Mineral: pedras e mármores na decoração
Dicas PointerOs minerais são recursos ricos e repletos de inspirações para a arquitetura. Afinal, pedras naturais e minerais têm padrões únicos, esculpidos em processos complexos da natureza que duram muitos anos. Não é a toa que ficamos fascinados pela beleza de diversos deles.
Além da qualidade estética, o mundo mineral também é referência por oferecer materiais para construir, revestir e decorar habitações. E, quando utilizados em projetos de decoração modernos e atualizados, os minerais trazem um pouco da natureza para dentro de casa.
Esse estilo de decoração é interessante porque não remete a elementos naturais óbvios, como vasos de plantas e objetos decorativos de madeira. Afinal, a beleza da natureza também pode estar representada dentro de casa na beleza de um mármore ou na textura de uma pedra.
Quer saber como investir em pedras e mármores na decoração da sua casa de forma elegante, prática e acessível? Continue a leitura para descobrir as cerâmicas que Pointer que reproduzem com perfeição esses materiais.
É tendência: retornar às raízes
Você já deve ter notado uma tendência geral de moda e comportamento que busca retornar ao que há de mais tradicional e natural. Como forma de contraponto com a vida acelerada que vivemos atualmente, devido à tecnologia e aos novos modelos de relações interpessoais, buscamos maneiras de encontrar o próprio eixo e vivermos uma vida mais equilibrada por meio da retomada da natureza.
Escapar da cidade para um reduto natural e quase intocado por pessoas; incensar a casa com os aromas naturais de ervas usadas há séculos pelos nossos ancestrais; conhecer culturas diferentes, que têm mais contato com a natureza; realizar atividades físicas que são simples e não exigem equipamentos sofisticados ou muita agitação: toda essa busca do bem-estar na simplicidade está conectada e é uma tendência de comportamento comprovada.
Um dos grandes símbolos desse movimento é a volta dos cristais, quartzos, granitos, mármores e outros minerais para a moda e o design. O uso dos padrões, cores e texturas desses mineiras estão em alta, seja na moda — em estampas, acessórios e aplicações —, seja na decoração — em revestimentos, objetos decorativos e estampas. Contudo, esse uso deve ser feito de maneira sustentável. Continue a leitura para entender como!
Uso consciente: minerais e alternativas
Os minerais podem assumir diversas formas. Dentro da arquitetura e do design de interiores, as opções mais usadas são, sem sombra de dúvidas, mármore, ardósia e basalto. Essas são as principais alternativas porque, dentro da variação de qualidades desses minerais, temos tipos para todos os gostos.
Eles vão desde superfícies claras e brilhantes, como o mármore travertino, até pedras duríssimas e de tons sóbrios, como o basalto, passando pelas ardósias, que se formam em camadas e revelam veios orgânicos — padrão que chama bastante atenção de quem gosta do estilo natural.
Contudo, é interessante observar que o uso desse material pode ficar caro: afinal, o processo de extração dos minerais da natureza é trabalhoso e, dependendo do efeito que você busca, o tipo escolhido pode ser raro e ter um preço bem acima do esperado.
Além disso, sabemos o quanto a exploração da natureza para recursos pode ser prejudicial para o planeta. A boa notícia é que existe uma excelente alternativa para você, que busca trazer um pouco da natureza para dentro de casa: as cerâmicas que reproduzem a beleza dos minerais. Saiba mais a seguir!
Opção sustentável: cerâmicas
A reprodução em cerâmica dos minerais é uma opção bem mais acessível e sustentável, visto que evita a custosa extração dos minerais. Além disso, buscar essa alternativa permite ter acesso a um leque de opções muito diverso — o catálogo de revestimentos da Pointer conta com isso.
No próximo tópico, falaremos sobre alguns exemplos de cerâmicas que reproduzem pedras e mármores para você usar na sua decoração. Confira!
Aposte: formas de usar na decoração
Se você pensa que a decoração com pedras e mármores pode ser usada apenas em ambientes rústicos e em conjunto com outros elementos do estilo — como madeiras e plantas —, saiba que o caminho pode ser bem diferente! O estilo mineral na decoração vai da sobriedade à modernidade. Veja os exemplos a seguir.
Sobriedade e sofisticação
Revestimentos escuros, como o Pietra Di Basalto Grigia, trazem sobriedade e extrema sofisticação aos ambientes. Essa linha de cerâmicas da Pointer é inspirada nas pedras de Roma, na Itália — dessa forma, Pietra Di Basalto conta com tons sóbrios, com veios brancos e fragmentos de quartzo que refletem a luz de forma discreta. Essa qualidade resulta em uma proposta arrojada do mineral na decoração, bem contemporânea.
Clássico e atemporal
A linha Clássica da Pointer é a opção acertada para quem quer investir em pedras e mármores na decoração, mas não abre mão de um estilo clássico e atemporal. A cerâmica Travertino Roma Bege reproduz aquele tipo de mármore clássico, com o qual não há como errar na decoração dos ambientes.
Luxo e modernidade
Se você gosta de seguir tendências e quer apostar na decoração mineral usando pedras e mármores diferenciados, conheça o Summer Gold. Parte da linha Summer, sua cor e seu leve brilho trazem luxo e dão mais vida ao espaço, sendo ideal para ser usado em estilos de decoração modernos e urbanos. Essa cerâmica vai bem em pisos e paredes.
Como é possível notar, a decoração mineral e o uso de pedras e mármores na decoração é uma tendência forte na arquitetura e pode ser combinada com diversos estilos, uma vez que existem diversos produtos no mercado que reproduzem esses elementos com uma qualidade excelente.
Gostou de saber mais sobre o uso de pedras e mármores na decoração? Esse estilo natural é interessante e repleto de personalidade. Para investir, conheça todo o catálogo de revestimentos da Pointer! Nele, você encontra as melhores opções de cerâmicas disponíveis.