Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Revestimento para casa: qual opção trará personalidade para seu lar?

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

A beleza e o conforto de uma residência dependem da composição harmônica de diferentes elementos. Por esse motivo, toda pessoa que decide reformar um cômodo tem de pensar com cuidado nos tipos de revestimento para casa que pretende utilizar nas paredes, teto e piso.

Se você tem dúvidas sobre o assunto, aproveite o post e conheça os revestimentos indicados para deixar o piso, o teto e as paredes de cada área da casa ainda mais atrativos e charmosos!

Principais tipos de piso para áreas externas

Cimento

De aspecto rústico, o cimento aparente está cada dia mais presente em residências com decoração de estilo industrial. Em garagens e áreas de lazer abertas, o material se torna uma opção econômica porque não exige trabalho de rejunte ou assentamento.

Já quando se trata da área interna, ele pode ser substituído por cerâmica que reproduz o mesmo efeito visual do cimento, e com muitas vantagens no que se refere a durabilidade e praticidade na manutenção.

Pedras naturais

As pedras naturais são muito valorizadas pela sua beleza e rusticidade. Na área externa ou com piscina, alguns modelos como a pedra São Tomé e a Pedra Portuguesa são ideais por apresentarem resistência ao escorregamento (comumente chamada de “antiderrapante”).

No entanto, é preciso tomar cuidado com a compra das pedras e sua manutenção. Em alguns ambientes elas podem criar bolor, o que prejudica muito a aparência desse revestimento.

Uma opção interessante são os revestimentos cerâmicos que reproduzem a aparência de pedras naturais. Eles são desenvolvidos para apresentar a resistência necessária para revestir pisos e paredes externas, agregando a beleza das rochas e a praticidade da cerâmica.

Principais tipos de piso para áreas internas

Porcelanato

O porcelanato é um revestimento cerâmico feito a partir da combinação de diversos materiais, como argila, rochas e minerais nobres. Ideal para projetos modernos, o material une estética, praticidade e resistência.

Há no mercado porcelanato com acabamentos superficiais do tipo polido,  esmaltado, o silc, o natural etc. Esse material é muito versátil, pois combina com diferentes estilos, é encontrado em cores, tamanhos e texturas distintas, além de poder ser aplicado em todas as partes da casa.

Granito

O granito é uma pedra muito bonita para usar em pisos internos da casa, sendo uma versão mais acessível do que o mármore. Sua alta resistência e baixa porosidade fazem dele um material indicado para pisos de áreas molhadas, como banheiro e cozinha.

No entanto, a limpeza do granito exige alguns cuidados especiais. A utilização de determinados produtos químicos muito comuns nessas áreas, como a água sanitária, pode provocar danos irreversíveis.

O custo do granito também é elevado, assim como o valor da mão de obra. Para economizar e ter um efeito visual semelhante ao proporcionado por essa pedra natural, aposte em revestimentos cerâmicos com aparência de granito.

Cerâmica

Muito conhecido e utilizado em diversas residências brasileiras, o piso de cerâmica é ideal para cozinhas, lavanderias, banheiros, varandas, saunas e outras áreas molhadas. A praticidade do material é tanta que ele também se adapta muito bem aos ambientes externos.

Outras características valorizadas da cerâmica são a boa resistência, facilidade de limpeza, baixa absorção de calor e variedade de texturas e qualidades. É difícil não encontrar um modelo que seja perfeito para cada estilo decorativo. O melhor de tudo é que você obtém todas essas qualidades por um preço bem acessível, já que a cerâmica é um dos revestimentos mais baratos do mercado.

Madeira

A madeira passa a ideia de conforto e aconchego e, por isso, é muito utilizada na decoração de quartos, closets e salas de estar. A coloração das peças varia conforme o tipo de madeira utilizado, predominando os tons quentes, avermelhados e amarronzados. Quanto ao padrão, ele pode aparecer como laminado, tacos ou parquets.

Não é recomendado para áreas molhadas, pois a umidade danifica revestimentos amadeirados. Outra desvantagem é que o piso também pode apresentar descoloração em áreas expostas, o que costuma gerar um tom diferente na parte onde as pessoas circulam em relação à parte que fica sob sofás, camas ou outros móveis.

Mais uma vez, é possível utilizar a cerâmica para ter a aparência dos pisos e revestimentos de madeira, mas sem esses pontos negativos.

Na hora da escolha, lembre-se de que existem ótimas linhas que criam o mesmo efeito visual desses pisos tradicionais, mas são muito mais resistentes a riscos e a produtos químicos, não ficam manchados com a exposição à luz e são muito práticos na hora de limpar.

Mural Areia e Madeira Mineira

Mural Areia e Madeira Mineira

Vinílico

Os pisos vinílicos são uma alternativa à madeira porque apresentam acabamento que reproduz diferentes materiais. Entre suas vantagens estão a praticidade na instalação e na desmontagem.

O piso vinílico é produzido com resina de PVC. O corte é feito com réguas de diferentes tamanhos. Pode ser usado em diversos ambientes, preferencialmente nas salas e quartos, de acordo com a estampa.

É importante observar a forma de instalação do piso vinílico. Dependendo do sistema, podem aparecer marcas referentes a irregularidades ou pedrinhas do contrapiso. Outra possibilidade são os riscos ou danos causados por arrastar móveis e objetos pesados.

Agora você pode comparar os benefícios de todos os tipos de piso para casa a fim de escolher um modelo que se encaixe no seu gosto, seja ele mais moderno ou tradicional. Veja abaixo outras dicas.

Como escolher o melhor revestimento

Como você pode ver, há muitas opções para quem quer tornar um ambiente mais prático, aconchegante e charmoso. Porém, para obter o resultado desejado, é preciso levar alguns fatores em consideração no momento da compra. Saiba a seguir quais são eles:

Estilo da decoração

A ideia é sempre criar um ambiente harmônico, em que os elementos não briguem entre si, dando um aspecto muito carregado ou destoante.

Por isso, pense no estilo da decoração do local: é clássico? Então aposte em revestimentos nobres, como o porcelanato polido, madeiras e laminados.

Resolveu dar um toque moderno? Muitas opções deixam o ambiente interessante, como o cimento aparente, queimado, revestimentos foscos, estampados e ousados. O importante é pensar no conjunto como um todo, e não só no revestimento.

Praticidade na limpeza

Uma característica importante a ser avaliada no momento da compra de revestimentos é a praticidade na limpeza e manutenção do material. Prefira pisos que possam ser limpos rapidamente, com a máxima eficiência e mínimo esforço.

As cerâmicas e os porcelanatos são ótimos nesse caso, já que são resistentes à umidade, acumulam pouca sujeira, a gordura não fica impregnada e esses revestimentos podem ser limpos apenas com água e detergente neutro. Se você desejar, a higienização da superfície pode ser feita com limpadores específicos para esses tipos de piso para casa.

Paleta de cores

As cores são, com certeza, um dos aspectos mais importantes na hora de escolher o revestimento. É preciso eleger os tons que sejam harmônicos entre si e com o estilo de decoração.

É fundamental cuidar para que a cor do revestimento não passe despercebida, mas que também não apague os elementos decorativos. Elas devem servir como o pano de fundo perfeito para compor o cenário e trazer conforto e aconchego.

Textura

Para um resultado elegante e sofisticado, porcelanatos polidos com alto brilho são opções incríveis. Já para espaços simples e rústicos, as cerâmicas texturizadas, pisos que reproduzem pedras naturais e madeira são opções mais indicadas.

Resultado visual

Vale lembrar que nem sempre o revestimento escolhido causará o mesmo efeito visto na loja. Isso depende do ambiente onde ele é aplicado — seu tamanho, iluminação e disposição de outros elementos.

Um cômodo pequeno, por exemplo, pode ser ampliado com cores mais claras e pouco contraste. Já os ambientes integrados pedem revestimentos que conversem entre si, para tornar a decoração harmônica.

Uso do ambiente

Como a sua família usa o espaço? Quais atividades acontecem ali? Há muita circulação de pessoas? É fundamental responder a essas perguntas para escolher o piso certo.

É preciso selecionar um piso de fácil manutenção se o local for utilizado com frequência, se as pessoas circulam o tempo inteiro e se houver crianças que se alimentam ou brincam ali, por exemplo.

Segurança

Na hora de escolher, é importante pensar nas pessoas que utilizarão o ambiente. Quando falamos de um banheiro, por exemplo, que é um cômodo úmido, é fundamental optar por um piso com resistência ao escorregamento a fim de evitar acidentes. A área ao redor da piscina também pede um piso mais rugoso, texturizado e áspero. Fuja dos revestimentos lisos demais.

O mesmo raciocínio vale para quintais descobertos, cozinhas, saunas, espaços gourmet e até mesmo lavanderias. Esses cuidados precisam ser redobrados quando existem idosos e crianças na família.

Gosto pessoal

E, logicamente, o ambiente que você planeja decorar precisa ficar adequado ao seu gosto e expectativas. Esse é um critério muito mais importante do que a moda, já que é espaço de convivência da sua família.

Portanto, você tem todo o direito de optar por um revestimento que, pelo tipo, cor, textura ou qualquer outra característica, corresponda à sua preferência. Escolher o que você gosta é fundamental para que você se sinta feliz e à vontade na sua casa.

Resistência do material

Mudar os pisos da casa não é tarefa tão simples. Por isso, o ideal é que o material escolhido seja durável. Evite revestimentos com baixa resistência à umidade, abrasividade e produtos químicos de limpeza. Além disso, para as áreas externas, opte por revestimentos fortes, que resistam bem à ação do tempo, vento, chuva e outras intempéries.

Uma boa maneira de atestar a qualidade do produto é pesquisar a opinião de outros consumidores, esclarecer todas as dúvidas antes da compra e dar prioridade a marcas de confiança.

Custo-benefício

Ao comprar revestimentos para sua casa, não foque apenas na economia. Valorize também o custo-benefício do produto. Escolha um material com preço sensato, mas que ofereça qualidades agregadas, como beleza, praticidade na limpeza, durabilidade, custo acessível de mão de obra para a instalação, design diferenciado, conforto térmico e acústico etc.

E aí, você gostou das nossas dicas? Quer mais informações para escolher os melhores tipos de piso para casa e imprimir a sua personalidade na decoração? Assine nossa newsletter e receba sempre conteúdos novos no seu e-mail!

Até a próxima e continue de olho no nosso blog!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida