Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

5 dicas para fazer a reforma de casa para a chegada de um filho

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

A chegada de um filho é um dos principais motivos que levam casais a pensarem na reforma de casa. Afinal de contas, tudo deve estar perfeitamente adequado para facilitar a rotina dos novos pais e a adaptação à presença do pequenino.

Pensando na importância desse momento, selecionamos cinco cuidados e mudanças que vão deixar o lar mais seguro e confortável. Anote todos!

Happy smiling woman painting interior wall of new house

1. Revisão das instalações da casa

É crucial que os pais eliminem do espaço doméstico qualquer elemento que possa causar acidentes. A melhor forma de começar é contratar um técnico para verificar a condição dos sistemas elétrico e hidráulico da casa.

Tubulações danificadas, por exemplo, causam infiltrações e vazamentos que são um prato cheio para o desenvolvimento de fungos. Com o passar do tempo, o cheiro de mofo pode provocar doenças respiratórias ou alergias na criança.

Fiações de luz antigas ou aparentes também são um problema porque causam curto-circuito e choques elétricos. A revisão para trocas ou reparos dessas instalações pode evitar todos esses riscos e ainda otimizar os recursos da residência.

2. Preparo do quarto do bebê

Quem mora em uma casa geralmente possui área de sobra para a construção do quarto do bebê. Se esse não é o seu caso, considere dividir um cômodo do apartamento em duas partes ou dar uma nova função para espaços pouco utilizados. Um pequeno home office ou um simples quarto de visitas já atende a essa necessidade.

Providenciar um cantinho especial é importante para o desenvolvimento da criança e para que os pais tenham privacidade. Sabendo disso, planeje a compra da mobília o quanto antes para comparar preços e não se esquecer de nada. Os itens mais básicos são o berço, cômoda, trocador, armário e poltrona de amamentação.

Quem dispõe de pouco espaço deve investir em móveis compactos ou modelos multifuncionais com gavetas e compartimentos acoplados. Com a base do ambiente pronta, é hora de pensar na decoração do quarto e na compra de materiais e acessórios que vão compor o estilo escolhido.

3. Troca de pisos por opções que facilitem a limpeza

As crianças têm contato com o chão da casa logo que começam a engatinhar e precisam de uma superfície limpa para se aventurarem sem comprometer a saúde. Os pais podem garantir isso investindo em tipos de piso que sejam fáceis de limpar.

Vale apostar em modelos com acabamento natural, brilhante e polido em todos os ambientes que serão frequentados pela criança.

95206-5-dicas-para-fazer-a-reforma-de-casa-para-a-chegada-de-um-filho

4. Instalação de equipamentos de proteção

Os bebês são muito curiosos e se desenvolvem rapidamente. Por esse motivo, é importante que os pais analisem possíveis perigos presentes em cada cômodo e prevejam formas de evitar acidentes. Para atender a essa necessidade, o mercado oferece inúmeros equipamentos de proteção. Veja alguns exemplos:

  • protetores de quinas para móveis e eletrodomésticos;
  • protetores de tomada;
  • lona ou capa para piscina;
  • protetor de porta em EVA ou tecido;
  • telas para janelas e sacadas abertas;
  • corrimãos e guarda-corpo para escadas e terraços;
  • portões para topo e base de escadas e rampas;
  • portões para dividir ambientes internos;
  • cercas para limitar o acesso às áreas externas.

Man applying plaster on a dry wall.

5. Mudança de layout dos cômodos

O momento da reforma de casa também deve ser aproveitado para realizar mudanças no layout dos ambientes internos. A disposição diferenciada da mobília ou troca de objetos vai evitar que o bebê se coloque em situações de perigo.

Mantenha peças altas (como prateleiras e estantes) longe das janelas para não incentivar escaladas. Aparelhos de som e TV devem ser fixados na mobília, em um painel ou na parede para que não sejam puxados ou caiam sobre a criança.

Para complementar os cuidados, esconda em gavetas ou cômodas os objetos cortantes ou pontiagudos, como facas, tesouras e agulhas. Produtos químicos de higiene ou de limpeza devem ser armazenados em armários com chave ou cadeado.

Com planejamento e prevenção adequada, a reforma de casa com certeza trará benefícios e uma rotina mais tranquila para toda a família.

Quer mais dicas e informações relevantes? Acompanhe o nosso trabalho no Instagram e no Facebook!