Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
porcelanato ou cerâmica

Porcelanato ou cerâmica? Descubra qual é a melhor opção para você

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Qual a diferença entre porcelanato e cerâmica? Porcelanato é melhor que cerâmica? Essas são dúvidas que recebemos muito na Pointer. Mas a verdade é que não há uma resposta simples. Como muitas coisas na vida, depende.

Por exemplo, se te perguntarem qual é o melhor carro, uma Ferrari ou um Jeep, você provavelmente vai responder que é a Ferrari. Mas e se você precisasse pegar uma estrada de terra? A resposta certamente seria outra.

Assim como cada carro é ideal para um tipo de estrada ou situação, há revestimentos cerâmicos mais indicados para cada projeto. Por isso, vamos te contar um pouco mais sobre as diferenças entre porcelanato e cerâmica para que você descubra qual atende melhor suas necessidades. Confira!

Qual a diferença entre porcelanato e cerâmica?

diferenças porcelanato e cerâmica

A cerâmica Monaco Blu colore a parede

Ambos são revestimentos cerâmicos, mas apresentam diferenças no processo de fabricação, o que se reflete no resultado final.

O porcelanato tem cerca de 70% de materiais rochosos em sua composição. Os outros 30% são argila. Já na cerâmica é o contrário: tem 70% de argila e 30% de rochas.

Também há diferença na hora de misturar esses ingredientes. Para a massa do porcelanato, é acrescentada água, a chamada via úmida. No caso da cerâmica, o processo é por via seca, ou seja, sem a adição do líquido.

Há ainda diferença na temperatura da queima. Enquanto o porcelanato ultrapassa os 1.200ºC, a cerâmica vai a 850ºC.

E é por causa dos materiais da composição, da maneira como são misturados e das altas temperaturas da queima que o porcelanato acaba oferecendo mais resistâncie do que a cerâmica. Isso significa que a cerâmica é frágil? Não, ela também é bastante resistente. Porém, o porcelanato é ideal para projetos de alto tráfego, ou seja, para revestir áreas de grande circulação.

Além disso, o processo de fabricação interfere no tamanho máximo de cada peça. O porcelanato pode ser maior, 120x120cm, por exemplo. No caso da cerâmica, o comum é ir até 60x60cm.

Comparando as características de porcelanato e cerâmica

Agora, vamos partir para as diferenças práticas entre os dois revestimentos. Afinal, qual é o mais indicado para o seu projeto? Podemos comparar em vários quesitos.

Cerâmica é mais sustentável

A cerâmica consome bem menos água do que o porcelanato em sua fabricação. São cerca de 4 litros de água por metro quadrado na cerâmica, contra 14 litros no porcelanato. Considerando que água é um recurso natural tão importante para a saúde do planeta, vamos de cerâmica sempre que possível!

Ainda, como a temperatura da queima da cerâmica é inferior, ela gasta menos energia. O consumo é de cerca de 0,06 GJ por metro quadrado na cerâmica, contra 0,14 GJ no porcelanato. Ou seja, a cerâmica é definitavemente mais sustentável que o porcelanato.

Porcelanato é mais resistente

Se a resistência é um ponto importante para o seu projeto, o porcelanato pode ser o revestimento ideal. Claro, estamos falando em projetos que exigem alta performance dos revestimentos: um shopping frequentado por centenas de pessoas diariamentem, por exemplo.

O porcelanato oferece maior resistência à ruptura e ao desgaste, em comparação à cerâmica.

cerâmica

Apesar do porcelanato ser mais indicado para ambientes de alta circulação, há também cerâmicas com indicação comercial pesado, como Infinita Bege

Mas isso não quer dizer que a cerâmica é frágil. Pelo contrário, cerâmicas duram muitos anos sem qualquer dano, desde que aplicadas em projetos residenciais ou comerciais leves. Há algumas exceções, inclusive na Pointer temos cerâmicas especiais com indicação para projetos comerciais pesados, como a linha Infinita.

Porcelanato costuma ter mais design

Por ser um revestimento de maior valor de mercado, o porcelanato costuma ter mais valor aregado, incluindo mais investimento em design por parte dos fabricantes. Assim, nas lojas de revestimentos, as opções mais belas costumam ser porcelanatos, enquanto as cerâmicas apresentam design mais simples.

No entanto, não é o caso da Pointer. Com a missão de levar mais design em sua vida, a Pointer investe fortemente no design de suas cerâmicas, proporcionando belos revestimentos por preços acessíveis.

Cerâmica tem preço mais acessível, inclusive de instalação

Enquanto o porcelanato é um revestimento de alto valor de mercado, a cerâmica tem preço democrático. Isso é uma consequência de sua fabricação, que utiliza menos recursos custosos.

Inclusive, a instalação da cerâmica é mais acessível, exigindo argamassa mais simples e mão de obra menos qualificada que o porcelanato. Se o seu projeto tem orçamento apertado, a cerâmica é a melhor opção! A linha Decora Design tem lindas opções de cerâmicas bastante acessíveis.

Cerâmica Ninho, da linha Decora Design, dá mais personalidade às paredes com preço democrático

Então, o que é melhor, cerâmica ou porcelanato?

De fato, não há como dizer que um revestimento é melhor do que outro, já que eles atendem a necessidades diferentes. Para quem busca um visual sofisticado e precisa de alta performance, o porcelanato pode ser o mais indicado. Agora, se o projeto tiver orçamento baixo, dá para encontrar boas cerâmicas para não estourar o planejamento.

Haveria uma opção intermediária?

supercerâmico

Heritage Beige, da linha Classica, é um exemplo de Supercerâmico Pointer, a categoria intermediária entre cerâmica e porcelanato

Sim! Na Pointer, temos o exclusivo Supercerâmico. Ele combina qualidades do porcelanato e da cerâmica, constituindo uma categoria intermediária. É tão sustentável quanto a cerâmica e tem design incrível como o porcelanato.

A resistência à ruptura, a resistência ao design e o preço são intermediários entre cerâmica e porcelanato, se tornando uma exclente opção para uso residencial, em casas que valorizam design e beleza na decoração, sem estourar o orçamento. Por exemplo, os mármores perfeitos com acabamento polido da linha Clássica.

Quer saber qual revestimento combina melhor com seu estilo de decoração? Confira o nosso guia completo e definitivo de cerâmica!