Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Móveis coloridos: quando e como usar?

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

Os móveis coloridos já foram protagonistas da decoração vintage e, hoje, ganham espaço em composições de estilos mais discretos.

Independentemente de preferir um visual retrô ou moderno, não deixe de investir nesses modelos a fim de trazer alegria ao seu lar. Continue a leitura e veja cinco dicas para usar móveis coloridos na dose certa!

Invista em uma decoração minimalista

O tema minimalista é ideal para destacar elementos em um ambiente doméstico. Ele tem como principal característica o uso de poucos móveis e acessórios, o que resulta em um aspecto clean e sóbrio.

Uma boa aplicação do estilo minimalista está na decoração em preto e branco, muito usada em residências contemporâneas. Você pode adotar essa tendência ou utilizar outros tons neutros, como o bege e o cinza, por exemplo. Assim, é possível colocar a sua mobília colorida em destaque.

White wall dining room or office, round table

Aposte em revestimentos claros

Outra forma de transformar os móveis coloridos em verdadeiros pontos focais é decorar a casa com revestimentos de cores claras. Faça isso principalmente nas áreas molhadas, que costumam ter paredes e pisos com acabamento em cerâmica, azulejo, ladrilho ou pastilhas. Veja a seguir algumas ideias!

Cozinha

A cozinha é um dos melhores cômodos para receber móveis coloridos. Você pode incluir até mesmo eletrodomésticos de tons diferenciados, como a geladeira e o fogão. O resultado é um espaço divertido, aconchegante e cheio de personalidade.

Para equilibrar tudo isso, invista em peças de revestimento em bege, cinza ou branco. Elas realçam a aparência dos armários e/ou dos eletrodomésticos coloridos. Se sua opção for por utensílios em tons variados, os revestimentos em tons claros também ajudam a destacá-los no ambiente.

Banheiro

Use tons claros para realçar um aparador colorido utilizado como base de lavatório, por exemplo. Revestimentos neutros na área da pia também dão destaque a cores diferenciadas na moldura do espelho ou no armário do cômodo.

Varanda ou área de churrasqueira

Para deixar a área externa confortável e estilosa, uma ótima opção é investir em um jogo de cadeiras coloridas ou em uma mesa antiga restaurada e pintada (algo que você mesmo pode fazer, como falaremos à frente).

Para evidenciar esses móveis, escolha revestimentos neutros, que complementam muito bem a decoração.

Combine diferentes móveis coloridos

Muitas pessoas têm receio de usar mais de um móvel colorido no mesmo cômodo. Felizmente, é possível aproveitar dois ou três modelos sem que eles entrem em conflito. Basta manter o equilíbrio entre os tons e os tamanhos.

Veja abaixo algumas sugestões.

Cores contrastantes

Experimente combinar dois sofás vermelhos com uma mesinha de canto amarela. O forte contraste será amenizado pela diferença de tamanho entre as peças.

Cores semelhantes

Você pode obter uma decoração equilibrada se usar itens com um mesmo tom em diferentes intensidades. Um exemplo disso é a combinação de um aparador roxo com uma poltrona lilás, ou de uma cama bege com uma penteadeira amarela.

107537-moveis-coloridos-quando-e-como-usar (1)

Use madeira para equilibrar as cores

Ainda está com receio de adicionar um modelo colorido na casa? Então, certifique-se primeiro de que os outros móveis não têm acabamento com pintura, nem mesmo branca ou em tons neutros.

O ideal é que as demais peças do espaço sejam básicas e simples, e o acabamento em madeira garante esse efeito. Como complemento, invista nos forros e esquadrias nesse material. Um piso cerâmico que reproduz madeira também é uma ótima ideia, pois oferece equilíbrio ao visual do recinto.

Com tonalidades que variam entre o marrom-escuro, o vermelho, o mel e o bege, a madeira é perfeita para atenuar qualquer cor vibrante e deixar seu ambiente harmônico.

Adicione estampas e texturas

Pessoas mais ousadas podem não se contentar com a cor presente nos móveis diferenciados. Se você faz parte desse grupo, invista nos objetos e acessórios com estampas e texturas variadas.

As almofadas são uma boa pedida e ficam ótimas sobre pufes, redes de descanso, sofás e poltronas coloridas. Se quiser, ainda existe a opção de estofar assentos e encostos do mobiliário com tecidos alegres e estampas temáticas.

Tenha cuidado com o exagero

Neste ponto da leitura, você já deve ter percebido que um dos segredos para acertar em cheio ao usar móveis coloridos é manter-se longe do exagero, não é? Pois é justamente nesse quesito que a maioria das pessoas erra — o que resulta em um visual carregado.

Entretanto, é muito simples evitar isso, e a palavra-chave é planejamento. Analise cada cômodo, pense nos móveis que você quer comprar e reflita: como eles se encaixam no ambiente? De que maneira vão combinar uns com os outros?

Ao pensar antecipadamente sobre as mudanças a serem feitas em um ambiente com móveis coloridos, é possível perceber o que vai combinar ou não e se algum item pode ficar deslocado do restante da decoração.

Além disso, esse tipo de planejamento evita a compra de móveis em cores que não harmonizam se utilizadas em um mesmo cômodo, o que resultaria em um ambiente com visual confuso.

Capriche na iluminação

Uma boa iluminação é fundamental, pois é capaz de valorizar todos os ambientes do lar. Quando investimos em móveis coloridos, ela se torna especialmente importante.

Isso acontece porque a iluminação afeta de forma direta a maneira como as cores são — ou não — valorizadas dentro da decoração de modo geral.

Imagine, por exemplo, que você comprou uma linda estante, em um tom vibrante de vermelho. Se a sala não for bem iluminada, o móvel pode ficar escuro e apagado, ou seja, muito diferente da peça em cor intensa que você efetivamente comprou. Nesse caso, a decoração pode não transmitir a sensação e o estilo desejados.

Uma alternativa é aproveitar a luz natural o máximo possível. Para complementar, invista em luminárias, lustres e abajures, que ajudam a valorizar todas as cores adicionadas ao ambiente.

Tente colorir seus próprios móveis

Para apostar no colorido não é necessário comprar novas peças. Que tal investir no “faça você mesmo” e repaginar os móveis?

Aposte no uso de tintas spray ou se arrisque na decoupage — técnica que consiste basicamente em colar imagens na superfície de um objeto. Assim, é possível dar uma nova cara às peças que você já tem e renovar a decoração sem gastar muito.

Tome apenas o cuidado de planejar bem a modificação antes de colocar a mão na massa, para não se arrepender. Além disso, é sempre bom realizar o trabalho em um espaço externo, para não sujar a casa ou outros objetos.

Viu só como é fácil adaptar móveis coloridos a diferentes gostos? Agora, basta escolher as opções que mais se encaixam no estilo da sua casa e colocá-las em prática! Aproveite para compartilhar este post nas suas redes sociais, mostrar nossas dicas aos seus amigos e trocar ideias de decoração com eles!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida