Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Passo a passo: saiba como decorar um quarto de adolescente

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

A adolescência é um período muito especial do desenvolvimento de um filho e, por isso, essa etapa também pede uma transformação na decoração do quarto dele. O ambiente que antes era destinado às brincadeiras de criança deve dar lugar a um local cheio de atitude e personalidade, afinal, todo adolescente deseja ter um universo particular, que reúna conforto, estilo e privacidade.

Quer saber como decorar um quarto de adolescente de modo que o dormitório combine não apenas com a idade, mas também com a personalidade e os gostos pessoais do dono do cômodo? Então veja o nosso passo a passo!

Faça uma triagem no quarto e remova os brinquedos

Antes de iniciar a decoração de fato, realize uma triagem no quarto atual. Junto com o filho adolescente, separe os objetos que ficam e os que saem, selecione os brinquedos para doar e descarte os elementos que remetem à infância.

A menos que o adolescente faça questão de guardar alguns desses itens, o ideal é removê-los do espaço para que o ambiente ganhe um ar mais juvenil.

Defina um estilo de decoração para o quarto

Antes de começar a comprar móveis e objetos decorativos novos, é muito importante pensar em uma vertente de decoração de que o seu filho goste. Isso é essencial para garantir que todas as suas aquisições sigam a mesma linha, o que tornará o ambiente harmônico.

Por exemplo, se ele gosta de um visual mais rock and roll, tem tudo a ver comprar almofadas com estampa de caveirinha, não é? Portanto, converse com o seu filho e, juntos, planejem como será o cômodo.

Pensem previamente em tudo o que dá para reaproveitar e no que será preciso descartar e comprar. Feito isso, pegue uma folha de papel e faça um pequeno projeto das posições das peças de mobiliário, lembrando-se de medir os espaços disponíveis.

Traduza o estilo de vida do adolescente

Geralmente, nessa fase os passatempos infantis são deixados de lado e começam a surgir outros interesses. Para que o adolescente se sinta bem à vontade no quarto novo, é recomendável que o seu estilo de vida esteja presente no projeto, seja por meio de estampas ou de objetos.

Os esportes, filmes, músicas e ícones da cultura pop chamam a atenção dos jovens e podem ser usados para decorar o ambiente.

Valorize as memórias afetivas

O fato de o seu filho adolescente estar crescendo não é motivo para abandonar o passado. É recomendável que, mesmo que o tempo passe e os gostos mudem, ele continue relembrando, valorizando e reconhecendo sua história, todos os momentos e pessoas que foram e são importantes.

Diante disso, é interessante que o novo quarto tenha algumas fotos da infância, presentes de amigos, lembranças de viagens, recordações da família e outros elementos que ajudem a reforçar a memória afetiva. Os itens podem ser expostos de forma despojada em porta-retratos coloridos, varais fotográficos, murais, nichos etc.

Acerte na escolha das cores

Na adolescência, saem de cena as cores suaves e as estampas infantis, para dar lugar às tonalidades vibrantes e padrões marcantes, como os grafismos. Cores como o amarelo, turquesa, pink, verde-limão, laranja e vermelho são bem-vindas em quartos de jovens, pois quebram a monotonia e a obviedade da decoração.

Até o preto costuma ser utilizado, mas é necessário tomar cuidado para que a decoração não fique mórbida nem muito pesada. Vale destacar que as preferências pessoais do adolescente devem ser levadas em consideração na definição da paleta.

Faça um cantinho dedicado aos estudos

A adolescência é a fase em que os estudos precisam ser redobrados. Afinal, por volta dos 15 anos, o jovem entra no ensino médio e começa a pensar no vestibular.

Dessa forma, é fundamental investir em um local de estudos no quarto. O ideal é que esse cantinho seja agradável e confortável, mas sem exageros. Uma cadeira macia (com encostos e braços), uma escrivaninha e um computador são os itens essenciais.

Além deles, você pode investir em um mural para anotações, um papel de parede no estilo lousa e em nichos ou prateleiras com alguns livros e apostilas. Se for possível, é interessante criar esse cantinho perto da janela, já que a luz natural tem inúmeras vantagens: ela torna o local mais aconchegante e “avisa” quando é hora de parar.

Mas atenção: sempre que for viável, é preferível deixar a mesa em posição perpendicular à janela. Dessa forma, a luz do sol não vai incidir diretamente sobre ela.

E para manter a escrivaninha sempre arrumada, uma boa dica é adquirir caixas organizadoras. Além de funcionais, elas vão contribuir para a decoração do ambiente.

Certifique-se de que será possível receber amigos para dormir

Geralmente, o adolescente é rodeado de amigos. Nessa fase, portanto, é comum que comecem a aparecer vários colegas para dormir na sua casa.

É importante pensar nisso ao decorar o quarto do seu filho. Afinal, de nada adianta encher o ambiente de móveis se não sobrar espaço nem para um colchão, não é mesmo?

Se o cômodo é pequeno, uma boa saída é investir em beliches. Ao contrário dos modelos mais antigos, as camas novas estão modernas, repaginadas e muito bonitas. A bicama (aquela que tem uma espécie de “gaveta” na parte inferior, onde há outro colchão) também é uma boa opção.

Além disso, é sempre interessante espalhar pufes para os colegas se sentarem. Se não houver espaço, você pode deixá-los embaixo da escrivaninha e só retirá-los quando for usar.

Aposte em pop art no quarto do adolescente

Se você gosta de decoração, provavelmente já percebeu que o pop art — vertente que surgiu nos anos 1950 — voltou com tudo. Trata-se da utilização de um mix de elementos, como fotos de celebridades, colagens, pinturas com cores intensas etc.

É um estilo jovem, marcado por muitas tonalidades alegres. Justamente por isso, ele é um excelente aliado da decoração de quartos de adolescentes. Experimente!

Complemente a decoração com acessórios

Por fim, agregue mais personalidade ao cantinho do adolescente, incluindo acessórios diferenciados, como placas decorativas, almofadas divertidas, tapetes coloridos, móveis com design inovador, luminárias inusitadas, posters, cortinas estampadas, molduras, itens colecionáveis, entre outros objetos que combinem com a nova fase do seu filho.

E aí, vai seguir o nosso passo a passo e decorar um quarto de adolescente com muito estilo? Tem outras dicas para compartilhar conosco? Deixe seu comentário!

Até a próxima e continue acompanhando as novidades do nosso blog.