Móveis planejados: entenda as vantagens e desvantagens de utilizar
Dicas Pointer
Os conjuntos de móveis planejados são perfeitos para decorar espaços pequenos ou que exigem um toque de personalidade. Cada vez mais indicada por profissionais da arquitetura e do design, essa solução também possui pontos positivos e negativos que devem ser considerados pelo consumidor.
Para ajudá-lo na decisão, trouxemos neste post as principais vantagens e desvantagens de utilizar móveis planejados. Acompanhe e tire suas dúvidas!
As vantagens de utilizar móveis planejados
Acabamento impecável
As opções de acabamento para móveis planejados são diversas, mas todas são executadas com cuidado. Isso permite a você adequar o conjunto com base em gostos e preferências, a partir da escolha correta das cores, texturas e detalhes da peça.
Além de garantir um diferencial na decoração, o uso de modelos planejados é capaz de fazer com que qualquer imóvel seja mais bem avaliado durante uma possível venda.
Material altamente resistente
Os móveis planejados geralmente são mais duráveis do que os modelos comuns. A longa vida útil é garantida com o uso de materiais altamente resistentes em toda a estrutura, como o MDF e MDP.
Por causa dessa característica, as peças planejadas podem ser aproveitadas na composição de qualquer espaço da casa, incluindo banheiros e cozinhas.

Organização do espaço
Quem gosta de ambientes organizados vai se apaixonar pelos móveis planejados. Isso porque as peças garantem maior proveito de cada cômodo e economizam área útil dentro de casa. Veja outras características valiosas desse tipo de mobília:
- adaptabilidade: os móveis planejados podem ser encaixados em qualquer cantinho que não tenha utilidade;
- integração: as peças são desenvolvidas com base em um estilo ou tema específico, o que permite que sejam inseridas na decoração existente;
- otimização: a composição modular dos móveis planejados otimiza a ocupação e aumenta a capacidade de armazenagem dos cômodos.
Personalização
Quem procura móveis planejados tem contato com possibilidades infinitas para a personalização do espaço. A partir da montagem de um projeto específico, é possível adequar estilo, tamanho, cores e textura das peças às necessidades e ao perfil dos moradores.
As desvantagens de utilizar móveis planejados
Maior custo
A possibilidade de obter um design único faz com que as peças de móveis planejados sejam mais caras do que os modelos convencionais. O preço alto paga tanto o profissional responsável pelo projeto quanto as equipes envolvidas com a fabricação e montagem do conjunto.
O valor da personalização fica ainda mais elevado se os móveis forem acompanhados de acabamentos especiais e de produtos terceirizados, como vidros, pedras e espelhos.
Aquisição demorada
Quem tem pressa para mobiliar a casa pode se incomodar um pouco com os prazos de entrega dos móveis planejados. Isso porque as peças e seus detalhes precisam passar por diversas etapas antes de ficarem prontas para uso.
Em geral, o tempo necessário entre a aquisição e a obtenção final dos móveis costuma ser de 45 dias: 15 para o desenvolvimento do projeto e mais 30 dias para os processos de execução, entrega e montagem.
Montagem complexa
Uma estrutura feita com móveis planejados é complexa e por isso exige um serviço profissional para a montagem. Se a loja escolhida não fornece uma equipe especializada para esse trabalho, o comprador corre o risco de ter suas peças mal posicionadas e danificadas ao longo do tempo de uso.
Pouca mobilidade
Como o próprio nome indica, um móvel planejado é sempre desenvolvido para ser usado em ambientes específicos. Isso faz com que uma mesma peça dificilmente possa ser aproveitada em outros espaços da casa.

Se um dia você resolver mudar a posição dos móveis, vai precisar contratar um novo serviço para a desmontagem correta dos modelos planejados. Nesse processo, também precisará ter cuidado extra com a retirada e transporte de cada elemento para evitar danos e prejuízos.
Depois de conferir as vantagens e as desvantagens da utilização de móveis planejados, o próximo passo é fazer uma reflexão com calma para definir se essa solução é a mais indicada para sua casa.
Gostou de aprender sobre esse assunto? Fique à vontade para deixar um comentário com perguntas ou sugestões!