Atualmente, existem muitos tipos diferentes de revestimentos para o piso de residências. Porém, a cerâmica se destaca dia após dia como uma das mais interessantes alternativas no mercado.
Quer ver o por quê? Confira os motivos para optar pela cerâmica no piso de casa!
Enorme variedade de estampas e modelos
Uma das principais razões para a popularidade da cerâmica é sua grande variedade de estampas e modelos. A fábrica da Pointer conta com grandes impressoras em alta definição, que permitem cores, desenhos e texturas infinitos.
É possível, inclusive, reproduzir materiais naturais, como madeira ou pedras. O visual é muito parecido, mas com a qualidade e durabilidade da cerâmica.
Boa durabilidade
Quando fazemos uma reforma em casa e trocamos o piso dos cômodos, gastamos bastante dinheiro para deixar nosso lar exatamente como queremos. Se, um ou dois anos depois, o piso começa a rachar ou quebrar, haveria prejuízo. Se não tivermos uma reserva da reforma original, pode ser que não encontremos novos revestimentos no mesmo tom do atual e precisaremos trocar todo o piso do cômodo.
Por isso, é ideal escolher um revestimento com boa durabilidade e a cerâmica é uma excelente opção nesse quesito. Além de ter uma excelente resistência ao impacto —abordaremos esse ponto com mais detalhes no fim do artigo, então siga lendo! —, a cerâmica dura entre 25 e 50 anos se bem instalada e conservada no piso da sua casa. Ou seja, um companheiro por décadas!
Resistente a água e impacto e ideal para quem tem alergias
Uma das informações técnicas presentes em todos os tipos de revestimentos é a porosidade. Quanto mais (e maiores) poros na peça, maior será a absorção de água e acúmulo de bactérias, poeira e sujeira em geral.
A cerâmica se destaca entre as opções de revestimento por ter um nível baixíssimo de porosidade. Assim, ela não absorve água e nem acumula poeiras e sujeiras. Por exemplo, uma madeira de seringueira apresenta um nível de porosidade de até 52,45% (quanto mais poros, maior absorção de água). Enquanto isso, pedras como o arenito tem nível de porosidades de 10% a 20%. A cerâmica, por sua vez, registra porosidade de 0 a 10%.
Na prática, a cerâmica tem muita dificuldade em ficar manchada, o que facilita a limpeza dela — falaremos sobre isso a seguir. Para quem tem alergia ou sinusite, por exemplo, o fato dela não acumular bactérias e poeira é muito positivo.
Muito fácil e prático de limpar no dia a dia
Uma das principais preocupações de quem procura por um revestimento é a limpeza e manutenção das peças. Quem tem a rotina agitada de trabalho, filhos e estudo, não tem muito tempo para gastar limpando o chão. E, na verdade, nem quer despender suas horas de descanso nessa tarefa.
O piso de cerâmica é um dos grandes aliados de quem quer limpar o chão com facilidade e praticidade. Para a limpeza do dia a dia, as únicas coisas necessárias são uma vassoura com cerdas macias, um balde com água e detergente neutro — uma colher de sopa de detergente para 5 litros de água — e um pano para secar a cerâmica depois. Para a limpeza mais profunda em dias de faxinas, o procedimento é um pouco diferente e você pode conferir como limpar o piso de cerâmica em nosso guia especial.
Custo-benefício é um dos melhores do mercado
Com tantas vantagens assim, seria de se imaginar que o piso de cerâmica custasse uma fortuna inimaginável e que você tivesse de gastar todas as suas poupanças para reformar a casa com ela, certo? Errado.
A cerâmica é um dos revestimentos de menor preço no mercado, o que a torna ainda mais atraente.
Como escolher um piso de cerâmica para a sua casa
Agora que você já viu os motivos para usar a cerâmica como revestimento no piso da sua casa, deve estar se perguntando como escolher o melhor piso entre as muitas opções disponíveis. Nós ajudaremos com dicas simples que vão iluminar a sua decisão. Confira!
Veja a decoração do ambiente escolhido
Analise o estilo dos móveis, da decoração e as cores. Escolha o modelo de revestimento que alcançará o maior nível de harmonização com esses elementos. Por exemplo, uma sala decorada ao estilo rústico, pede um chão que tenha um revestimento que reproduza pedra, como o lançamento Jurerê, da linha Pedras Brasileiras.
Já um ambiente mais aconchegante pode se beneficiar de uma cerâmica que reproduza madeira, como é o caso da Avelana Ambar, da linha Mediterrânea. Para um estilo clássico, o mais indicado é algum mármore da linha Clássica, como a Carrara Statuario.
Analise o PEI das opções de cerâmica
O nível de resistência ao impacto mecânico de uma cerâmica é medido pelo seu PEI. Quanto maior o valor desse indicador, mais resistente é a peça. É importante analisar com atenção o PEI da cerâmica que você deseja comprar e ver se a peça é indicada para o cômodo onde você pretende colocá-la.
Uma garagem precisa de um revestimento que aguente mais impacto do que um quarto, por exemplo. O PEI é classificado de 0 a 5, com as seguintes recomendações:
0. tráfego nulo, recomendado para paredes;
1. tráfego baixo, recomendado para banheiros e quartos internos;
2. tráfego moderado, recomendado para residências onde se anda com sapatos (exceto cozinhas, escadas e entradas);
3. tráfego médio, para todas as dependências da casa;
4. tráfego alto, recomendados para locais aberto ao público;
5. tráfego altíssimo, locais públicos com trânsito intenso.
Verifique se o piso é escorregadio ou não
Existem áreas da casa que são secas e outras que lidam com umidade e ocasional presença de água no chão. O quarto e a sala, por exemplo, são livres de líquidos. Já a cozinha e o banheiro, não.
Cerâmicas com acabamento brilhante podem ser aplicadas apenas no piso de ambientes totalmente secos, pois são as mais escorregadias. Já o acabamento mate pode circular por ambientes secos ou molhados, como banheiros. Por fim, em áreas externas, utilizar apenas o acabamento externo, que realmente evita escorregões.
Pesquise sobre a reputação da marca
O último passo a analisar antes de comprar uma cerâmica é verificar a reputação da marca que a produziu.
Marcas que abrem seus processos e falam sobre os cuidados com sustentabilidade e da qualidade da produção na cerâmica, como a Pointer, são mais confiáveis. É importante optar por uma empresa que produza seguindo as normas reguladoras e que garanta a qualidade da peça que você comprará.
Não restam dúvidas que o piso de cerâmica é uma opção muito interessante para os diferentes cômodos da sua casa. Agora que você já sabe suas características e como escolher o modelo certo para você, que tal entrar em contato com a gente e descobrir como podemos ajudar na sua reforma?