Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Onde e quando usar o piso fosco na decoração?

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

onde-e-quando-usar-o-piso-fosco-na-decoracao.jpeg

Diferentes modelos, cores, padrões e tendências — realmente, escolher elementos decorativos duradouros para os diversos ambientes de casa é uma tarefa desafiadora. No entanto, você pode descobrir que algumas tendências vão ao encontro das suas preferências pessoais. Atualmente, a utilização de piso fosco é uma dessas trends. Você gosta da ideia? Sabe como e onde utilizá-lo?

Por que utilizar um piso fosco na decoração?

Embora o mercado de construção e decoração funcione da mesma forma que o mundo da moda, em que o tempo leva e traz tendências, existem alguns motivos específicos pelos quais as pessoas preferem pisos foscos, além do simples modismo.

O principal deles é que os revestimentos brilhantes, assim como as luzes muito brancas, dão um aspecto de frieza ao ambiente. O piso fosco, de forma contrária, reflete menos luz e torna os cômodos mais acolhedores.

Além disso, o piso fosco transmite a ideia de elegância, garantindo um toque diferenciado de sofisticação.

87480-onde-e-quando-usar-o-piso-fosco-na-decoracao

Onde utilizar o piso fosco?

Com suas diferentes cores e texturas, o piso fosco pode ser utilizado em salas, quartos, cozinhas, banheiros e até mesmo no quintal. Portanto, ele transita tranquilamente entre as áreas internas e externas da casa. Porém, vale lembrar que, em ambientes externos ou que recebem muita gordura, um revestimento mais liso pode simplificar a limpeza.

Especialmente na área social, ele pode ser uma excelente escolha para integrar ambientes. Por isso, é a opção favorita de muitos arquitetos para revestir toda a área social da casa, desde o hall à sala de jantar e, muitas vezes, até mesmo a cozinha.

Cuidados quanto à aplicação

A instalação do piso fosco é muito simples e relativamente rápida. Porém, como acontece com a maioria dos revestimentos, é importante regularizar o contrapiso antes da aplicação do revestimento.

Caso a sua opção seja um porcelanato fosco, é importante prestar atenção ao processo de rejunte. Para essa operação, é preciso utilizar produtos flexíveis à base de epóxi, hidrorrepelentes e com tratamento antifungos. O resultado é melhor ao utilizar um produto da cor do piso.

Para evitar manchas, é importante aplicar o rejunte em pequenas áreas de cada vez e limpar logo em seguida. O período mais indicado para o procedimento é de 72 horas após o assentamento do revestimento.

Tipos de revestimento de maior qualidade

Quando se fala em piso fosco, temos cerâmicas com essa característica e o próprio cimento queimado. No entanto, nenhum deles supera a beleza, a elegância e a qualidade que o porcelanato proporciona.

O porcelanato é durável, resistente à abrasão e à água, e é oferecido em tons e texturas diferentes. Ele é geralmente inspirado em elementos naturais como pedra, madeira, cimento e até couro, permitindo a escolha de padrões variados.

Além disso, ele pode ser polido (mais liso, brilhante escorregadio), acetinado ou mate (fosco) ou rústico, geralmente utilizado em áreas externas.

87481-onde-e-quando-usar-o-piso-fosco-na-decoracao

Dicas para preservar pisos foscos

O porcelanato é quase impermeável e muito resistente. Além disso, se for acetinado, ele tem uma grande capacidade para disfarçar a sujeita natural que aparece no chão. Porém, alguns cuidados precisam ser tomados para mantê-lo sempre lindo:

  • busque fornecedores que ofereçam marcas conhecidas, que seguem as normas para o setor (NBR 15463 da ABNT);
  • cuide para não derrubar produtos químicos e até mesmo alguns tipos de detergente;
  • em caso de acidente com vinho, a área deve ser limpa e seca imediatamente, para evitar manchas;
  • a limpeza deve ser feita com água e sabão neutro. Produtos químicos e abrasivos podem danificar o esmalte;
  • para evitar riscos, é interessante proteger os pés dos móveis e eletrodomésticos.

Não há dúvida de que um piso fosco ou acetinado traz um toque de elegância e sofisticação. Porém, tão importante quanto esses fatores é a harmonia do projeto de decoração. A composição perfeita leva em consideração o conjunto total do ambiente, sua iluminação, as outras texturas utilizadas e, principalmente, a forma como reflete sua personalidade.

De qualquer forma, sempre é bom pesquisar bastante antes de tomar uma decisão. Que tal fazer isso contando com um fornecedor de qualidade? Então entre em contato com a Pointer e tire todas as suas dúvidas sobre o piso fosco e suas aplicações!