Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Como usar móveis de ferro na decoração?

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Muita gente já teve ou ainda mantém móveis antigos dentro de casa. Com beleza única e design diferenciado, os modelos fabricados em ferro podem se tornar grandes aliados na composição de estilos para áreas internas e externas.

Quer saber mais sobre essa possibilidade? Então veja agora 5 formas de usar móveis de ferro na decoração!

1. Aposte em peças com design vintage

É claro que você pode usar peças em ferro de uma linha de mobiliário mais atual, mas nada substitui a elegância e requinte de um modelo vintage. Se não tiver um exemplar guardado em casa ou no lar de um familiar, a dica é procurar em lojas especializadas.

Marcados por linhas sinuosas e pela presença de ornamentos, os móveis de ferro vintage podem ser combinados com alguns aparelhos e eletrodomésticos antigos. Só cuide para não misturar diversos itens do passado em um único cômodo da casa, afinal, uma boa distribuição é o que garante o equilíbrio entre o retrô e o moderno.

2. Defina um estilo para combinar materiais

O uso de uma peça de ferro na decoração pode gerar diferentes percepções ao usuário do espaço. É por isso que você precisa definir o estilo desejado na casa antes mesmo de combinar o móvel com outros materiais do local. Veja alguns exemplos:

  • estilo rústico: a junção de móveis de ferro com móveis de madeira é ideal para a criação de um ambiente rústico. Para incrementar o estilo, aposte na iluminação de tons quentes e adicione tecidos pesados;
  • estilo moderno: um visual contemporâneo pede cuidado com o uso de móveis de ferro. A dica é escolher um modelo para dar destaque e combiná-lo com muito vidro e paredes em cores neutras;
  • estilo industrial: os móveis de ferro com aspecto desgastado caem muito bem nesse estilo decorativo. Fique à vontade para combinar as peças com parede de concreto ou alvenaria aparente e também com tipos de revestimentos rústicos, como madeira de demolição e aço corten.

3. Personalize um modelo antigo com pintura

Elementos coloridos sempre são bem-vindos na decoração de ambiente internos porque trazem alegria e movimento. A boa notícia é que você pode personalizar um móvel de ferro com pintura em tons vivos, como pink, amarelo, vermelho ou azul-turquesa. Para um visual mais clean e delicado, aposte na aplicação de tinta branca ou bege.

88983-como-usar-moveis-de-ferro-na-decoracao

Se você não curte cores e ainda assim quer uma peça renovada, pode simplesmente recuperar o móvel de ferro com um removedor de ferrugem químico. Basta aplicar o produto por toda a peça, lavar com água e finalizar o processo com uma camada de primer resistente à ferrugem.

4. Transforme os móveis de ferro em destaques

Os verdadeiros apaixonados por peças em ferro não se contentam em usá-las como complemento na decoração. Se você faz parte desse grupo, aproveite as dicas para destacar um móvel de ferro em diferentes ambientes:

  • quartos: use colchas e tecidos de cores claras para evidenciar a estrutura de uma cama de ferro;
  • salas: mantenha folhagens sobre aparadores de ferro ou até mesmo em mesinhas de centro/canto;
  • cozinhas: instale prateleiras de ferro para apoiar louças, vasilhas e utensílios que fazem parte da decoração de cozinha;
  • banheiros: no lugar do gabinete, acomode um belo móvel de ferro tipo aparador com um tampo feito de pedra para apoiar a pia;
  • áreas externas: em quintal com árvores, distribua bancos de ferro sob as copas para obter sombra. Jardins ou varandas menores pedem conjunto de mesinha com cadeiras.

88984-como-usar-moveis-de-ferro-na-decoracao

5. Incremente o móvel com tecidos e estofados

Diferente da madeira e das fibras naturais, o ferro é um material frio e muitas vezes desconfortável ao toque. Se quer garantir uma peça macia e aconchegante, não deixe de investir em detalhes estofados sobre os assentos de cadeiras e bancos antigos.

Você também pode apostar em almofadas, futons e capas toda vez que for usar os móveis. A vantagem desses itens removíveis está na possibilidade de trocar a cor ou estampa do tecido sempre que quiser um novo visual.

Perceba que, com cuidado e atenção, dá para adequar os móveis de ferro a diferentes objetivos sem deixar de lado a personalidade.

Quer mais soluções para repaginar espaços? Confira agora 5 dicas para decorar a casa gastando pouco!