Neobarroco: saiba como usar essa referência na decoração

Muito mais do que compor cidades e áreas urbanas, os estilos arquitetônicos também servem para inspirar a criação de ambientes na decoração de interiores. O destaque de hoje é o neobarroco, um movimento com referências na arquitetura setentista que mistura elementos atuais com os do passado.

Quer descobrir formas de usá-lo em casa? Confira neste post 5 dicas para colocar em prática!

Explore os traços do neobarroco

Como estilo eclético, o neobarroco possui diversos aspectos do barroco em si. Isso pode ser visto no uso das linhas curvas e de grandes volumes, duas características presentes em museus, teatros, catedrais e palácios antigos.

Na decoração, a referência pode aparecer nos traços sinuosos das molduras de quadros e espelhos, no design do mobiliário e nas estampas de tecidos e papéis de parede. Mesmo que não sejam retilíneos, todos esses elementos devem ser organizados em composições que mantenham a ordem e a geometria.

Combine materiais antigos e modernos

Uma característica forte do design neobarroco é a junção de elementos clássicos e contemporâneos. Essa referência é interessante porque permite que você combine peças ou acessórios mais velhos com alguns elementos modernos da casa.

Para não errar, a dica é usar somente um exemplar de objeto com estilo neobarroco em cada ambiente. Se preferir, pode ainda reformar os móveis antigos para incluir novos materiais em sua estrutura. Um exemplo dessa solução seria a instalação de um tampo de vidro sobre um aparador com base de ferro e design curvo.

Aposte em acessórios com brilho e detalhes

Como parte da ornamentação, o brilho e os detalhes também devem aparecer na decoração inspirada no movimento neobarroco. Para usar sem medo, a dica é apostar em pequenos objetos e acessórios que tragam essas características no acabamento:

  • quarto: cortinas com textura e estampa geométrica, espelhos com moldura ornamentada, abajur com detalhes dourados;
  • cozinha: utensílios com acabamento esmaltado, louças com desenhos e pinturas detalhadas;
  • banheiro: azulejos e pastilhas com estampa geométrica;
  • sala: lustres e luminárias com acabamento cromado, floreiras em ferro trabalhado.

Brinque com efeitos de luz e sombra

O trabalho com luz e sombra sempre fez parte da arquitetura barroca e foi recuperado no estilo neobarroco. Juntos, esses elementos eram usados para criar efeitos cênicos que despertassem diferentes emoções e sentimentos.

Na sua casa, a criação de novas formas e saliências pode ser obtida com a distribuição de pontos de iluminação em diferentes cantos dos cômodos. Para isso, aposte em abajures, luminárias e spots embutidos que geram iluminação indireta.

Os painéis e estruturas vazadas também ajudam a criar jogos de luz e sombra porque brincam com os cheios e vazios. Fique à vontade para usar biombos de madeira, grades de ferro ou paredes de cobogó para dividir áreas sem bloquear a visão por completo.

Dê preferência às cores quentes

Os tons ricos e vibrantes são os preferidos no estilo neobarroco porque dão qualidade tátil à pintura quando combinados com os jogos de luz e sombra. Na decoração, a junção desses recursos pode ser usada para evocar texturas como seda, veludo e ouro.

Para revestir grandes superfícies, escolha as paletas de cores quentes — vermelho, laranja e amarelo — ou tons terrosos — bege, marrom, caramelo. Caso queira criar um contraste, pode adicionar pequenos objetos e tecidos em tons de azul ou verde-escuro.

E aí, já tem os elementos certos para decorar a casa no estilo neobarroco? Entre em contato conosco para conferir os produtos inspirados nesse movimento!