Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Planejamento financeiro da obra: antes, durante e depois

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Erguer a casa dos sonhos ou fazer uma reforma completa estão nos planos de muita gente. Mas será que é possível realizar obras ambiciosas, mesmo com o orçamento apertado? Carolina Ruhman Sandler, especialista em finanças pessoais, garante que sim – basta um bom planejamento.

Para ajudar a começar com o pé direito, Carolina nos explicou o que fazer antes, durante e depois da obra. Confira:

ANTES

“Tenha em mente que você vai gastar muito dinheiro”, brinca Carolina. Mas falando sério: é preciso firmar uma meta. Um bom jeito de pensar na obra é em reais por metro quadrado. Ou seja, se você se dispor a gastar R$ 1 mil por metro quadrado e a sua casa tem 70 metros quadrados, serão R$ 70 mil. Estipulado o teto, é hora de começar uma planilha, discriminando quanto do total vai para cada item necessário.

Preciso ter todo o dinheiro antes de começar?

“Não necessariamente”, diz Carolina. “Na verdade, é muito raro conseguir juntar o valor total”, continua. Só não apele para o cartão de crédito – nunca, em nenhuma circunstância! A média de juros dos cartões de crédito brasileiros é de 470% ao ano. “Se você vai se endividar, pelo menos faça uma dívida planejada”, sugere Carolina. Procurar por uma linha de empréstimo pessoal no banco ou utilizar um cartão específico para obras são boas opções. Antes de escolher, fique atento ao Custo Efetivo Total, que engloba todas as taxas e juros.

Então é bom ter todo o dinheiro antes de começar?

Sim, seria o ideal! Com o dinheiro em mãos, você ganha mais poder de negociação. Porém, não caia no truque de pagar tudo à vista de uma vez, pois sempre há o risco do fornecedor sumir.

Como poupar?

Segundo Carolina, uma boa distribuição da renda mensal seria: 50% para os gastos cotidianos (aluguel, condomínio, alimentação, transporte etc), 30% para gastos supérfluos (presentes, festas, artigos de luxo, viagens etc) e 20% para grandes gastos. Poupando estes 20% todo mês, você vai construindo a poupança para realizar seu grande sonho. Durante a obra, estes 20% também podem ser destinados a ela.

DURANTE

Lembra da planilha feita antes da obra começar? Agora é a hora de criar uma nova coluna ao lado do planejado, com o que está sendo efetivamente gasto. Não precisa se desesperar se você gastou mais em um serviço ou produto do que gostaria. Basta ir equilibrando com os outros gastos. Investiu para ter o piso dos sonhos? Segure o bolso nos metais. O importante é que, no final das contas, os totais das duas colunas sejam equivalentes.

Nessa planilha, também é importante incluir o fluxo de caixa. Em outras palavras: ao parcelar um valor, especifique em que mês cada parcela será paga. Assim, você evita de se endividar demais em um mês sem perceber.

A pressa é inimiga da perfeição?

Geralmente sim. “Porém, se você está pagando a equipe por mês, é melhor correr para terminar o quanto antes”, recomenda Carolina. Mas se cada fornecedor for pago por serviço, pode ser bom ir contratando e pagando um após o outro.

Preciso pesquisar preço?

Sim, e muito! Carolina conta que há bastante variação de preço para o mesmo serviço ou produto quando se trata de construção civil. Ela recomenda levantar pelo menos três orçamentos para cada compra.

DEPOIS

Quando finalmente terminou o quebra-quebra, chega o delicioso momento da decoração. Essa parte é boa, mas também pode se revelar a mais cara. A dica aqui é ir comprando aos poucos. “Nos acostumamos muito rápido com o que temos. O ideal é curtir cada item, para só daí comprar o próximo”, diz. Assim, você vai aproveitar muito mais essa fase. E evita de comprar produtos de má qualidade, ou que não são do seu gosto, na ânsia de deixar tudo pronto logo. Vá com calma!

Saiba mais sobre finanças pessoais no site da Carolina: financasfemininas.uol.com.br/

*Por Bamboo – Bamboo é uma plataforma multimídia de conteúdo sobre arquitetura, interiores, design, arte e lifestyle.

Economizar é o segredo para realizar qualquer sonho grande, como uma obra.

Durante a obra, procure equilibrar os gastos. Se gastou demais com um item, economize no outro.

Uma tabela com o fluxo de caixa é ferramenta importante para organizar as finanças da obra.

blog004

Não tenha pressa para decorar. Ao planejar tudo com calma, você controla os gastos e aproveita mais o processo.

 Imagens: Shutterstock