Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Dê um toque intelectual à sua casa com uma prateleira de livros

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

Se você é amante da literatura, nada melhor do que ter um cantinho cheio de livros em casa, não é mesmo? E é exatamente sobre isso que nosso post de hoje vai tratar: vamos ensinar como montar uma boa prateleira de livros, bonita e funcional.

Primeiro, você precisa escolher o tipo de prateleira que quer ter e o local em que ela será inserida. Ela pode estar em vários ambientes, mas os principais são escritório, quarto e sala, já que esses são os locais onde costumamos guardar nossos livros.

Vale lembrar que, ao adquirir sua prateleira, o ideal é sempre utilizar paletas de cores e texturas que combinem com o restante da decoração do cômodo. Quer saber mais detalhes? Então, confira as dicas que separamos para você!

Escolha a prateleira de livros por tamanhos e cores

Existem diversos tipos de prateleiras no mercado, de tamanhos, cores e materiais diferentes. O ideal é você perceber o estilo do seu cômodo e definir as características que vão se adequar mais a ele.

Por exemplo: se a sua parede é branca e os móveis e a decoração são em tons pastel, é interessante optar por prateleiras pretas. Elas ficam lindas e criam um contraste perfeito.

Para os amantes do colorido, também existem possibilidades diversas. Uma dica é comprar nichos quadrados de várias cores e tamanhos e espalhá-los pelas paredes.

Lembre-se também de considerar o tamanho da sua coleção, pois a prateleira ideal vai depender da quantidade de volumes que você possui.

120750-de-um-toque-intelectual-a-sua-casa-com-uma-prateleira-de-livros

Tenha as ferramentas necessárias em casa

Depois das prateleiras escolhidas, é hora de colocar a mão na massa. E isso pode até parecer uma tarefa difícil, mas não é!

Algumas prateleiras têm a opção de colagem dupla face. Aí é só medir certinho na parede para deixá-las alinhadas e colar corretamente. Uma dica é colocar uma bolinha de gude no centro da peça. Se ela se mexer, quer dizer que algum ângulo está torto. Mas atenção: o sistema de colagem não aguenta muito peso!

Com os modelos tradicionais, é provável que você precise utilizar uma furadeira. Geralmente os parafusos vêm junto com a peça, o que é uma preocupação a menos.

Veja o passo a passo:

  • pense na localização das prateleiras. Se optar por mais de uma, certifique-se de que há espaço livre para todas. Lembre-se de que o ideal é que elas fiquem a uma altura de 1,5m a 2m do chão;
  • encoste sua prateleira na parede. Nesse momento, faça o teste de nivelação com a bolinha de gude;
  • ainda segurando a prateleira, peça para alguém encostar os suportes na parede;
  • nesse momento, faça uma marcação com um lápis nos lugares onde você deve furar (exatamente nos buraquinhos do suporte);
  • feito isso, basta furar a parede com o auxílio de uma furadeira, inserir as buchas, os suportes e os parafusos.

112109-faca-voce-mesmo-construa-uma-prateleira-de-livros-incrivel

Coloque um suporte que seja a sua cara

Algumas prateleiras possuem o chamado suporte invisível, que não aparece após ser colocado. Há também os transparentes, os tradicionais e alguns bem inovadores, com formatos e cores diferenciados.

A escolha sempre deve ser feita a partir do seu estilo e também do cômodo que vai ser decorado. Se o ambiente é clean ou minimalista, opte por suportes discretos. Se for mais romântico ou moderno, busque mãos-francesas ornamentadas ou coloridas.

120742-de-um-toque-intelectual-a-sua-casa-com-uma-prateleira-de-livros

Organize os livros e decore as prateleiras

O último passo é organizar os livros e outros objetos nas prateleiras. Uma maneira interessante de fazer isso é ordenar os volumes por cor de capa, criando um arco-íris, ou por tamanho, gerando um efeito de harmonia.

112101-faca-voce-mesmo-construa-uma-prateleira-de-livros-incrivel

Além disso, é possível organizar os livros por autores, gênero (romance, ficção, suspense etc.) e até mesmo por tamanho. Dessa forma, você conseguirá encontrar a sua obra preferida no momento certo.

Se as tábuas forem mais fundas, você pode posicionar itens decorativos na frente dos livros, ou usar objetos mais pesados (como vasos ou pequenas esculturas) para dividir os volumes em categorias. Se tiver espaço, pode complementar a decoração com quadros ou posters apoiados nas prateleiras.

Agora que você já sabe como construir uma prateleira de livros, compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude seus amigos a deixarem a casa mais bonita!