Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
Pisos para cozinha: qual é a melhor opção para evitar sujeira?

Pisos para cozinha: qual é a melhor opção para evitar sujeira?

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Por ser o local da casa no qual as refeições são preparadas e, muitas vezes, onde a família se reúne para comer, a escolha do piso para cozinha nunca deve ser baseada apenas na estética.

Quando o ambiente é úmido e exposto a sujeiras e gorduras, como é o caso da cozinha, o cuidado na decisão precisa ser redobrado. Afinal, esse cantinho tão gostoso da residência deve ser bonito, durável, higiênico e, acima de tudo, funcional.

Acompanhe este post e conheça mais sobre as melhores opções de revestimento para piso fáceis de limpar para usar no melhor lugar da casa.

Como o piso para cozinha deve ser?

Primeiro de tudo, é preciso entender algumas características ideais para pisos de cozinha, de modo a fazer a escolha mais responsável segundo conhecimentos técnicos.

68190-pisos-para-cozinha-qual-e-a-melhor-opcao-para-evitar-sujeira

Impermeável

Um piso para cozinha deve ser impermeável por conta do contato constante que a superfície tem com umidade e gordura, tanto em suspensão no ar, quanto de forma direta. Caso o revestimento seja muito poroso, por exemplo, ele se torna suscetível ao surgimento de manchas ou tende a ficar impregnado com aromas que, no longo prazo, são bastante incômodos.

Assim, a impermeabilidade garante que o piso não absorva substâncias nem sofra com manchas ou infiltrações — que podem até causar patologias mais graves — aumentando de maneira considerável a durabilidade do projeto e facilitando a manutenção.

Antiderrapante

Ainda pela presença de água, óleos e restos de alimentos, o piso para cozinha deve ter resistência ao escorregamento (antiderrapante). Isso porque revestimentos lisos podem causar acidentes a qualquer usuário do cômodo, independentemente de idade, experiência ou habilidade.

O ideal é instalar um piso com aspecto acetinado, pois mantém um brilho suave — que traz elegância a qualquer ambiente — mas que não é escorregadio demais, preservando a segurança dos ocupantes em uma área úmida da casa.

Porém, tenha cuidado: um acabamento muito rugoso, como em revestimentos usados em espaços externos, pode acumular poeira e partículas de alimentos. Essa concentração de resíduos prejudica a aparência do piso, atrair insetos e microrganismos e pode até causar contaminação durante o preparo dos alimentos.

Retificado

A retificação faz parte da fabricação de alguns tipos de revestimentos. Em resumo, essa etapa permite que as bordas fiquem precisas e que a espessura das placas seja bem mais fina.

A consequência desse processo é que o piso, como um todo, vai ter rejuntes com espessura mínima, de cerca de 1,5mm. Isso não apenas contribui para a redução do acúmulo de sujeira entre placas, como também proporciona um aspecto uniforme e sofisticado ao espaço.

Quais são os melhores tipos de revestimento para cozinha?

Cada material proporciona vantagens diferentes quando usados em pisos de cozinha. É importante conhecer um pouco mais sobre cada um para fazer a escolha acertada, de acordo com suas preferências estéticas e, claro, com as possibilidades financeiras.

Ladrilho hidráulico

Os ladrilhos hidráulicos têm ganhado espaço nas cozinhas outra vez. Com as estampas coloridas, remetem a um estilo de decoração colonial, mais aconchegante. Em tom sobre tom, a decoração foge da monotonia e ganha um ar moderno.

Como podem se tornar excessivos caso aplicados a grandes superfícies, é preciso algum cuidado no uso. A maneira ideal é compor com os ladrilhos em pequenas áreas ou em apenas uma superfície da cozinha. Funcionam muito bem, por exemplo, quando aplicados na parte central do espaço, como se fosse um tapete, acompanhando o formato da cozinha ou recebendo a mesa de refeições.

Quando feitos de maneira artesanal, podem ter alto custo e levar muito tempo para ficar prontos, o que atrasa a conclusão da obra. Além disso, para impermeabilização, deve ser aplicada uma resina após a instalação e o rejuntamento.

Os revestimentos da linha Patchwork da Pointer são ótimas releituras do ladrilho hidráulico.

Granito

O granito é um material que pode ser utilizado tanto no piso quanto na bancada da cozinha, devido à baixíssima porosidade. É composto por mica, feldspato e quartzo e pode ser encontrado em variados tons: amarelo, branco, preto, rosa, marrom, cinza e vermelho, oferecendo assim uma série de possibilidades decorativas. O material costuma ser bem mais caro do que o porcelanato e a cerâmica, por exemplo.

É importante estar atento, pois a pedra, quando polida, se torna muito escorregadia. Já em acabamento rústico, que garante a proteção contra acidentes, pode não agradar em termos estéticos para uso interno.

Mármore

Já o piso de mármore tem bastante durabilidade, ainda que seja um pouco menos resistente que o granito. Muito usado em espaços internos, é uma boa pedida para disfarçar a sujeira, já que conta com frisos característicos. Na instalação, o rejunte é fino e seco, o que evita o indesejável encardimento com o passar do tempo.

Entretanto, é preciso tomar cuidado: o mármore, quando polido demais, pode ser escorregadio. Isso prejudica a usabilidade do espaço — especialmente por pessoas com mobilidade reduzida, idosos, gestantes e crianças.

As maiores desvantagens do mármore natural são o alto custo no curto prazo e um nível de porosidade que torna o material muito suscetível a manchas, quando em contato com produtos abrasivos.

Na linha Clássica da Pointer, os modelos Carrara Statuario, Travertino Roma Bege e Onix Ouro são alguns dos exemplos que melhor reproduzem as nuances maravilhosas do mármore.

Cimento queimado

Com um ar despojado e industrial, o cimento queimado também entra nas opções de piso para a cozinha. Como ele não tem rejunte, acumula poucos resíduos e pode ser limpo sem dificuldades. Feito com água, areia e cimento, está entre os mais vantajosos com relação a custos, pois é preparado no próprio local da obra.

Apesar do aspecto inicial liso e uniforme depois de finalizado, esse efeito pode se perder ao longo do uso com as variações de temperatura, surgimento de trincas e desgastes. Outra desvantagem é que esse piso é muito frio ao tato, prejudicando o conforto térmico especialmente no inverno.

Na Pointer, as linhas Metropolitan e Cimento contam com opções perfeitas de reprodução de cimento queimado para quem busca esse design tão contemporâneo e urbano.

Cerâmica

O piso cerâmico é perfeito para a cozinha: é frio, bonito e apresenta uma ótima tolerância à umidade e produtos químicos. Com a evolução da tecnologia, é possível contar com uma variedade cada vez maior de estampas, de acabamentos — com brilho, mate ou externo — além de tamanhos e formatos que são capazes de atender a qualquer estilo de decoração.

Devido à sua grande resistência, uma das maiores vantagens do piso cerâmico é o fato de ter pouca suscetibilidade a arranhões, manchas e quebras. Essa característica é importante por conta da chance de ocorrer queda de frascos pesados e líquidos variados.

A limpeza de pisos cerâmicos é simples e rápida, mesmo se a cozinha estiver engordurada. Basta usar detergente neutro diluído em água ou um produto desengordurante, com a ajuda de um pano úmido para espalhar a mistura e outro limpo, para secagem.

Outro grande benefício de optar pelos revestimentos cerâmicos é o design: fabricantes como a Pointer têm investido cada vez mais na tecnologia das cerâmicas, a fim de reproduzir com fidelidade a aparência de madeira, pedras, revestimentos estampados e muito mais!

Isso significa menos extração de materiais naturais que levam muito tempo para se regenerar. Há também a acessibilidade financeira: projetos de todos os orçamentos podem alcançar beleza e sofisticação com ótimo custo-benefício.

E aí, gostou do nosso artigo sobre piso para cozinha? Para conhecer os diferenciais dos revestimentos da Pointer, descobrir como usar e onde nos encontrar, entre em contato conosco!