Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Móveis planejados: entenda as vantagens e desvantagens de utilizar

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

moveis-planejados-entenda-as-vantagens-e-desvantagens-de-utilizar.jpeg

Os conjuntos de móveis planejados são perfeitos para decorar espaços pequenos ou que exigem um toque de personalidade. Cada vez mais indicada por profissionais da arquitetura e do design, essa solução também possui pontos positivos e negativos que devem ser considerados pelo consumidor.

Para ajudá-lo na decisão, trouxemos neste post as principais vantagens e desvantagens de utilizar móveis planejados. Acompanhe e tire suas dúvidas!

As vantagens de utilizar móveis planejados

Acabamento impecável

As opções de acabamento para móveis planejados são diversas, mas todas são executadas com cuidado. Isso permite a você adequar o conjunto com base em gostos e preferências, a partir da escolha correta das cores, texturas e detalhes da peça.

Além de garantir um diferencial na decoração, o uso de modelos planejados é capaz de fazer com que qualquer imóvel seja mais bem avaliado durante uma possível venda.

Material altamente resistente

Os móveis planejados geralmente são mais duráveis do que os modelos comuns. A longa vida útil é garantida com o uso de materiais altamente resistentes em toda a estrutura, como o MDF e MDP.

Por causa dessa característica, as peças planejadas podem ser aproveitadas na composição de qualquer espaço da casa, incluindo banheiros e cozinhas.

86797-moveis-planejados-entenda-as-vantagens-e-desvantagens-de-utilizar

Organização do espaço

Quem gosta de ambientes organizados vai se apaixonar pelos móveis planejados. Isso porque as peças garantem maior proveito de cada cômodo e economizam área útil dentro de casa. Veja outras características valiosas desse tipo de mobília:

  • adaptabilidade: os móveis planejados podem ser encaixados em qualquer cantinho que não tenha utilidade;
  • integração: as peças são desenvolvidas com base em um estilo ou tema específico, o que permite que sejam inseridas na decoração existente;
  • otimização: a composição modular dos móveis planejados otimiza a ocupação e aumenta a capacidade de armazenagem dos cômodos.

Personalização

Quem procura móveis planejados tem contato com possibilidades infinitas para a personalização do espaço. A partir da montagem de um projeto específico, é possível adequar estilo, tamanho, cores e textura das peças às necessidades e ao perfil dos moradores.

As desvantagens de utilizar móveis planejados

Maior custo

A possibilidade de obter um design único faz com que as peças de móveis planejados sejam mais caras do que os modelos convencionais. O preço alto paga tanto o profissional responsável pelo projeto quanto as equipes envolvidas com a fabricação e montagem do conjunto.

O valor da personalização fica ainda mais elevado se os móveis forem acompanhados de acabamentos especiais e de produtos terceirizados, como vidros, pedras e espelhos.

Aquisição demorada

Quem tem pressa para mobiliar a casa pode se incomodar um pouco com os prazos de entrega dos móveis planejados. Isso porque as peças e seus detalhes precisam passar por diversas etapas antes de ficarem prontas para uso.

Em geral, o tempo necessário entre a aquisição e a obtenção final dos móveis costuma ser de 45 dias: 15 para o desenvolvimento do projeto e mais 30 dias para os processos de execução, entrega e montagem.

Montagem complexa

Uma estrutura feita com móveis planejados é complexa e por isso exige um serviço profissional para a montagem. Se a loja escolhida não fornece uma equipe especializada para esse trabalho, o comprador corre o risco de ter suas peças mal posicionadas e danificadas ao longo do tempo de uso.

Pouca mobilidade

Como o próprio nome indica, um móvel planejado é sempre desenvolvido para ser usado em ambientes específicos. Isso faz com que uma mesma peça dificilmente possa ser aproveitada em outros espaços da casa.

86801-moveis-planejados-entenda-as-vantagens-e-desvantagens-de-utilizar

Se um dia você resolver mudar a posição dos móveis, vai precisar contratar um novo serviço para a desmontagem correta dos modelos planejados. Nesse processo, também precisará ter cuidado extra com a retirada e transporte de cada elemento para evitar danos e prejuízos.

Depois de conferir as vantagens e as desvantagens da utilização de móveis planejados, o próximo passo é fazer uma reflexão com calma para definir se essa solução é a mais indicada para sua casa.

Gostou de aprender sobre esse assunto? Fique à vontade para deixar um comentário com perguntas ou sugestões!