Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Mudança de casa: saiba como se organizar nesse momento

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Mudar de casa significa não somente mudar de espaço, mas também de vida, de vizinhança e de rotina. Isso é algo especial, não é verdade? No entanto, se faltar organização, esse processo é capaz de causar muita dor de cabeça!

Para ajudá-lo a passar pela mudança de casa de maneira organizada e sem estresse, preparamos o post de hoje com algumas dicas úteis. Vamos lá?

1. Planeje a mudança de casa

Pode parecer óbvio, mas a maioria das pessoas se deixa levar na hora de realizar a mudança, faz tudo sem se programar e acaba se estressando mais do que deveria.

Por isso, faça seu planejamento antecipadamente, a começar por uma lista de atividades a serem realizadas. Seja em um caderno ou em uma planilha no computador, é importante que você liste tudo o que precisar fazer até o dia da mudança, com estimativas de prazo realistas. Nessa lista, podem conter atividades como:

  • realizar a limpeza de cada cômodo;
  • separar e decidir o que vai na mudança e o que pode ser descartado ou doado (como roupas, sapatos ou móveis antigos);
  • adquirir os materiais necessários para realizar o empacotamento;
  • buscar a ajuda necessária para mover as caixas, sejam seus amigos ou uma equipe de profissionais;
  • agendar data e hora da mudança com a transportadora;
  • verificar as condições do seu novo lar antes da data da mudança (se precisa de uma limpeza ou de outros cuidados).

Quanto mais você se lembrar e anotar os detalhes, menores serão as chances de algo ser esquecido ou dar errado.

100304-mudanca-de-casa-saiba-como-se-organizar-nesse-momento

2. Prepare-se para o empacotamento

Lembre-se de que, para se mudar, você vai precisar de muitas caixas para acomodar todos os seus pertences.  Você pode ir pedindo aos poucos em supermercados e lojas de eletrodomésticos, que sempre têm caixas sobrando.

Uma alternativa mais simples — mas mais cara — é comprá-las em comércios especializados em embalagens. Mas isso também deve ser feito com antecedência e levando em conta o tamanho e a quantidade dos itens que você precisa transportar.

Não esqueça de comprar também fitas adesivas para lacrar as caixas, além de jornais, plástico-bolha, papelão ondulado e/ou flocos de isopor caso seja necessário proteger móveis de madeira, itens de decoração ou utensílios de cozinha frágeis.

100307-mudanca-de-casa-saiba-como-se-organizar-nesse-momento

3. Identifique as caixas de acordo com os itens

Essa é uma dica simples, mas que faz muita diferença durante a realização da mudança de casa, sobretudo no momento de desempacotar os itens: adquira um canetão grosso e identifique cada caixa de acordo com seu conteúdo.

Isso facilita para a empresa de transporte no momento de empilhar as caixas dentro do carreto — colocando as mais pesadas na base e as mais frágeis no topo. Além disso, você vai economizar tempo e energia na hora de organizar sua casa nova.

100306-mudanca-de-casa-saiba-como-se-organizar-nesse-momento

4. Contrate o transporte com antecedência

Muitas pessoas organizam tudo primeiro e buscam uma empresa de transporte apenas um dia antes da mudança. Não cometa esse erro, se não quiser nenhuma surpresa desagradável.

Dê atenção especial à escolha do transporte, faça isso pelo menos uma semana antes da mudança de casa, para que dê tempo de consultar valores, determinar as melhores rotas e, sobretudo, verificar a reputação das empresas.

100305-mudanca-de-casa-saiba-como-se-organizar-nesse-momento

5. Confirme a disponibilidade dos serviços

Além de se preocupar com o processo de mudança de casa em si, é importante que você se lembre de verificar a disponibilidade dos serviços no novo endereço: telefone, gás, luz, água, internet e TV por assinatura, por exemplo.

Desse modo, uma vez que você estiver instalado no novo lar, só precisará se preocupar em desempacotar e organizar seus pertences!

Agora que você sabe o que fazer para se organizar na hora da mudança e evitar estresse, que tal começar a seguir nossas redes sociais? Lá, você vai encontrar muito mais dicas e truques interessantes. Estamos no Facebook e no Instagram!