Quando é hora de redecorar a casa?
Dicas PointerÉ sempre bom dar um ar diferente à casa. Redecorar é instigante, sejam as mudanças grandes ou sutis. Nossa vida está em constante em transformação, então é esperado que a casa também acompanhe as mudanças. Móveis que mudam de lugar, paredes que ganham novas cores, a troca dos revestimentos, um item de decoração que você viu e se apaixonou.
No recente período de isolamento social devido ao coronavírus, vimos muita gente prestando mais atenção na própria casa e querendo fazer mudanças na decoração, investindo mais em beleza, conforto e funcionalidade. Porém, uma pandemia não é o único momento que pede por uma nova decoração. Vários outras situações podem desencadear um processo de redecoração.
Novo morador
A chegada de um novo morador na casa com certeza acarretará mudanças na decoração. Pode ser uma avó que foi morar com a família pelo avanço da idade, um namorado que decidiu juntar as escovas de dentes, um sobrinho que veio do interior. Qualquer que seja a situação, esse novo morador trará, pelo menos, seus pertences pessoais, senão móveis e itens de decoração, que precisarão ser incorporados à casa.
Se a configuração de moradores da sua casa mudou, com certeza é a hora de redecorar. É importante que a decoração represente todos os habitantes, para que se sintam acolhidos. Que tal incluir os livros do novo morador à sua estante? Ou suas fotos nos porta-retratos? Talvez ele tenha algum item de decoração lindo, como um quadro ou vasos, que podem ser exibidos na sala.
Se as paredes estiverem precisando de uma demão de tinta ou você decidir trocar os revestimentos, pergunte a todos os moradores o que eles gostariam de ver nas superfícies. Uma sugestão de revestimento que tem grande chance de agradar a todos é Vendome, da linha Clássica. O mármore acinzentado é sofisticado, mas bem neutro.
Família cresceu
A chegada de um bebê à família inevitavelmente vai implicar em redecorar a casa. Pelo menos o quartinho do bebê terá que ser montado, com móveis e decoração infantis. Porém, toda a casa passará por modificações. Quinas e tomadas baixas se tornam pontos perigosos. Ainda, pode ser desafiador conseguir manter todos os brinquedos no quarto. É mais provável que eles se espalhem por toda a casa.
Por isso, essa é uma ótima hora para redecorar a casa por completo. Especialmente se for a primeira criança da família. Elimine tudo o que for perigoso e adapte a casa para receber brincadeiras. Por exemplo, o móvel da sala poderia ter nichos para caixas com brinquedos.
Como criança é sinônimo de sujeira, a gravidez pode ser um bom momento também para trocar ou acrescentar revestimentos. Cerâmica é a opção mais fácil de limpar, pois não mancha nem absorve líquidos. Evite carpetes, que acumulam ácaros, ou madeiras, que estufam quando molhadas.
Novo estilo de vida
Algumas mudanças de estilo de vida implicam em mudanças na decoração. Por exemplo, se antes você trabalhava fora e passou a fazer home office, será necessário criar um ambiente de trabalho em casa. Ou se, por alguma mudança familiar, você passou a anfitrião dos almoços de domingo, será necessária uma mesa de jantar maior, ou até uma varanda gourmet. Fique atento se sua casa está adaptada a seu estilo de vida atual, pois isso faz muita diferença na qualidade de vida. É muito ruim viver no improviso.
Evolução dos gostos
Talvez seu estilo de vida nem tenha mudado, mas seu estilo pessoal sim. É normal nossos gostos evoluírem com o passar da vida. Talvez na juventude você gostasse mais de um estilo urbano e agora se encanta pelo aconchego do rústico. Não lute contra. Aceite essa evolução e deixe que ela se manifeste na decoração. É hora de redecorar.
Essas são apenas algumas sugestões de bons momentos para redecorar a casa. O importante é aproveitar a criatividade para construir um ambiente diferente e funcional, auxiliando nas atividades do dia a dia e promovendo uma nova percepção dos espaços. Para facilitar essa tarefa, conte com a Pointer. Afinal, design democrático é uma das nossas marcas registradas.