Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
Coleção Pointer no SketchUp

A Coleção Pointer 2020 está completa no SketchUp

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Ferramenta poderosa para a modelagem 3D, o SketchUp se transformou em um dos aplicativos mais amados por arquitetos e designers de interiores. Afinal, o software facilita desde o desenvolvimento de estudos de materiais e esboços até a criação de projetos completos e ricos em detalhes, tanto para a apresentação final ao cliente quanto para a orientação da equipe que colocará em prática na obra.  

O trabalho que no passado era realizado à mão, com desenhos no papel, agora é construído na tela do computador. Para auxiliar na criação de projetos ainda mais realistas, algumas empresas disponibilizam modelos em 3D de seus produtos. Esse é o caso da Pointer, que está presente no SketchUp desde maio de 2020 com os lançamentos de Match!.

Agora é possível ter acesso à coleção completa de Supercerâmicos e cerâmicas, disponível para download no 3D Warehouse, plataforma gratuita para armazenamento e compartilhamento de modelos em formato SKP, o mesmo utilizado no SketchUp. No perfil você encontra absolutamente todos os 238 produtos das 27 linhas da Pointer. Essa iniciativa facilita a aplicação dos nossos revestimentos em projetos profissionais de arquitetura e interiores.

Para conhecer todos os arquivos e utilizá-los nas suas criações basta entrar na nossa página no 3D Warehouse. Lá, as linhas estão organizadas por materiais representados, otimizando a busca. Com isso, os produtos da coleção são separados por: Terrazzo, Sintético, Pedra, Metal, Mármore, Madeira, Decorado, Decor Relevo, Concreto e Área Externa.

Facilidades do SketchUp

Projeto de cozinha da Coleção Pointer no SketchUp
Toda a coleção da Pointer está disponível para utilizar no SketchUp, criando projetos como esse. Artesanal Mescla na parede e Cimento Cinza no piso

Mas como utilizar nos projetos os modelos em 3D disponíveis? De uma forma descontraída e bem didática, a arquiteta cearense Eveline Sampaio apresentou três métodos práticos e eficientes durante live organizada pela Pointer. “Conhecer os melhores revestimentos para os nossos projetos é o que dá cor, vida, estilo, personalidade e qualidade”, afirmou Eveline.

Formada pela Universidade Federal do Ceará, a arquiteta trabalha há 17 anos com interiores residenciais e comerciais. Apesar do desenho a mão ainda fazer parte do processo criativo, ela aproveita bastante a modelagem no computador, principalmente após a conclusão de um curso para aprender os detalhes do SketchUp. “Fez muita diferença no meu método de criação, no processo, no desenvolvimento dos projetos”.

Independentemente da forma de utilização, Eveline explica que é muito importante trabalhar com todas as faces do produto. Isso permite obter um resultado final ideal, tanto na fase de estudos, quanto na apresentação final ao cliente. “Assim o acabamento torna-se muito realista”. A Pointer, por exemplo, disponibiliza todos os modelos existentes, facilitando a criação de cenários perfeitos.

Três métodos

projeto no SketchUp de um banheiro com produtos Pointer
Projeto criado no SketchUp pela arquiteta Eveline Sampaio com Zeppelin Beige, Grid Fall e Ibérica Design

Um dos métodos utilizados pela arquiteta para trabalhar com o SketchUp é tratar os objetos separadamente, aproximando cada uma das imagens, mas deixando os espaços corretos para as linhas de rejunte, que são mínimas para as peças com bordas retificadas da Pointer. É como se você estivesse assentando o revestimento, colocando peça por peça na superfície, montando a paginação desejada.

Quando está em dúvida sobre qual revestimento escolher, Eveline prefere combinar as texturas, também trabalhando com todas as faces do produto. Depois é só aplicar a montagem no cenário desejado. “Assim não preciso ficar juntando peça por peça. É prático para fazer um estudo de revestimentos no projeto, por exemplo”.

projeto feito pela Eveline Sampaio de um banheiro com produtos Pointer
Eveline Sampaio utilizou o SketchUp para revestir o mesmo banheiro, mas desta vez com Zeppelin Gray, Statuarietto e Grid Navy

Outra forma é trabalhar com o plugin Floor Generator. Gratuito, o recurso permite modelar de uma forma mais rápida e simples, explorando todos os detalhes. Para conferir passo a passo a utilização de cada um dos métodos é só assistir à live, que está salva no IGTV da Pointer.

Você costuma trabalhar com o SketchUp? Como esse aplicativo facilita o seu dia a dia? A Pointer é uma marca voltada ao consumidor final. Entretanto, cada vez mais os profissionais de arquitetura reconhecem a beleza e qualidade de nossos produtos, querendo incluí-los em seus projetos. Sendo assim, estamos trabalhando para oferecer ainda mais ferramentas para você. Acompanhe o nosso blog e conheça mais novidades.