Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Qual é o momento ideal para iniciar uma reforma em casa?

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

 

Vamos combinar: realizar uma reforma em casa não é uma decisão fácil, uma vez que o processo todo envolve planejamento, pesquisa, trabalho e dinheiro para que o resultado final seja realmente satisfatório.

Muitas pessoas costumam adiar esse momento. Embora isso seja possível por algum tempo, a casa se torna cada vez menos adequada às necessidades dos moradores.

E quando isso acontece, não tem como escapar: é hora de reformar. Mas você sabe identificar essa situação?

Então não perca este post. Vamos ajudá-lo a identificar o momento em que uma reforma em casa é indispensável e dar dicas de como planejar o projeto. Acompanhe!

121246-estender-500-qual-e-o-momento-ideal-para-iniciar-uma-reforma-em-casa

Quando fazer uma reforma em casa?

Existem situações que necessitam de uma obra para serem solucionadas. Ao conhecê-las, você terá mais segurança para verificar se chegou mesmo a hora de fazer uma reforma em casa. Continue a leitura e descubra!

Necessidade de acabamentos melhores

Você não aguenta mais olhar para os pisos, azulejos e pastilhas dos seus cômodos? Seja por questões estéticas ou porque eles simplesmente já passaram de seu tempo, a necessidade de acabamentos modernos é, definitivamente, um motivo para uma reforma em casa.

Os revestimentos são fundamentais para trazer harmonia, conforto e beleza aos ambientes como um todo e, portanto, merecem atenção especial. Para a substituição, procure opções que, além de bonitas, também sejam duráveis. Escolha cores e formatos atemporais, que evitarão que você se canse deles tão cedo.

121237-estender-500-qual-e-o-momento-ideal-para-iniciar-uma-reforma-em-casa

Incompatibilidade da estrutura com o estilo de vida

Ao longo da vida, é normal que mudemos nossos interesses, objetivos e prioridades. Nesse sentido, é importante garantir que nosso próprio lar reflita isso e, assim, ofereça o que necessitamos para um dia a dia confortável e seguro.

Por exemplo, se atualmente você costuma trabalhar em casa por mais tempo do que quando se mudou, seria interessante organizar uma reforma para montar um home office, de onde poderia se dedicar às tarefas sem distrações ou barulho.

Da mesma maneira, hobbies como pintura ou música também podem pedir reformas, assim como uma vontade recente de ter uma biblioteca ou uma sala própria para assistir a filmes. Com isso, seu lar continuará fornecendo tudo de que você precisa para se sentir verdadeiramente em casa.

Rachaduras expostas e infiltrações

Rachaduras expostas são um problema que, quanto mais cedo você resolver, melhor. Afinal, sem uma reforma em casa, elas continuarão apenas piorando e, quando se der conta, a situação estará fora de controle.

Portanto, assim que perceber as rachaduras, já comece a se organizar para fazer uma reforma que solucione o problema.

Assim como as rachaduras, as infiltrações também podem causar estragos enormes se não forem eliminadas com rapidez. Além do óbvio incômodo estético, elas podem resultar em mofo, provocando alergias respiratórias ou na pele.

121231-estender-500-qual-e-o-momento-ideal-para-iniciar-uma-reforma-em-casa

Novos membros chegando na família

A cegonha está para fazer uma visita ao seu lar? Sua mãe está vindo morar com vocês? Com a chegada de novos membros, uma reforma pode ser necessária para garantir o conforto de todos.

No caso de jovens ou adultos, oferecer um espaço exclusivo e pensado especialmente para eles fará com que se sintam parte do lar com mais facilidade. Já para um bebê, um cantinho é fundamental para que os pais possam cuidar do pequeno com toda a atenção, calma e silêncio de que ele necessita.

Além disso, o quarto do bebê permite que todos os pertences relacionados a ele sejam mantidos ali, garantindo a organização do resto da casa. E, com o passar do tempo, o cômodo pode ser modificado para se adaptar ao crescimento da criança — o que nos leva a nosso próximo item.

Evolução da idade dos moradores

Passar décadas no mesmo lar é uma sensação especial, não é mesmo? Cada canto é repleto de memórias, e até mesmo os objetos e móveis se tornam praticamente membros da família. Entretanto, é fundamental fazer modificações de acordo com a fase em que os moradores se encontram em suas vidas.

Os idosos, por exemplo, requerem cômodos espaçoso e objetos de fácil acesso, para diminuir as chances de acidentes. Alguns podem precisar de rampas ou até mesmo de elevadores. Já as crianças necessitam de um lar livre de perigos de quedas, machucados ou queimaduras.

Portanto, considere uma reforma na casa quando perceber que seu lar não está mais adaptado à realidade dos moradores. Dessa maneira, você garantirá um espaço seguro e confortável para todos.

Como planejar uma reforma em casa?

Se você identificou essas situações e decidiu que é hora de repaginar sua casa, aí vão as nossas dicas para o projeto:

Imagine e planeje cada detalhe

Antes de iniciar a reforma, saiba exatamente o que quer fazer. Isso evita o risco de comprar materiais inúteis ou em quantidade equivocada, aumentando o custo do projeto.

Defina os cômodos que serão reformados e as alterações que pretende realizar em cada um deles. Assim, não existe o risco de ir mudando ao longo do projeto e terminá-lo de uma forma completamente diferente e com o orçamento estourado!

121272-estender-500-qual-e-o-momento-ideal-para-iniciar-uma-reforma-em-casa

Verifique se os moradores poderão continuar na casa

Esse é um ponto muito importante. Se é possível reformar um cômodo de cada vez sem comprometer a permanência dos moradores, a situação é mais simples. Porém, certas obras exigem o deslocamento de toda a família.

Isso acontece se há previsão de grandes alterações estruturais ou quando a utilização de determinados materiais inviabiliza a presença de pessoas, especialmente aquelas que apresentam reações alérgicas.

Nesse caso, é preciso calcular bem quanto tempo será necessário e adicionar no orçamento do projeto os custos dessa estadia fora.

Inclua todos os gastos necessários no orçamento

Com o projeto na mão e o auxílio de um profissional, liste todos os itens que precisará comprar e as quantidades adequadas.

Faça um orçamento detalhado incluindo materiais, mão de obra, contratação de serviços adicionais, estadia (no caso de a família precisar se deslocar) e reserve até mesmo uma quantia para eventuais imprevistos.

Não deixe nada de fora do seu orçamento. Coloque tudo na ponta do lápis para não ter surpresas ao longo da reforma.

Pesquise marcas de boa qualidade

Lembre-se de que a casa é sua, e que produtos de boa qualidade terão um impacto significativo em seu valor. Revestimentos duráveis e de design atual podem contribuir muito para a beleza do ambiente e valorização do imóvel.

Além disso, a utilização de marcas reconhecidas pela excelência garantirá que esses itens não começarão a apresentar problemas em pouco tempo, exigindo uma nova obra.

Escolha uma equipe qualificada

Pesquise os profissionais que trabalharão em sua obra com bastante antecedência. Cheque referências, procure conhecer a qualidade dos trabalhos que realizaram e informe-se com outros clientes para saber se a equipe se compromete e realmente cumpre os prazos.

Vale a pena lembrar que a reforma é um investimento que pode valorizar muito o seu imóvel. Por isso, é preciso garantir que os profissionais façam o trabalho com capricho, produzindo o resultado visual e a qualidade que você e sua família desejam.

A reforma em casa exige planejamento e pode até dar algum trabalho. Porém, o resultado estético e funcional e a contribuição para a qualidade de vida dos moradores fazem tudo isso valer a pena!

Animado para colocar a mão na massa? Então curta nossa página no Facebook e fique por dentro de muitas dicas e sugestões para a reforma e decoração do seu lar!