidos. Ou seja, troca-se o cimento por outros materiais “prontos”, que possam ser colados, pregados ou usar outra técnica mais prática. Nessa categoria entram revestimentos cerâmicos que podem ser colocados por cima de outro piso, papeis de parede e até pintura sobre portas e azulejos, evitando que tenham que ser trocados no curto prazo.

  • Pastilhas

Muito em moda nos anos 1970 e 1980, as pastilhas voltaram com tudo há alguns anos. A variedade de cores e a facilidade para a aplicação tornam o material muito desejável para aqueles que querem mudanças rápidas e “limpas”. Elas podem ser aplicadas nas mais diversas superfícies e costumam ter um efeito bastante interessante.

cozinha_pastilha_bossa_praia_30x60menor
Pastilha Bossa Praia
sala_jantar_pastilha_tom_bordado_30x60menor
Pastilha Tom Bordado
  • Abuse dos painéis

Se a ideia é dividir o ambiente e evitar o transtorno de levantar novas paredes, a sugestão é investir em painéis, que podem ser feitos de madeira com a ajuda de um marceneiro de confiança, de gesso ou até mesmo de MDF. Também podem ser feitas divisões provisórias, com portas escorregadiças, que abrem ou fecham o ambiente, e paredes falsas usando móveis ou biombos. Aqui, a imaginação é o limite.

blog-41-jpg
Crédito: Listonic/ Pinterest
blog-422
Crédito: Listonic/ Pinterest
  • Escondendo os fios

Abrir um buraco na parede para passar a fiação parece uma reforma simples, mas lembre-se que isso envolve o incômodo pó, além do trabalho de refazer a parede e pintá-la. Para evitar mudanças drásticas só para esse fim, os fios podem ser escondidos atrás do rodapé ou de canaletas.

blog-43
Crédito: Histórias de Casa/ Pinterest
blog-46
Crédito: Simples decoração/ Pinterest
  • Pequenas mudanças

Se sua ideia é mudar o ambiente, mas sem realizar grandes reformas, recomendo investir em algo mais ameno. Nessa lista, alterações pontuais como a pintura de um cômodo (ou mesmo de apenas uma parede), a aplicação de adesivos nos azulejos da cozinha ou a mudança do layout com a renovação de móveis podem ser uma boa pedida. Pequenas trocas, como novos puxadores, espelhos e outros acessórios, também podem dar uma nova cara para o cômodo.

blog-45
Crédito: Reciclar e Decorar Blog/ Pinterest
blog-44
Crédito: Historias de casa/Pinterest

Gostou das dicas? Compartilhe o link através das redes sociais. Semana que vem tem mais!

*Bianca Bibiano é jornalista, paulista e sempre à procura de boas tendências e ideias práticas para decorar com bom gosto.