Tendência para área externa: pergolado de madeira
Tendências de DecoraçãoPergolados de madeira são uma forte tendência em decoração para áreas externas, como jardim ou varanda. Um ótimo espaço para cultivar plantas, receber amigos e familiares ou simplesmente para relaxar, o pergolado – também chamado de pérgola – dá um toque especial para a decoração.
Mostraremos o que é preciso considerar no projeto e, ainda, daremos dicas de como incluí-lo na sua decoração. Confira!
O que considerar no projeto
Pergolados podem parecer supérfluos e sofisticados demais. Porém, eles podem entrar no projeto de uma maneira acessível. Veja, a seguir, alguns fatores a serem considerados.
Tipo de madeira
Para construir o pergolado, o primeiro ponto a ser considerado é o tipo de madeira. Existe uma variedade de espécies que podem ser usadas nesse tipo de estrutura, como:
- cumaru e ipê: são madeiras de alta qualidade e durabilidade, muito resistentes a insetos e umidade;
- pinus, eucalipto ou bambu: são ótimas opções para quem gosta de um estilo mais rústico e natural;
- cedro: é um tipo de madeira leve, macia e fácil de trabalhar;
- peroba e jatobá: são madeiras de demolição, sendo mais duras e indicadas para construção de estruturas;
- garapeira, angelim e tauari: são madeiras bastante populares e acessíveis.
Tipo de pergolado
O segundo ponto é pensar no projeto do seu pergolado. Além da madeira escolhida, considere fatores como o tamanho da estrutura, se ela terá cobertura ou não, se você colocará plantas nas vigas, se usará tecidos ou vidros e, ainda, quais mobiliários e objetos vão compor o espaço.
Mão de obra
Outro ponto a considerar é a mão de obra. Tendo escolhido a madeira e o tipo de pergolado, você consegue uma estimativa mais precisa da mão de obra, que saberá o tipo de material com o qual irá trabalhar, bem como as características do projeto.
Materiais para a construção
Além das madeiras para as colunas e vigas, não se esqueça de considerar os demais materiais necessários para a construção, como o piso e o revestimento. Uma dica é colocar no projeto tudo aquilo que você pretende usar no local, como móveis, plantas e tecidos.
Cuidados técnicos
Lembre-se de verificar se o material utilizado para o pergolado é selado com verniz, a fim de garantir sua durabilidade. Também é importante que ele já venha com tratamento para poder ficar exposto ao sol, à chuva e demais variações de temperatura.
Como incluir o pergolado de madeira na decoração
Além de fazer o projeto da própria pérgola, é importante planejar como o pergolado de madeira pode compor a sua decoração.
Defina a utilidade e o local do pergolado
Para compor o pergolado harmonicamente na sua casa, pense na finalidade dessa estrutura para você, sua família ou pessoas que você recebe em casa e, consequentemente, pense também no local em que ele será instalado. Um pergolado pode ter várias utilidades, como:
- abrigo: em grandes áreas abertas, como jardim, o pergolado ajuda a criar um espaço fresco com sombra, sendo bastante funcional;
- criação de plantas: o pergolado de madeira é interessante para quem gosta de cultivar flores, pois cria um ambiente protegido da exposição direta do sol e também pode servir como suporte para plantas trepadeiras;
- ambiente de descanso: ao proporcionar sombra e ventilação fresca, o pergolado pode ser seu espaço para relaxamento, leitura ou meditação;
- composição de ambientes da casa: o pergolado também pode ter como objetivo compor os espaços da casa, dando um toque a mais na decoração de varandas, hall de entrada, corredores com jardim vertical e, inclusive, servindo como proteção de carros em garagens.
Escolha o tipo de pergolado
O pergolado pode ser com cobertura ou simplesmente vazado, e cada um desses tipos pode trazer uma composição diferente para o estilo da sua decoração. O coberto é ótimo para proteger da chuva, do sol, do vento e demais variações climáticas. Além de funcional, uma cobertura de vidro ou policarbonato, por exemplo, dá um toque sofisticado ao espaço.
Se deseja criar um sombreamento, você pode usar um ripamento em madeira ou bambu, deixando o pergolado ainda mais aconchegante. Outra opção são os tecidos colocados nas vigas, que, além da proteção e do conforto, trazem um efeito de movimento bem interessante.
Para um estilo mais natural, uma boa ideia é usar plantas, que proporcionam maior sensação de tranquilidade ao ambiente. Você pode usar trepadeiras, como sapatinho-de-judia ou primavera, ou até plantas frutíferas, como videira ou maracujá-doce. Para escolher a melhor planta, leve em consideração o local do pergolado e as características climáticas.
Elabore a composição decorativa do local
Para criar uma composição harmônica no espaço, escolha os móveis e os objetos decorativos. Isso deixará o espaço ainda mais agradável e cheio de estilo.
Há muitas opções que combinam com o pergolado de madeira. Em áreas externas ou jardins, por exemplo, um mobiliário rústico cai muito bem. Componentes naturais, cores variadas e itens artesanais também podem compor o pergolado.
Para o piso do pergolado, nossa sugestão é a linha Lazer, específica para áreas externas. As cerâmicas reproduzem revestimentos típicos de jardins e varandas. Na parede do fundo, você pode apostar nos tijolinhos Industrial Brick ou nas pedras Provence Stone. Ambos combinam com madeira e com o estilo rústico dos pergolados.
Mas se a ideia é ter madeira também nos revestimentos, a Pointer oferece cerâmicas que reproduzem o material, nas linhas Tropicalia e Mediterranea. A vantagem técnica da cerâmica em comparação com a madeira natural é que ela é mais resistente, prática para a manutenção e tem um excelente custo-benefício.
Como você viu, o pergolado de madeira é uma ótima ideia para trazer mais conforto e beleza para a sua casa, sem perder a funcionalidade no dia a dia.
#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida