Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

6 dicas para planejar as compras de supermercado e reduzir gastos

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Fazer compras no mercado pode parecer algo intuitivo e que não precisa de muitas explicações, não é mesmo? Mas não é tão simples assim. Às vezes gastamos demais, em outras esquecemos alguns itens e quase sempre nos assustamos com os preços nas gôndolas. É por isso que planejar as compras de supermercado é tão importante.

Sabia que esse planejamento pode fazer uma enorme diferença no seu tempo e no seu bolso? Com ele, você não esquece itens indispensáveis para o seu dia a dia, otimiza o momento das compras e ainda reduz gastos desnecessários. Pensando nisso, separamos seis dicas práticas. Confira!

1. Faça uma lista de compras

 planejar compras de supermercado

Casal escolhendo alimentos no supermercado

Uma prática essencial ao planejar as compras de supermercado é fazer uma lista. Uma dica é que você crie o hábito de ir anotando os produtos à medida que eles forem acabando, bem como a quantidade necessária.

Assim, você não gasta muito tempo com isso antes de ir ao mercado e não tem aquela surpresa desagradável de descobrir que um produto já acabou bem no momento em que precisava dele.

Esse pequeno papel, ou bloco de notas no seu celular, é muito útil. Primeiro, porque na hora da compra você não esquece itens importantes, dos quais só vai sentir falta quando chegar em casa. Segundo, porque, sabendo o que tem na despensa, você não deixa que produtos passem da validade.

Outro benefício é que você evita impulsos de compra, pois a lista faz você focar no que realmente precisa.

2. Defina uma periodicidade para ir ao mercado

Você é do tipo que prefere fazer a compra do mês de uma só vez ou gosta de ir semanalmente, fazendo compras menores? A melhor opção vai depender da sua rotina, dos hábitos ou da necessidade. Mas, seja mensal ou semanal, definir uma frequência de ida ao supermercado é fundamental para ganhar tempo e economizar.

Se você gosta, por exemplo, de comprar em atacados, a compra mensal pode proporcionar descontos vantajosos. Além disso, você reduz o tempo gasto com essa tarefa, já que, com uma única ida, consegue suprir quase tudo do que precisará no mês.

Já nas compras semanais, você pode focar nos produtos que realmente estão faltando, além de poder comprar em diferentes mercados, aproveitando para comparar preços e para conseguir alguma oferta ou desconto do dia.

3. Crie um cardápio semanal

No quesito alimentação, para não faltar nada no seu dia a dia, uma ótima dica é planejar as compras de supermercado de acordo com um cardápio semanal. Essa prática também ajuda a reduzir gastos e desperdícios, além de contribuir para uma melhor alimentação.

Para isso, planeje cardápios semanais, considerando o que você come em cada refeição do dia (café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia). Assim, você tem uma estimativa mais exata do que precisa comprar e da quantidade de cada alimento. De quebra, ainda consegue equilibrar melhor a alimentação, garantindo mais variedade nutricional e alimentos frescos na geladeira.

Uma dica é substituir algum alimento, caso necessário. Se uma fruta estiver com o preço mais alto que o normal, por exemplo, opte por uma da época, que geralmente sai bem mais em conta. Assim, o planejamento continua dentro do seu orçamento.

4. Faça um roteiro para as compras

Outra dica para planejar as compras de supermercado é fazer um roteiro para se guiar no estabelecimento. Isso ajuda você a comparar os preços de um mesmo produto na prateleira, evita que você esqueça algum item e reduz o tempo gasto ao ir de um lado para o outro aleatoriamente.

Para facilitar, a sua lista de compras pode ser organizada por categorias – como hortifrúti, produtos de limpeza, produtos de higiene, mercearia, padaria etc. –, otimizando ainda mais o seu roteiro no momento da compra.

5. Dê preferência a marcas mais econômicas

planejar compras de supermercado

Homem escolhendo produtos no supermercado

É normal termos alguma marca preferida ou valorizarmos alguma marca famosa, não é verdade? Contudo, vale a reflexão: será que uma marca mais cara realmente é necessária?

Muitas vezes, marcas mais econômicas podem ter a mesma qualidade de outras ou até mesmo cair melhor no seu gosto. Se possível, vá testando marcas diferentes até encontrar aquela com preço mais acessível e com a qualidade que satisfaça você.

Assim, você não só gasta menos, como também compra com mais consciência, sem deixar de lado a qualidade. Com o tempo, você saberá quais são as melhores marcas, facilitando na hora de comprar.

6. Escolha o supermercado com o melhor custo-benefício

planejar compras de supermercado

Mulher escolhendo bananas no supermercado

Outra dica importante é pesquisar os mercados do seu bairro ou da sua região para escolher aquele com melhor custo-benefício. Pesquise preços e faça cotação em alguns lugares. Se conseguir encontrar os melhores preços em um único estabelecimento, melhor.

Assim, você conseguirá escolher o supermercado que une qualidade a preços acessíveis. Também não se esqueça de pensar na variedade dos produtos e procure saber o dia de reposição de estoque do estabelecimento.

Isso pode parecer trabalhoso, mas vale a pena. No final do mês, você pode reduzir consideravelmente o valor total dos gastos com supermercado e tornar a compra uma atividade muito mais prática.

Vale lembrar, ainda, que é importante ficar atento às promoções. Opte também por ir ao mercado em horários de menor movimento, pois assim você pode comparar preços com calma e economizar tempo na fila do caixa. Por fim, sempre evite fazer compras quando estiver com fome, pois esse é um gatilho certeiro para que você compre além do necessário.

Está pronto para planejar compras de supermercado? Afinal, ter uma casa agradável significa muito mais do que uma decoração linda. O cotidiano também merece sua atenção. Conte com a Pointer para te ajudar, seguindo a gente no Facebook, Instagram, Pinterest e YouTube!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida