Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Organização de brinquedos: como não deixar a casa bagunçada?

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Depois que os filhos nascem, a vida muda muito, e a casa também. O lar doce lar nunca volta a ser o mesmo e tende a ficar mais animado, completo e até bagunçado. Os papais e mamães que estão lendo este artigo certamente concordam com a afirmação.

As crianças amam brincar e, por esse motivo, o quarto infantil e mesmo outros cantos da residência costumam ficar desorganizados. Não dá para negar que esse momento é extremamente saudável e necessário ao desenvolvimento cognitivo, motor e social da criança. Porém, isso não é justificativa para que a casa vire um caos.

Com a adoção de estratégias simples de organização e decoração, é possível manter cada coisa em seu lugar sem que as crianças deixem de brincar.

Quer saber como? Continue lendo o artigo e aprenda a manter a organização de brinquedos dos pequenos!

131188-estender-500-organizacao-de-brinquedos-arrume-a-casa-sem-atrapalhar-a-diversao

Categorize os brinquedos

O primeiro passo para organizar os brinquedos do seu filho é categorizá-los por tipo, ou seja, guardá-los em grupos em que os itens ficam juntos por semelhança: bonecas com bonecas, jogos educativos com jogos educativos, ursos com ursos, fantoches com fantoches, eletrônicos com eletrônicos, e por aí vai.

Essa medida simplifica a localização dos brinquedos, otimiza o espaço e ainda facilita a arrumação das peças após o uso. A separação em categorias também permite que a criança pegue somente o que é necessário na hora de brincar, sem precisar remover todos os modelos das caixas ou armários.

Invista em móveis e acessórios organizadores

Os grandes aliados da organização de brinquedos são os móveis e acessórios organizadores. Para manter sua casa em ordem, invista em caixas organizadoras, baús, divisórias, sacos de tecido, porta-trecos, nichos, cestos, gaveteiros etc.

Os containers transparentes também são uma ótima pedida, já que permitem a fácil visualização do que está dentro. Caso você opte por caixas opacas e coloridas, use etiquetas para fazer a identificação do conteúdo guardado.

Não encontrou os modelos que queria? Pois saiba que é possível customizar caixotes de madeira. Eles podem ser encontrados em feiras, supermercados ou até mesmo na rua e são opções econômicas. Antes de incluí-los no quarto da criança, lave cada superfície e, depois da secagem, aplique uma camada de verniz ou de tinta colorida.

131180-estender-500-organizacao-de-brinquedos-arrume-a-casa-sem-atrapalhar-a-diversao

Transforme os brinquedos em artigos de decoração

Dizem que a pessoa com filhos tem a casa temporariamente decorada por crianças. Os pequenos fazem arte — uma arte meio abstrata, é verdade. As paredes são coloridas, os móveis rabiscados e os brinquedos ocupam os lugares mais improváveis.

E já que não dá para ter a casa exatamente como antes, use toda a imaginação do universo infantil a favor da nova decoração. As pelúcias e jogos devem ser expostos no ambiente de maneira que fiquem harmoniosos e coerentes.

Já as coleções de bonecos podem ficar destacadas em nichos, prateleiras e estantes, de preferência ao alcance das mãos para que seus filhos possam pegar os brinquedos sempre que desejarem. Isso também favorece o desenvolvimento da autonomia.

Se as crianças gostam muito de desenhos e pinturas, que tal expor as ilustrações feitas por elas na casa? Você tem inúmeras possibilidades de arranjos, seja fixando os papéis diretamente na parede ou criando uma composição de varal. Nesse caso, basta esticar um fio na parede para pendurar os desenhos com prendedores de roupa.

Crie móbiles decorativos com os brinquedos

Os móbiles são ótimas opções para decorar gastando pouco e, de quebra, ajudam a conservar a organização de brinquedos em dia. Isso porque mantêm as pecinhas distantes do chão e não atrapalham a passagem das pessoas nos cômodos.

Por serem elementos suspensos, os móbiles não aceitam brinquedos muito grandes ou pesados. Nesse caso, dê preferência a carrinhos, aviões e barquinhos pequenos, bonecos de pano ou de plástico, ursinhos em miniatura e outros itens leves.

Após selecionar as pecinhas que vão compor os móbiles, você só precisa providenciar pedaços de lã ou barbante. Em seguida, amarre cada brinquedo na ponta do fio e pendure o conjunto diretamente no teto do quarto ou ao lado de janelas para enfeitar cortinas e persianas.

Quando a criançada resolver que é momento de brincar, você só tira as peças desejadas e entrega para a turminha. No final do dia, reúna todos os brinquedos utilizados e pendure novamente no local escolhido.

Deixe os bonecos maiores em destaque

Alguns bonecos e ursos infantis são vendidos em tamanhos exagerados, e os pequenos adoram isso. Mas se não há espaço para guardá-los, o que os pais podem fazer para integrá-los à decoração sem pesar no visual?

A saída é simples: deixe os brinquedos grandes apoiados bem no centro dos móveis. Assim, você os transforma em pontos focais e tira o destaque de outras peças e jogos que possam estar expostos no cômodo.

Se preferir, instale ganchos nas paredes, atrás de portas ou ao lado da mobília para pendurar os bonecos mais chamativos. Com a atenção do olhar voltada para eles, a percepção de bagunça será reduzida.

Reaproveite embalagens e recipientes

Em tempos de consumo consciente e sustentabilidade, também vale a pena reaproveitar elementos que normalmente são descartados na residência. Use latas e potes de conserva, pallets, caixinhas de leite e outros materiais que possam ser reciclados para contribuir na organização de brinquedos.

É importante que esses artigos sejam devidamente higienizados antes de serem levados para o quarto da criança. Depois da limpeza, você pode lixar as peças, pintá-las ou decorá-las com amarrações de fitas, aplicações de adesivos ou colagem de miçangas.

Abuse da criatividade para transformar o que seria lixo em acessórios organizadores versáteis. A vantagem é que muitos desses materiais são pequenos e podem ser reservados para a armazenagem de pecinhas menores, como jogos de quebra-cabeça, lego, dominó e cartas.

Envolva as crianças na organização

Não é por serem pequenos que seus filhos devem ficar de fora do processo de organização. Desde cedo, eles precisam ser coparticipantes da arrumação residencial, a fim de proporcionar um ambiente mais agradável para todos. Se eles são moradores da casa, também devem colaborar— proporcionalmente à idade, é claro.

Eles podem, por exemplo, guardar os próprios brinquedos depois da utilização, juntar os itens que espalharam pelo imóvel e limpar as peças que sujaram durante uma brincadeira. É importante que esse momento tenha um toque de prazer e diversão, e não seja encarado como uma forma de castigo.

Além disso, dê o exemplo. Crianças aprendem mais com as atitudes do que com os discursos de seus pais. Se todos fizerem a sua parte, a brincadeira e a organização com certeza andarão sempre juntas, pode acreditar.

E aí, as nossas dicas para organização de brinquedos ajudaram de alguma maneira? Aproveite para testá-las em sua casa e adotar aquelas mais positivas.

Se você curtiu este post, não deixe de acompanhar as novidades das nossas redes sociais. Na página do Instagram e Facebook da Pointer, você terá acesso a muitas outras dicas e informações para manter seu lar mais bonito e organizado!