Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
parque lage

Visite o Parque Lage, ponto turístico histórico no Rio de Janeiro

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro é o Parque Lage, especialmente para quem quer aproveitar uma caminhada pela Floresta da Tijuca ou mergulhar um pouco na história da antiga capital do Brasil. O Parque Lage, inclusive, foi eleito por Maurício Arruda como uma das arquiteturas históricas para inspirar a linha Pedras Brasileiras, da Pointer.

Localizado na rua Jardim Botânico, bem aos pés do Corcovado, o Parque Lage nem sempre foi um parque público. Sua história é rica e começa com Rodrigo de Freitas Mello e Castro (sim, o mesmo Rodrigo de Freitas da famosa lagoa fluminense) no começo do Século 19. Com o tempo, a região foi trocando de dono até chegar às mãos de Henrique Lage. Endividado, ele se desfez do parque, que virou patrimônio histórico e artístico do Rio de Janeiro.

Se você pensa em visitar o Parque Lage, precisa conhecer as nossas dicas para explorar ao máximo o que o lugar tem a oferecer. Veja a seguir!

Comece o dia com um belo café da manhã no Plage Café

Parque Lage

Parque Lage com o Corcovado atrás no Rio de Janeiro

A melhor maneira de começar o dia de visita ao Parque Lage é com um café da manhã reforçado no Plage Café. Ele fica localizado dentro do Palacete do parque e suas mesas ficam à beira da famosa piscina do lugar. Ou seja: além de um café muito gostoso, a vista é a melhor possível para começar o dia.

São muitas alternativas para um café da manhã, a opção mais famosa é o Plage Completo. Inclui ovos mexidos com bacon, ou tomate ou salmão curado, além de cestas de pães artesanais, queijo minas, manteiga, peito de peru, bolo do dia, iogurte com granola, salada de frutas, além de um suco e uma bebida quente. Custa R$ 76 e serve quatro pessoas.

Além do Plage Completo, o café ainda conta com uma série de outras opções no cardápio, especialmente para quem quer almoçar (sanduíches, hambúrgueres e opções similares). Apesar disso, nós temos uma outra recomendação para o seu almoço no parque — continue lendo para saber qual é!

Faça a trilha do Parque Lage (se conseguir!)

Parque Lage

Área externa do Parque Lage

Para quem gosta de um pouco mais de aventura nas suas viagens de férias, o Parque Lage tem uma opção muito convidativa: uma trilha de dificuldade semipesada.

Com 2,2km, a trilha tem uma de elevação de 704m, considerada desafiadora para iniciantes. Ela começa bem ao lado de uma casa de pedra antiga, que fica perto do palacete do parque, e é bem sinalizada com placas e informações disponíveis para quem topa a aventura.

Além da beleza impressionante da Floresta da Tijuca — com suas plantas, pequenos animais e incríveis oportunidades de fotos —, a trilha termina muito perto do Cristo Redentor, sendo necessário pagar um ingresso para acessá-lo.

Visite as exposições de arte no palacete do parque

Parque Lage

Interior do Parque Lage

Dentro do palacete do parque está localizada a EAV, a Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Além dos seus cursos e oficinas para adultos e crianças, o lugar também hospeda várias exposições de artes para os visitantes.

As exposições podem conter fotografias, pinturas e esculturas, mas existem também outros tipos de atividades artísticas que acontecem na EAV, como palestras, mesas de conversas e apresentação de filmes.

Vale a pena separar um momento da sua visita ao parque para conferir as exposições e apresentações, pois a curadoria do lugar é excelente e a infraestrutura também. Antes de ir, porém, lembre-se de conferir a agenda da programação no site oficial da escola.

Conheça a história do Palacete do Parque Lage

Parque Lage

Linda sala de jantar integrada com cozinha revestida com a cerâmica Parque Lage, da linha Pedras Brasileiras. A decoração passa a sensação de amplitude

O Parque Lage tem uma história riquíssima, que se confunde e entrelaça com o passado do Rio de Janeiro e até do próprio Brasil, considerando que a Cidade Maravilhosa foi a capital do país por 198 anos.

O Palacete do parque é um prédio relativamente recente, mas com uma longa história. Ele foi construído na década de 1920 por Henrique Lage (que dá nome ao parque), um amante das artes que se casou com a cantora lírica italiana Gabriela Besanzoni. Para agradá-la, ele encomendou o projeto do palacete em estilo romano ao arquiteto Mario Vodret, importando todos os materiais diretamente da Itália.

Por falar em materiais, um dos destaques do palacete é o quartzito claro (em tons off white) usado para revestimento nas paredes e no piso do lugar, especialmente do lado de fora, no pátio interno que contorna a piscina retangular.

Um dos destaques da visita é acompanhar um pouco do Rio de Janeiro numa época marcada por festas luxuosas da aristocracia nacional.

Visite o aquário com 12 tanques do Parque Lage

Parque Lage

Sala de estar com piso Parque Lage, da linha Pedras Brasileiras, que reproduz o quartzito claro

No meio dos jardins e caminhos do Parque Lage, está escondida um dos principais atrativos do lugar: o seu aquário. Do lado de fora, o lugar foi decorado como se fosse uma caverna fantástica, quase que removida inteiramente de um mundo de fantasia como a Terra Média ou alguma das antigas lendas europeias com elfos e duendes.

Por dentro, o aquário conta com 12 tanques com muitos peixes diferentes. A maioria deles é oriundo do Brasil, mostrando a diversidade e riqueza da fauna aquática nacional, mas também existem espécimes internacionais. O destaque fica para um tubarão siamês da Tailândia, que faz sucesso especialmente com as crianças.

Conheça a gruta, a torre e outras construções

O Palacete pode ser a principal construção do parque, mas não é a única. Como é um lugar bem antigo, que passou pelas mãos de múltiplos donos, o Parque Lage foi recebendo atualizações e novos prédios com o tempo. É muito interessante passear pelo espaço, explorando as ruínas e diferentes construções do lugar.

Uma delas é uma gruta artificial, que impressiona pela riqueza de detalhes e pela composição harmônica com a Floresta da Tijuca. Outro lugar muito interessante (e que rende excelentes fotos!) é a torre escondida entre a vegetação do parque.

Por fim, vale ressaltar a Cavalariça, um prédio rosa com fachada neogótica que costumava abrigar os cavalos dos moradores e visitantes do lugar. Um detalhe interessante é que ele está fechado atualmente, dando um ar de mistério ao passeio.

Leve a família para um piquenique no parque

Parque Lage

Área externa com piso Parque Lage, da linha Pedras Brasileiras, design de Maurício Arruda para a Pointer

Antes de terminar sua visita ao Parque Lage e voltar para casa ou para o seu hotel, não deixe de fazer um piquenique com a família. Leve uma canga ou toalha ampla para sentar na área reservada para isso e aproveite a vista do lugar.

E que vista! Além da exuberância da Floresta da Tijuca, dos belos jardins e da arquitetura romântica das construções, o parque também oferece uma das melhores visões do Corcovado e do Cristo Redentor em todo o Rio de Janeiro. É difícil achar um lugar melhor para um sanduíche tranquilo com a família.

Como deu para ver, o Parque Lage é um lugar mágico e impressionante, localizado bem no centro de uma das principais cidades do Brasil e da América do Sul. Sua beleza é tanta que não é a toa que Maurício Arrudo se inspirou para o desenvolvimento da linha Pedras Brasileiras. O arquiteto usou da tecnologia Pointer para criar uma cerâmica que reproduz o quartzito claro usado para revestir o Palacete.

Se você gostou desse conteúdo e se interessou em visitar o Parque Lage, compartilhe esse artigo nas redes sociais e marque seus familiares para que eles comecem a planejar as próximas férias de vocês!